Quais são as Iyami?

As mulheres pertencentes ao grupo de devotos das Iyami são chamadas Ìyá-Agbà ou Ìya Aiyé (Mães do Universo, Mães Anciãs ou Veneráveis Mães Anciãs); os homens são chamados de Òsó (Bruxo, Feiticeiro). Ambos ficam atribuídos do poder de manipular o destino humano através de rituais de consagração.
Em cache

O que é Yamin no candomblé?

É um orixá apenas assentado para ser cultuado pela comunidade, não é um orixá de iniciação, por ser uma energia ancestral aglutinada de forma coletiva. Representa todas as mães mortas e ninguém pode incorporá-las ou manifestá-las.

Quem é Iyá?

Iyá Mi Oxorongá são divindades do poder coletivo feminino, representando a força mítica da mulher manifestada na possibilidade de gerar filhos e povoar o mundo.

Qual a saudação das Iyami?

Saudação: Aiye Toto Akamara! Vós que seguíeis os rastros do coração e do sangue do fígado.

Quem pode cultuar Iyami?

do Culto aos Orixás, Mãe de Àsé, Mãe espiritual”.

Quem são as mães ancestrais?

Entre os iorubá, as Iyabas – as Orixás mulheres – são consideradas Mães Ancestrais, sendo a mais velha delas Nanã, que ocupa um lugar específico e sutilmente mantém sua ligação com as mais antigas Ìyámì, mostrando o poder da vida e o da morte que carrega consigo.

O que é ya EFUN?

Efum (em iorubá: éfun) é uma cerimonia ritualística que consiste em pintar a cabeça raspada e o corpo de um iniciado, com círculos ou pontos, e com traços tribais, feitos com giz, também conhecido como pemba durante a iniciação. Na primeira saída (saída de Oxalá) do iniciado (Iaô), a pintura é toda branca.

O que é ya na Umbanda?

Etimologia. Iá (em iorubá: Iyá) é a junção iaiá significa "mamãe", forma carinhosa de falar com a mãe, ou com a senhora da fazenda, muito usada pelos escravos. É uma palavra utilizada em muitos segmentos das religiões afro-brasileiras, principalmente no candomblé.

Quem são as Yamins Osoronga?

“As Senhoras dos Pássaros da Noite – Quando se pronuncia o nome de Iyá-Mi Osorongá, quem estiver sentado deve-se levantar, quem estiver de pé fará uma reverência, pois se trata de temível Orixá, a quem se deve apreço e acatamento.”

O que acontece depois de fazer um ebó?

Após o ebo também se faz necessário um tempo de abstinência de algumas coisas como sexo, álcool, bebidas escuras e por ai vai. Para entender o porque disso leia o nosso post sobre o assunto – Sexo e Candomblé!

O que é um baba EGUN?

Abstract: O culto de Babá Egum é uma religião afro-brasileira na qual se cultuam, majoritariamente, ancestrais falecidos de homens que, sacerdotes em vida, transformaram-se em babá egum após a morte.

Como cultuar os antepassados?

Acorde mais cedo que seu horário habitual, louve e celebre seus antepassados, reverencie aqueles que vieram antes de você. Faça algo por você e por aqueles que vieram antes de você! Tome um bom banho, faça um exercício de respiração, e por fim, peça que o rio da sua ancestralidade flua livremente através de você.

Porque ekedi não incorpora?

Mas afinal, o que é uma ekedi? Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

Qual o cargo mais alto no candomblé?

Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira. Iaquequerê (mulher): mãe-pequena, segunda sacerdotisa do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados.

Qual é o amém da Umbanda?

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: – "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

O que não pode comer quando tira ebó?

Evitar comer pão torrado ou alimento capaz de ferir a garganta. Retornar aos poucos, na medida do possível à alimentação de costume.

O que acontece se quebrar o resguardo da Umbanda?

A quebra de resguardo pode incidir no risco de infecção vaginal e uterina para a mulher e, para o homem, aumenta o risco de infecção prostática.

Quem carrega Egum?

Os Eguns correspondem aos indivíduos que pertenceram a classes ou grupos marginalizados da sociedade. Ou seja, são os escravos, indígenas, imigrantes, crianças, mulheres, e malandros. “Nos terreiros, esses grupos se converteram em Pretos-Velhos, Caboclos, Baianos, Mirins, Pomba-Giras e Exus, respectivamente”.

By admin