Filmes por gênero

O COZINHEIRO, O LADRÃO, SUA MULHER E O AMANTE (1989)

The cook, the thief, his wife & her lover
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Le cuisinier, le voleur, sa femme et son amant (França)
O cozinheiro, o ladrão, a sua mulher e o amante dela (Portugal)
Il cuoco, il ladro, sua moglie e l'amante (Itália)
El cocinero, el ladrón, su mujer y su amante (Espanha, Argentina)
Der Koch, der Dieb, seine Frau und ihr Liebhaber (Alemanha)
Kocken, tjuven, hans fru & hennes älskare (Suécia)
Kokken, tyven, hans kone & hendes elsker (Dinamarca)
Повар, вор, его жена и её любовник (Rússia)
Pais: Reino Unido, França
Gênero: Crime, Drama, Romance
Direção: Peter Greenaway
Roteiro: Peter Greenaway
Produção: Kees Kasander
Design Produção: Ben van Os, Jan Roelfs
Música Original: Michael Nyman
Direção Musical: Michael Nyman
Fotografia: Sacha Vierny
Edição: John Wilson
Figurino: Jean-Paul Gaultier
Guarda-Roupa: Dien van Straalen, Elianne Van Dorp
Maquiagem: Sara Meerman, Sjoerd Didden
Efeitos Sonoros: Garth Marshall, Tom Buchanan, Aad Wirtz
Nota: 8.6
Filme Assistido em: 1990

Elenco

Richard Bohringer Richard Borst
Michael Gambon Albert Spica
Helen Mirren Georgina Spica
Alan Howard Michael
Tim Roth Mitchel
Ciarán Hinds Cory
Gary Olsen Spangler
Ewan Stewart Harris
Roger Ashton-Griffiths Turpin
Ron Cook Mews
Liz Smith Grace
Emer Gillespie Patricia
Janet Henfrey Alice
Arnie Breeveld Eden
Tony Alleff Troy
Alex Kingston Adele
Ian Sears Phillipe
Willie Ross Roy
Ian Dury Terry Fitch
Diane Langton May Fitch
Prudence Oliver Corelle Fitch
Roger Lloyd Pack Geoff
Bob Goody Starkie
Alex Fraser Garçom
Michael Clark Garçom
Gary Logan Garçom

Prêmios

Associação dos Críticos de Cinema de Chicago

Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro

Festival do Cinema Internacional de Sitges, Catalunha, ES

Prêmio de Melhor Direção (Peter Greenaway)

Prêmio de Melhor Ator (Michael Gambon)

Prêmio de Melhor Fotografia (Sacha Vierny)

Prêmio de Melhor Trilha Sonora Original (Michael Nyman)

Indicações

Prêmios Brit, Londres, Inglaterra. UK

Prêmio Brit de Melhor Trilha Sonora

Academia do Cinema Europeu

Prêmio de Melhor Design de Produção (Jan Roelfs, Ben van Os, Jean-Paul Gaultier)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Fotografia (Sacha Vierny)

Festival do Cinema Internacional de Sitges, Catalunha, ES

Prêmio de Melhor Filme (Peter Greenaway)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em Londres, o ladrão e mafioso Albert Spica é proprietário do Restaurante 'Le Hollandais', onde toda noite, rodeado de seus capangas e da mulher, Georgina, senta-se a uma das mesas e começa a falar alto, dizer obscenidades, sem se preocupar que suas atitudes possam afastar clientes.  Sua mulher não o suporta, por ser constantemente humilhada, espancada e por ele seviciada.

Seu cozinheiro, Richard Borst, é um competente profissional, muito bem pago para preparar os mais fantásticos e extravagantes pratos.

Numa outra mesa, costuma-se sentar Michael, dono de uma livraria, que tem o costume de ler enquanto faz suas refeições.  Certa noite, seus olhos encontram os de Georgina e, em poucos minutos, os dois fazem amor em pleno toalete das senhoras.  Assim, noite após noite, Michael e Georgina mantêm relações sexuais em várias partes do restaurante, inclusive na cozinha, sempre contando com a cumplicidade de Richard.

Tempos depois, uma mulher conta para Albert que, ao contrário do que ele pensa, Georgina o trai com Michael bem debaixo do seu nariz.  Ele não acredita, mas ela complementa dizendo-lhe que as idas dela ao toalete, ou à cozinha, têm segundas intenções.  Furioso, ele os procura em todos os cômodos do restaurante, mas não os encontra, pois, com a ajuda do fiel Richard, eles conseguem fugir nus dentro de um caminhão-frigorífico.

Albert e seus capangas terminam encontrando Michael em seu depósito de livros, num momento em que Georgina se acha ausente.  Por orientação de Albert, seus homens o matam, sufocando-o com páginas de seu livro predileto, que são empurradas narinas e garganta abaixo.  Ao voltar ao depósito de livros, ela encontra seu amante morto.

Depois de passar a noite ao seu lado, Georgina procura Richard, a quem pede que prepare uma refeição especial para Albert, usando o corpo de Michael.  A seguir, manda fechar o restaurante por uma noite, alegando a realização de um evento privado.  Vários amigos e capangas do marido são convidados para o evento, o qual é mantido como uma surpresa a ser feita a Albert.

Como de costume, ele chega às 21 horas e é surpreendido com o aviso de que o restaurante está reservado para uma comemoração especial.  Ao ver Georgina, ameaça matá-la para, logo em seguida, sugerir que os dois devem esquecer todo o ocorrido e começar vida nova.

A um sinal dela, o corpo inteiro de Michael, assado, é trazido até a mesa onde se acha o marido, coberto com uma toalha de mesa.  Uma vez lá, Georgina retira a toalha e obriga Albert a comê-lo, sugerindo que comece pelo pênis, o que faz com uma arma apontada para sua cabeça.  Trêmulo, ele obedece e, após comer uma pequena porção, é morto com um tiro.

imagem

Comentários

Escrito e dirigido por Peter Greenaway, "O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante" conta a história de Georgina, esposa de um mafioso, que se envolve com um livreiro e passa a ter relações com o mesmo em vários cômodos do restaurante de seu marido, enquanto este faz suas refeições no salão principal.

Embora não goste do gênero 'horror', devo admitir que se trata de um ótimo filme: bem escrito, bem dirigido e com magníficas atuações dos principais atores.

O uso apropriado das cores e o jogo de câmeras produzem a atmosfera adequada ao desenrolar da história.  Greenaway dirige com segurança, não se descuidando dos detalhes.  Por envolver temas como sexo, tortura, assassinatos e canibalismo, é óbvio que se trata de um filme para adultos.

"O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante" conta, ainda, com uma trilha sonora adequada ao gênero, complementando os elementos visuais.

O filme apresenta algumas seqüências marcantes, às vezes repugnantes, como a tortura seguida da morte de Michael, o banquete oferecido por Georgina ao marido, tendo como prato único o corpo assado do amante, ou mesmo a fuga do casal nu, num caminhão-frigorífico, em meio a cabeças de porco e outras carnes sangrando.

CAA