Qual é a bactéria Enterococcus?
Enterococos são bactérias comensais presentes na microbiota do homem e de outras espécies animais. Porém, podem comportar-se como agentes infecciosos, sobretudo em pacientes expostos a fatores de risco (Facklam, Carvalho & Teixeira, 2002).
Quais são os tipos de Enterococcus?
Enterococos são organismos aeróbios, facultativos Gram-positivos. Enterococcus faecalis e E. faecium causam uma variedade de infecções, incluindo endocardite, infecção do trato urinário, prostatite, infecção intra-abdominal, celulite e infecção em feridas, além de bacteremia concomitante.
Para que serve Enterococcus?
Como probiótico, o Enterococcus faecium tem sido utilizado no tratamento da diarreia de etiologia infecciosa por diferentes patógenos em adultos e crianças. Estudos demonstram a redução de episódios de diarreia associada à administração de antibióticos, atuando na recomposição da microbiota intestinal.
Como se contrai a bactéria Enterococcus faecalis?
O que causa as infecções do trato urinário?
- ser do sexo feminino;
- estar na menopausa;
- realizar uma higiene íntima inadequada antes e após o ato sexual;
- a presença de cálculos renais;
- uso recente de sonda vesical;
- histórico de procedimentos urológicos;
- alterações na próstata.
Onde encontrar Enterococcus?
Esta espécie bacteriana é gram-positiva, esférica, e muitas vezes ocorre em pares ou cadeias, em vez de aglomerados. Os mamíferos, incluindo os humanos, geralmente têm colônias Enterococcus já dentro e em seus corpos, particularmente no trato gastrointestinal e na pele.
Onde se encontra Enterococcus?
Enterococos são ubíquos no ambiente e fazem parte da microbiota do trato gastrintestinal de humanos e animais. A importância dessas bactérias tem sido associada com infecções hospitalares e resistência a múltiplas drogas, principalmente à vancomicina.
Como tratar Enterococcus?
Entre os ß-lactâmicos, os com melhor atividade contra os enterococos são as aminopenicilinas, como a ampicilina e ureidopenicilinas, seguidas de penicilina G e imipeném. A resistência às penicilinas e aos carbapenêmicos é normalmente encontrada em E.
Como se contamina com Enterococcus?
As mãos de profissionais de saúde parecem ser a fonte mais comum de transmissão de ERVs, e os organismos são capazes de sobreviver nas mãos, luvas e vestimentas de cuidadores e trabalhadores da saúde.
Como identificar Enterococcus?
As espécies de enterococos podem ser identificadas rotineiramente através de esquemas, empregando testes convencionais baseados em características fenotípicas que permitem separar estes microrganismos em cinco grupos fisiologicamente diferentes(3).