Sinopse
Angela Crispini é uma sedutora prostituta de luxo, com casos envolvendo altas figuras da sociedade e da polícia. Portadora de um distúrbio de múltipla-personalidade, ela procura uma forma de inocentar um adolescente, Felix, condenado pela morte do tio, o médico Victor Daniels, sem incriminar os verdadeiros culpados.
Para isso, contrata os serviços de Tom O'Toole, um detetive particular, com a missão de conseguir algum fato novo que justifique um novo julgamento para o rapaz. Os dois vão ao presídio onde ela apresenta Tom a Felix. Depois de ouvi-lo, deixam o local, oportunidade em que Angela convida Tom a ir ao seu apartamento, onde o seduz. Em suas conversas, ela conta que o assassino chama-se Jerry.
No dia seguinte, Tom procura Jerry em sua Oficina. Uma vez lá, ao invés dele, encontra Angela que, ao vê-lo, o trata de forma altamente agressiva, dizendo-lhe que ele não pode sair por aí à procura de quem quer que seja sem antes avisá-la. Ao voltar pra casa, Tom comenta com sua irmã, Connie, que vai abandonar o caso porque Angela é uma mulher muito complicada.
Ao sair, ele encontra Angela na rua, que o trata como se nada tivesse ocorrido na Oficina de Jerry. Os dois terminam na cama, onde ele decide continuar com o caso. Na manhã seguinte, vai até a promotoria, onde consegue uma transcrição do caso Daniels. Lá, encontra seu desafeto, o Promotor Charlie Haggerty, a quem diz ter sido contratado para encontrar evidências que justifiquem um novo julgamento para o jovem Felix. Em seguida, procura seu amigo, o juiz aposentado Harry Murdoch, a quem pede que dê uma olhada no processo.
Voltando à oficina de Jerry, consegue finalmente encontrá-lo. Os dois conversam e, ao sair, Tom lhe entrega seu cartão de visitas para o caso dele desejar procurá-lo. Num segundo contato com Jerry, após receber um telefonema dele, Tom é informado que ele gostaria de ajudar Angela, uma pessoa com problemas psíquicos, e que para isso sugeriria uma conversa a três.
Ao falar com Angela sobre a sugestão de Jerry, ela se nega a ir até ele. Na ocasião, Angela diz que Victor era o chefe de um bando de traficantes de drogas e que Jerry era um de seus fornecedores. Como Victor devia muito dinheiro a Jerry, este terminou por matá-lo. Afirma ainda que ele não foi preso na ocasião, por conhecer todos os envolvidos no tráfico de drogas, incluindo policiais, Haggerty e políticos. Continuando, diz que dormia com Haggerty até o dia em que o obrigaram a acusar Felix.
Em outra ocasião, Tom encontra Angela toda machucada e descobre que ela apanhou de Haggerty, por ter se negado a devolver-lhe umas cartas que o incriminavam. Quando Tom lhe diz que essas cartas podem inocentar Felix, ela confessa não ter forças para acabar com Haggerty, o grande amor de sua vida.
Avisado de que Jerry está ameaçando suicidar-se, Tom vai ao seu encontro, onde ele termina contando o que realmente aconteceu com Victor. Convencido a falar tudo o que sabe para o juiz Murdoch, os dois partem para a casa do magistrado, mas Jerry morre no caminho ao sofrer um acidente na estrada.
Tom procura Angela, a quem fala sobre a confissão de Jerry, fato que a coloca como cúmplice de homicídio. Em seguida, ele lhe diz que o juiz Murdoch está disposto a ouvi-la. Relutante a princípio, ela termina concordando em ir até a casa do juiz.
Uma semana depois, Murdoch informa Tom que já conseguiu soltar Felix, sob fiança, e que não há dúvidas de que o Estado omitiu provas, o que levará o jovem a um 2º julgamento, de onde sairá inocentado. Perguntado sobre a situação dos outros implicados, como Haggerty, por exemplo, ele lhe responde que a história acaba ali. Pouco depois, Tom flagra Angela e Murdoch juntos.
Comentários
"O Crime que o Mundo Esqueceu" não chega a ser um bom filme. Baseado na peça de um ato de Arthur Miller, "Some Kind of Love Story", e realizado pelo cineasta Karel Reisz, o filme mostra a luta de um detetive particular para tentar tirar da prisão um jovem injustamente condenado.
Na época do lançamento da peça, especulou-se sobre a possibilidade da personagem Angela Crispini ter sido baseada na vida de Marilyn Monroe, ex-mulher de Miller.
Reisz e Miller refizeram o texto original, numa tentativa de dar-lhe um melhor aspecto visual e um pouco mais de suspense.
Debra Winger apresenta uma ótima atuação, principalmente ao se considerar que seu personagem exige mudanças de personalidade. Por outro lado, a química entre ela e Nolte não é das melhores.
CAA