Quem são os cefalocordados?
O subfilo Cephalochordata, cujos animais também são chamados de cefalocordados, tem como representantes os anfioxos, pequenos animais que se assemelham a peixes, mas desprovidos de nadadeiras e com cabeça diferenciada.
Em cache
Qual a principal característica dos cefalocordados?
Os cefalocordados são animais marinhos de vida livre que apresentam nervos, circulação fechada sem coração, respiração por meio de fendas branquiais na faringe e reprodução sexuada, cruzada e com fecundação externa.
Qual a diferença entre os urocordados e cefalocordados?
Os cefalocordados, diferentemente dos urocordados, possuem notocorda que se estende da região da cauda até a região do rostro (região anterior) e que permanece durante toda a vida. As fendas branquiais atuam filtrando o alimento e na respiração. O anfioxo é um exemplo de cefalocordado.
Em cache
Quais são os grupos de cordados?
São classificados em três subfilos: urocordados, cefalocordados e vertebrados (ou craniados), sendo os dois primeiros também chamados de protocordados, não possuindo crânio nem vértebras.
Em cache
Quais são as principais características do Cephalochordata?
Subfilo Cephalochordata (Cefalocordados)
São animais marinhos de corpo achatado lateralmente e afilado nas extremidades. Medem poucos centímetros. Enterram-se na areia, em posição vertical e deixam apenas a boca exposta, mas podem nadar em águas rasas.
Qual a classificação dos cefalocordados?
Os cefalocordados ou Cephalochordata (do grego kephale, cabeça; e do latim chorda, corda) são um subfilo de cordados marinhos, pequenos e pisciformes, ao qual pertencem os anfioxos.
São exemplos de cordados?
Os cordados representam o grupo de animais do filo Chordata. São representados por alguns invertebrados aquáticos e todos os vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Quais são as 4 características exclusivas dos cordados?
Características dos cordados
são celomados (têm uma cavidade revestida pela mesoderme, que origina os órgãos internos); têm simetria bilateral; são deuterostômios (o blastóporo dá origem, inicialmente, ao ânus); apresentam, na embriologia: notocorda, tubo neural e fendas branquiais na faringe (faringeanas).
Quem foram os primeiros Craniata?
Os primeiros grupos de Craniata são representados por espécies sem mandíbula. Eles formam um agrupamento parafilético denominado Agnatha (do grego a = sem; gnatho = maxila). Nele estão incluídas as superclasses Myxinomorphi, Petromyzontomorphi, Conodonta, Pteraspidomorphi, Formas do corpo encontradas em peixes.
Quem são os craniados?
Craniata é um clado que inclui as mixinas (Myxini = Hyperotreti) e os vertebrados (Vertebrata), ou seja, todos os animais com crânio, quer este seja de tecido ósseo ou cartilaginoso. Pertencem a este grupo todos os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Como são os cordados?
Os cordados são animais pertencentes ao filo Chordata. Nesse filo estão inclusos os animais vertebrados que possuem algumas características, como: corpo segmentado, circulação fechada, coração ventral, simetria bilateral, sistema digestório completo, endoesqueleto, dentre outras.
O que caracteriza um cordado?
Após a região do ânus, os cordados possuem uma cauda que confere capacidade de locomoção em meio aquático. Alguns cordados terrestres mantém a cauda por toda a vida enquanto alguns animais, como os humanos, possuem apenas vestígios dessa cauda na fase embrionária, sendo o osso do cóccix esse vestígio.
Como é dividido o filo dos cordados?
Sendo assim, é importante que você conheça as principais classificações de animais dentro desse filo. Podemos dividir o Filo dos Cordados em três Subfilos: cefalocordados, urocordados e vertebrados.
Quais as características gerais dos craniados?
Os craniados são representados pelos peixes conhecidos como feiticeiras ou peixes-bruxa e pelos grupos vertebrados. Como o próprio nome do grupo sugere, a característica distintiva dos craniados é a presença de um crânio, que pode ser de tecido cartilaginoso ou ósseo (Figura 7).
Por que os cordados recebem esse nome?
O que são cordados? Evolutivamente à frente dos equinodermos, os cordados são, por definição, animais que apresentam a notocorda em sua fase embrionária. Em alguns casos, ela se mantém permanente durante toda a vida do animal.
Quem são os Craniatas?
Craniata é um clado que inclui as mixinas (Myxini = Hyperotreti) e os vertebrados (Vertebrata), ou seja, todos os animais com crânio, quer este seja de tecido ósseo ou cartilaginoso. Pertencem a este grupo todos os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Qual o significado de Chordata?
Os Cordados são os seres do Filo Chordata, pertencentes ao Reino Animal. O nome do Filo vem do latim, “chorda”, que significa “corda”. Por esse motivo, a característica mais marcante dos animais deste grupo é ter notocorda na fase embrionária para sustentação do corpo.
Quem foram os primeiros Craniatas?
Os Craniata surgiram no período Cambriano, há cerda de 530 milhões de anos. Neles estão presentes as sinapomorfias de Chordata em pelo menos uma fase da vida. Seus primeiros representantes passaram a exibir modificações quanto à captura de alimento em relação aos Chordata ante- cessores que eram apenas filtradores.