Filmes por gênero

SANGUE E VINHO (1996)

Blood and wine
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Sangre y vino (Espanha)
Gente peligrosa (México)
Le négociant (Canadá francês)
Blood & Wine - Ein tödlicher Cocktail (Alemanha)
Verta ja viiniä (Finlândia)
Kraujas ir vynas (Lituânia)
Krew i wino (Polônia)
Кровь и вино (Rússia)
Pais: Estados Unidos, Reino Unido
Gênero: Suspense
Direção: Bob Rafelson
Roteiro: Nick Villiers, Alison Coss
Produção: Jeremy Thomas
Design Produção: Richard Sylbert
Música Original: Michal Lorenc
Música Não Original: Victoria Shaw, Jess Leary, Patty Russell e outros
Direção Musical: Peter Afterman
Fotografia: Newton Thomas Sigel
Edição: Steven Cohen
Figurino: Lindy Hemming
Guarda-Roupa: Debbie Travis, Maria Tortu, Heather Holmes, Susan Salzano
Maquiagem: Jay Cannistraci, Linda Melazzo
Efeitos Sonoros: Frank Canonica, Chuck Michael, Leslie Shatz e outros
Efeitos Especiais: Richard Lee Jones, James Edson, Robert Cates
Efeitos Visuais: Jeff Wells
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 1998

Elenco

Jack Nicholson Alex Gates
Stephen Dorff Jason
Jennifer Lopez Gabriela 'Gabby'
Michael Caine Victor 'Vic' Spansky
Judy Davis Suzanne
Harold Perrineau Jr. Henry
Robyn Peterson Dina Reese
Mike Starr Mike
Marc Macaulay Guarda
John Seitz Sr. Frank Reese
Dan Daily Todd
Marta Velasco Prima de Gabriela
Thom Christopher Joalheiro
John Hackett Frentista do Posto de Gasolina
Glice Montano Avó de Gabriela
Hector Montano Avô de Gabriela

Prêmios

Festival Internacional de San Sebastián, Espanha

Prêmio Concha de Prata de Melhor Ator (Michael Caine)

Indicações

Festival Internacional de San Sebastián, Espanha

Prêmio Concha de Ouro (Bob Rafelson)

Sinopse

Alex Gates é um negociante de vinhos que se distanciou de sua mulher, Suzanne, por ser mulherengo.  Ao entregar uma encomenda na mansão de Frank Reese, em companhia de seu enteado, Jason, toma conhecimento, através de Gabriela, a babá, que a família vai passar uma semana fora, a bordo de seu iate.  Combina, então, com Vic, um famoso arrombador de cofres, que se acha cumprindo liberdade condicional, de aproveitarem a oportunidade para roubarem um famoso colar de diamantes de propriedade dos Reese.  Antes de partir, a família demite Gabby.

Conforme combinado, Alex e Vic abrem o cofre e furtam o milionário colar.  Como garantia, na ocasião, Vic tira uma foto de Alex com a jóia, que deverá ser destruída quando o produto da venda for dividido entre eles.  Segundo Vic, Alex deverá ir à Nova York para vender o colar.

Ao chegar em casa para fazer a mala, antes de ir para o aeroporto, Alex tem uma briga feia com Suzanne que, embora ferida na boca, consegue deixá-lo desacordado.  A seguir, ela tira as roupas do marido da valise e coloca as suas, decidida a ficar no iate de uma amiga, ancorado em Key Largo.  Antes de sair, seu filho, Jason, chega e decide acompanhá-la.

Uma vez em Key Largo, descobrem o colar num dos bolsos da valise.  Suzanne diz que não quer nada que venha do marido, mas Jason consulta um joalheiro que o avalia em mais de US$ 1 milhão.  Logo depois, o joalheiro telefona para Vic, informando-o sobre a jóia.

Com a informação prestada pelo joalheiro, Alex e Vic vão atrás de Suzanne em Key Largo, onde se inicia uma perseguição que termina com a capotagem do carro em que se encontram Suzanne e Jason.  Ela tem morte imediata, enquanto Jason é levado para um hospital.

Recuperado, ele vai à casa de Alex, disposto a vingar a morte da mãe.  Para sua surpresa,  encontra Gabby deitada na cama que era dela.  Ao sair, encontra-se com Vic, que lhe cobra o colar.  Ele responde que Alex já o levou.  O encontro com Alex, que nega estar com a jóia, resulta na morte de Vic.

Com o valor de uma pedra retirada do colar, Jason compra um barco.  Alex é atraído por Gabby ao ancoradouro, onde se trava uma luta entre ele e Jason.  Enquanto os dois brigam, Gabby sai com o colar.  Alex termina com as pernas esmagadas entre o cais e o barco de Jason.  Gabby volta e entrega a jóia a Alex que, sem poder se levantar, termina jogando-a ao mar.

imagem

Comentários

"Sangue e Vinho" é um filme de suspense, com algumas características do que poderíamos chamar de neo-noir.

Realizado pelo cineasta Bob Rafelson, seu maior problema está no fato de ter sido rodado a partir de um roteiro mal elaborado, que deixa de apresentar certos detalhes importantes para a melhor compreensão da trama.  A trilha sonora é boa, ajudando a criar o clima de suspense exigido em várias de suas seqüências.

No elenco, Jack Nicholson está ótimo como sempre, no papel de um confuso ladrão de jóias.  Michael Caine está muito bem, como seu parceiro na empreitada.  Merecem, ainda, destaques, as atuações de Judy Davis e Stephen Dorff.

Enfim, mesmo apresentando algumas falhas de roteiro, "Sangue e Vinho" é, certamente, um bom filme.

CAA