Filmes por gênero

SCARFACE (1983)

Scarface
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Scarface - A Força do Poder (Portugal)
Le balafré (Canadá)
El precio del poder (Espanha)
Caracortada (Argentina, Chile, México, Peru)
Al Pacino - Scarface (Alemanha)
Czlowiek z blizna (Polônia)
Lice sa ožiljkom (Sérvia)
Лицо со шрамом (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Crime, Drama
Direção: Brian De Palma
Roteiro: Oliver Stone
Produção: Martin Bregman, Peter Saphier
Música Original: Giorgio Moroder
Direção Musical: Laurie Kanner
Fotografia: John A. Alonzo
Edição: David Ray, Gerald B. Greenberg
Direção de Arte: Edward Richardson
Figurino: Patricia Norris
Guarda-Roupa: Linda Henrikson, Tony Scarano, Greg Peña
Maquiagem: Stephen Abrums, Barbara Guedel
Efeitos Sonoros: Andy Aaron, Edward Beyer, Charles J. Bond e outros
Efeitos Especiais: Stan Parks, Ken Pepiot
Efeitos Visuais: Bill Hansard
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1984

Elenco

Al Pacino Tony Montana
Steven Bauer Manny Ribera
Michelle Pfeiffer Elvira Hancock
Mary Elizabeth Mastrantonio Gina Montana
Robert Loggia Frank Lopez
Miriam Colon Mama Montana
F. Murray Abraham Omar Suárez
Paul Shenar Alejandro Sosa
Harris Yulin Mel Bernstein
Arnaldo Santana Ernie
Pepe Serna Ángel
Michael P. Moran Nick, o Porco
Al Israel Hector
Dennis Holahan Jerry, o banqueiro
Mark Margolis Alberto The Shadow
Michael Alldredge Sheffield
Paul Espel Luis
John Brandon Oficial da Imigração
Tony Perez Oficial da Imigração
Loren Almaguer Dr. Muñoz
Gil Barreto Refugiado cubano
Sue Bowser Miriam
Victor Campos Ronnie Echeverria
Robert Hammer Cannerday Marielito
Albert Carrier Pedro Quinn
John Carter Vic Phillips
Johnny Contardo Miguel Echeverria
Dante D'Andre General Strasser
Richard Mendez Assassino de Gina
Joe Marmo Nacho, O Gordo
Ilka Tanya Payan Sra. Gutierrez
Barbra Perez Marta
Robert Vandenberg Gaspar Gomez

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Ator em um Drama (Al Pacino)

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Steven Bauer)

Prêmio de Melhor Trilha Sonora Original (Giorgio Moroder)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em maio de 1980, Fidel Castro abre Porto de Mariel com a aparente intenção de permitir que cubanos possam visitar seus familiares nos Estados Unidos.  Em 72 horas, cerca de 3.000 embarcações zarpam para a Flórida com um total estimado em 125.000 refugiados, dos quais 25.000 com fichas criminais.  Entre eles, encontra-se Tony Montana.

Depois de passar pelo serviço de triagem, Tony consegue um emprego na cozinha de um restaurante, onde é procurado por Omar Suárez, homem de confiança do traficante Frank Lopez, que lhe propõe um 'pequeno serviço': ir até o hotel onde se encontra um colombiano e pegar um pacote com 2 kg de cocaína.  Tony realiza o trabalho, tendo para isso que matar o tal colombiano.

Omar o leva até a mansão de Lopez, que recebe a encomenda e lhe diz que se ele se mantiver leal, poderá em relativamente pouco tempo, conseguir ascender em sua organização.  Todos, inclusive Elvira, amante de Lopez, vão ao Babylon Club comemorar a operação.  Lá, Tony é apresentado a Miguel e Ronnie Echeverria, considerados os maiores distribuidores de drogas da região.

Sua ascensão na quadrilha é meteórica, mas quando ele começa a se interessar por Elvira, Lopez manda matá-lo.  No entanto, ele escapa do atentado, mata o mandante do crime, fica com a amante dele e assume o controle da quadrilha.

Em pouco tempo, ganha mais dinheiro do que jamais pensou, fazendo negócios diretos com um grande fabricante de cocaína sul-americano, Alejandro Sosa, cuja produção é da ordem de 200 kg por mês.  No plano pessoal, um padre celebra seu casamento com Elvira.

No entanto, ele está na mira dos agentes federais, que o pegam com uma exorbitante quantidade de dinheiro de origem não identificada e, por conseguinte, não contabilizada.  Seu problema, entretanto, pode ser resolvido se ele fizer um "serviço" em Nova York para Alejandro Sosa e um grupo de autoridades e pessoas influentes da Bolívia, os quais podem manipular o poder para ajudá-lo junto ao fisco americano.

Ele viaja, então, à Nova York, onde se encontra com um homem da confiança de Sosa.  No entanto, na hora de executar o "serviço", explodindo um carro, Tony se nega a ir em frente, ao descobrir que a vítima se acha em companhia da mulher e de dois filhos pequenos.  Dizendo-se incapaz de assassinar crianças, ele mata o capanga de Sosa e a missão toma um rumo inesperado.

imagem

Comentários

"Scarface" é um 'remake' da versão original, realizada em 1932 por Howard Hawks.  Dirigido por Brian De Palma e produzido por Martin Bregman, esta nova versão traz Al Pacino no papel de Tony Montana, um refugiado cubano que se torna o 'chefão' de um verdadeiro império da cocaína em Miami.

De Palma apresenta, aqui, um excelente filme de suspense/ação sobre o cartel da droga, com cenas fortes mas muito bem orquestradas.

O roteiro de Oliver Stone é muito bem estruturado, basicamente perfeito.  A trilha sonora é um outro ponto de destaque do filme.

No elenco, Al Pacino está magnífico no papel principal, o mesmo ocorrendo com Michelle Pfeiffer, sempre linda e passando uma frieza impressionante.  Como coadjuvante, o maior destaque vai para a atuação de Steven Bauer, no papel de Manny Ribera.  O filme marca, ainda, a estréia no cinema de Mary Elizabeth Mastrantonio, aos 25 anos de idade.

CAA