Filmes por gênero

A MORTE ESPERA NO 322 (1954)

Pushover
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Tentação loira (Portugal)
Du plomb pour l'inspecteur (França)
L'assassin du 423 (Bélgica)
Criminale di turno (Itália)
Schachmatt (Austria, Alemanha)
Polisdetektiven (Suécia)
Begeerte en plicht (Holanda)
Politi-forræderen (Dinamarca)
Лёгкая добыча (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Filme Noir, Crime
Direção: Richard Quine
Roteiro: Roy Huggins
Produção: Jules Schermer
Música Original: Arthur Morton
Direção Musical: Morris Stoloff
Fotografia: Lester White
Edição: Jerome Thoms
Direção de Arte: Walter Holscher
Figurino: Jean Louis
Maquiagem: Clay Campbell
Efeitos Sonoros: John P. Livadary
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1965

Elenco

Fred MacMurray Paul Sheridan
Philip Carey Rick McAllister
Kim Novak Lona McLane
Dorothy Malone Ann Stewart
E.G. Marshall Tenente Carl Eckstrom
Paul Richards Harry Wheeler
Allen Nourse Paddy Dolan
James Anderson Beery
Marion Ross Sra. Crockett
Alan Dexter Detetive Fine
Ann Morriss Ellen Burnett
Dick Crockett Sr. Crockett
Don C. Harvey Detetive Peters
Phil Chambers Detetive Briggs
Joe Bailey Hobbs
Walter Beaver Detetive Schaeffer
Richard Bryan Detetive Harris
Hal Taggart Executivo do Banco
Ann Loos Funcionária do Banco
Robert Stevenson Billings
Jack Wilson Detetive
Mel Welles Detetive

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Um assalto bancário, cuidadosamente planejado por Harry Wheeler e seu parceiro, termina com um policial morto e US$ 200.000 roubados. Após investigação da polícia, liderada pelo Tenente Carl Eckstrom, Wheeler é identificado como sendo o responsável pelos crimes. A seguir, Eckstrom designa o detetive Paul Sheridan para fazer amizade com a namorada de Wheeler, Lona McLane, que se mudou recentemente para um apartamento na cidade. Paul a procura e, como consequência, uma forte atração surge entre os dois. Ele a leva para seu apartamento, onde ela permanece por diversos dias. Em seguida, Eckstrom, Paul e seu parceiro Rick McAllister, ficam de tocaia defronte ao apartamento dela, na esperança de que Wheeler entre em contato com ela.

Certo dia, quando Lona deixa o apartamento, Paul a segue e, para sua surpresa, ela se dirige para o apartamento dele. Ao chegar lá, ela o acusa de ter planejado o encontro dos dois e lhe pergunta se ele é um policial. Paul admite ser um detetive, mas insiste em que a procurou por motivos pessoais. Lona revela que está assustada por seu envolvimento com Wheeler e insiste que não sabia sobre suas atividades criminosas até o dia do assalto bancário. Na ocasião, ela lhe pergunta o que aconteceria com Wheeler se ela o entregasse, e ao sugerir que ela e Paul seriam felizes com o dinheiro do roubo, com raiva, ele manda que ela vá embora.

Ao voltar para o local da tocaia, Paul descobre Rick observando a vizinha de Lona, uma jovem enfermeira, Ann Stewart. Deprimido por sua discussão com Lona, Paul se mostra impaciente, o que é notado pelos seus colegas. Certa noite, quando Rick deixa o local por alguns instantes, Paul telefona para Lona e lhe pede para se encontrar com ele no telhado. Lá, ele promete ficar com o dinheiro quando prender Wheeler, se ela fugir com ele. Ela concorda e revela que Wheeler deverá entrar em contato com ela no dia seguinte, por telefone, a fim de saber se é seguro, para ele, encontrar-se com ela.

No dia seguinte, quando Wheeler telefona e Lona lhe dá um sinal e sai, Rick a segue. Paul, então, telefona para o detetive Paddy Dolan, que se acha próximo com uma viatura da polícia, e se preocupa quando ele não atende. Logo depois, ao vê-lo saindo de um bar, Paul o procura, ocasião em que ele pede desculpas por seu descuido. Em seguida, os detetives observam quando Wheeler se dirige a um carro e o prendem. Enquanto Paddy examina a bolsa com o dinheiro, Paul atira e mata Wheeler, afirmando em seguida que o criminoso estava prestes a atacá-lo. Embora ansioso, Paddy se mostra preocupado quando Paul sugere esconder o corpo de Wheeler, recusando-se a entregar as chaves do carro do criminoso a ele.

Mais tarde, conforme combinado com Lona, Paul vai ao apartamento dela, onde aguarda seu telefonema assegurando que tudo está correndo bem. Ao deixar o apartamento, no entanto, ele se depara com Ann e, em seguida, volta para o local de observação. Quando Rick retorna, acompanhado de Eckstrom, este aproveita um momento, em que Paul não se acha presente, para comentar que passou mais de uma hora telefonando para ele, sem obter resposta. Rick admite que, ao sair para seguir Lona, observou que Paddy não se encontrava em seu carro e que, possivelmente, Paul estaria dando uma cobertura ao detetive mais velho.

Enquanto isso, Paul encontra Paddy e o instrui a esconder o carro de Wheeler, para que o mesmo não seja descoberto tão cedo. Acreditando que Paul está de olho no dinheiro, Paddy se recusa a atendê-lo e, puxando sua arma, declara sua intenção de denunciá-lo junto a Eckstrom. No entanto, pouco depois, ele termina sendo morto por Paul. Desesperado com a morte de Paddy, Paul telefona para Lona pedindo-lhe que se encontre com ele no telhado. Enquanto isso, Ann se depara com Rick e o informa que viu um homem saindo do apartamento de Lona, que ele assume tratar-se de Wheeler.

Mais tarde, quando Ann vê Paul se dirigir ao apartamento de Lona, ela conta para a polícia. Por outro lado, ao perceber que Ann o reconheceu, Paul a ameaça com uma arma e, juntamente com Lona, deixa o prédio. Eckstrom e Rick recebem o relatório de Ann no momento em que Paul sai e vê dois carros da polícia em torno do carro de Wheeler. Ele obriga Ann a pegar o dinheiro no porta-malas, mas Rick e outro detetive a interceptam e iniciam um tiroteio com Paul, enquanto Lona observa tudo consternada. Ela é presa e um ferido Paul pede desculpas a Rick, que acompanha Ann de volta ao apartamento dela.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Richard Quine, a partir de um roteiro escrito por Roy Huggins, “A Morte Espera no 322” é um filme norte-americano produzido pela Columbia Pictures Corporation em 1954. Sua trama, baseada num romance de Thomas Walsh e William S. Ballinge, conta a história da namorada de um ladrão de Banco que, ao se apaixonar pelo policial honesto que procura desvendar seu último assalto, tenta persuadi-lo a matar o namorado, para que os dois possam ficar com o dinheiro roubado.

A direção de Quine se mostra apenas razoável, embora consiga manter uma boa dose de suspense, principalmente em sua segunda metade. Por outro lado, a fotografia em preto e branco, assinada por Lester White, é de muito boa qualidade. No elenco, Fred MacMurray e Kim Novak brilham em seus respectivos papéis, seguidos pelas boas atuações de Philip Carey, E.G. Marshall e Dorothy Malone.

CAA