Filmes por gênero

NOITES DE LUA CHEIA (1984)

Les nuits de la pleine lune
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Full moon in Paris (USA)
Las noches de la luna llena (Espanha)
Le notti della luna piena (Itália)
Vollmondnächte (Alemanha)
Noce pelni ksiezyca (Polônia)
Täysikuu Pariisissa (Finlândia)
Fuldmånenætter (Dinamarca)
Fullmånenätter (Suécia)
Ночи полнолуния (União Soviética)
Pais: França
Gênero: Drama, Romance
Direção: Eric Rohmer
Roteiro: Eric Rohmer
Produção: Margaret Ménégoz
Design Produção: Pascale Ogier
Música Original: Elli Medeiros
Fotografia: Renato Berta
Edição: Cécile Decugis
Figurino: Pascale Ogier
Maquiagem: Geneviève Peyralade
Efeitos Sonoros: Georges Prat, Jonathan Liebling, Dominique Hennequin
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 2004

Elenco

Pascale Ogier Louise
Tchéky Karyo Remi
Fabrice Luchini Octave
Virginie Thévenet Camille
Christian Vadim Bastien
László Szabó Pintor no Café
Lisa Garneri Tina, a babysitter
Mathieu Schiffman Decorador amigo de Louise
Anne-Séverine Liotard Marianne
Hervé Grandsart Bertrand, amigo de Remi
Noël Coffman .

Prêmios

Cahiers du Cinéma

Prêmio de Melhor Filme (Éric Rohmer)

Sindicato Francês dos Críticos de Cinema, França

Prêmio da Crítica de Melhor Filme (Éric Rohmer)

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio de Melhor Atriz (Pascale Ogier)

Indicações

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Leão de Ouro (Éric Rohmer)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Louise mora com o namorado, Rémi, num subúrbio de Paris, embora mantenha um apartamento próprio no centro da cidade. No entanto, terminados seus estudos de arte e iniciado um trabalho como decoradora de interiores, ela não gosta  quando ele lhe propõe casamento. É que ela acredita que, se aceitar sua proposta, perderá sua liberdade.

Certa noite, quando Louise apresenta sua amiga Camille a Rémi, dizendo-lhe que ela estava interessada em conhecê-lo, ele tem uma reação inexplicável. Embora o relacionamento deles continue muito bom, Louise se mostra cada vez mais tensa por terem desejos e estilos de vida diferentes. Assim, quando seu último inquilino deixa seu apartamento e lhe entrega as chaves, ela decide passar mais tempo nele, acreditando que, dessa forma, seu relacionamento se fortalecerá  com um pouco de distância.

Uma vez lá, ela conhece Octave, um jovem que começa a se aproximar para manter longas conversas, o que não era o ponto forte de Rémi, desfrutando assim de sua agradável companhia. Com o passar dos dias, Louise sente que está sendo cortejada por Octave, mas resiste aos seus avanços. Por outro lado, motivada exclusivamente por uma atração sexual, ela passa uma noite com Bastien, um jovem e conhecido músico. No entanto, sentindo-se extremamente culpada após o sexo, ela decide não voltar para seu apartamento e esperar em um Bar pelo trem que a levará de volta ao namorado.

Ao chegar ao apartamento, no entanto, ela verifica que Rémi não se encontra. Pouco tempo depois, ele chega e confessa que não apenas tem um relacionamento com uma amiga de Camille, Marianne, mas decidiu que é com ela que pretende se casar. Desesperada, Louise marca um encontro com Octave.

 

 

 

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo cineasta francês Eric Rohmer, "Noites de Lua Cheia" é um ótimo filme produzido pelas empresas "Les Films du Losange" e "Les Films Ariane em 1984.
 
Na direção, demonstrando mais uma vez seu completo domínio da câmera, Rohmer nos brinda com um excelente trabalho, o que lhe rendeu os prêmios de Melhor Filme do Sindicato Francês dos Críticos de Cinema e do Cahier du Cinéma, além de ser indicado ao prêmio de Melhor Diretor do Festival Internacional de Veneza. Ainda na área técnica, merece ser citada a boa fotografia a cargo do suiço Renato Berta.
 
No elenco, o maior destaque é, sem nenhuma dúvida, a atriz Pascale Ogier, seguida pela boa atuação do ator turco Tchéky Karvo.
 
CAA