O que significa a palavra Amom na Bíblia Sagrada?
O deus Amom
Neste caso o nome tinha origem no egípcio amun, que significa “o oculto”. Seu nome estava diretamente associado à cidade de Tebas, também chamada de Nô-Amom, onde era a divindade local. Tebas era uma importante metrópole antiga do Alto Egito. Com o tempo Amom tornou-se o principal deus do panteão egípcio.
Em cache
Qual a descendência de Amom?
De acordo com o relato bíblico, Gênesis 19:37-38, tanto Ben-Ami (Amom) quanto Moabe nasceram de uma relação incestuosa entre Ló e suas duas filhas no resultado da destruição de Sodoma e Gomorra e a Bíblia refere-se aos amonitas e aos moabitas como os “filhos de Ló”.
O que significa a palavra Amom?
Amon ou Ámon é um nome com origem no grego Ámmon ou Hámmon, a partir do egípcio Yamānu, que quer dizer “o oculto, "o escondido”.
Quem são os filhos de amom na Bíblia?
Amonitas (ou filhos de Amom)
Os chamados amonitas na Bíblia são os descendentes de Amom, filho de Ló (Gênesis 19:38). Desde o início (Deuteronômio 2:16-20) de sua história até que sejam perdidos de vista (Juízes 5:2), esta tribo está intimamente associada aos moabitas (Juízes 10:11; 2Crônicas 20:1; Sofonias 2:8).
Quem era o povo de Amom?
Os amonitas eram povos considerados cruéis formado por descendentes de um relacionamento entre Ló e sua filha mais nova. Na época das civilizações vigentes antes de Jesus Cristo, o incesto era uma prática comum, e não criminosa como é hoje.
Quem era o deus de Amom?
Amon era um deus do Antigo Egito. Com o início do novo império, passou a ser chamado de Amon-Rá – o que fez com que as qualidades do deus sol Rá fossem incorporadas às do deus “Oculto”. Com o passar dos anos, seu culto foi adquirindo força, sobressaindo-se aos demais deuses.
Quem são os Amom hoje?
Povo nômade que era adepto às guerras e violência
Na época das civilizações vigentes antes de Jesus Cristo, o incesto era uma prática comum, e não criminosa como é hoje. Os amonitas são frutos da linhagem de um pai e uma filha que perderam a família em conflitos e guerras, e não queria ver seu núcleo familiar ruir.
Quem era o pai de Amom na Bíblia?
19 Amom tinha vinte e dois anos de idade quando começou a reinar e reinou dois anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Mesulemete, filha de Haruz; ela era de Jotbá. 20 Ele fez o que o Senhor reprova, como fizera Manassés, seu pai.
O que aconteceu com Amom?
Depois de reinar dois anos, Amom foi assassinado pelos servos que conspiraram contra ele e foi sucedido por seu filho Josias, que, na época, tinha oito anos de idade. Após o assassínio de Amom, os seus executantes tornaram-se impopulares entre a população e acabaram sendo mortos.
Quais são os poderes de Amon?
2. Ele tem o poder da onipresença. Amon é chamado de “O invisível” e, por isso, entendia-se que poderia estar em toda parte. Os egípcios o associavam também ao vento e ao ar – por isso, ele era entendido com um deus informe (sem forma).
Quem era o Deus de Amom?
Amon era um deus do Antigo Egito. Com o início do novo império, passou a ser chamado de Amon-Rá – o que fez com que as qualidades do deus sol Rá fossem incorporadas às do deus “Oculto”. Com o passar dos anos, seu culto foi adquirindo força, sobressaindo-se aos demais deuses.
Quem foi a Amom?
Considerado deus do Sol e do ar, Amon tinha um culto muito forte na cidade de Tebas. Também foi um deus muito importante, e muitos textos religiosos o colocam em um lugar de predominância, assim como foi com Rá.
Quem foi Amom filho de Davi?
Amnom ou Amnon era príncipe de Israel, sendo filho de Davi e Ainoã e meio-irmão de Absalão e Tamar. Embora ele fosse o herdeiro ao trono de Davi, Amnom, é mais lembrado pelo estupro de sua meia-irmã Tamar. c.