Sinopse
Em Roma, Itália, a pianista Manina Stuart e o magnata das indústrias de transformação, David Lawrence, embarcam em um mesmo voo para os Estados Unidos. Por causa de problemas técnicos com uma das turbinas, o avião é forçado a fazer uma escala em Nápoles. Tendo em vista o tempo estabelecido para o reparo da turbina, os dois aproveitam a oportunidade para passearem juntos nesta cidade italiana. David, que está afastado de sua esposa, Catherine, e Manina, que é solteira, ficam encantados um com o outro.
Ao voltarem ao aeroporto, para prosseguirem com a viagem, verificam que, por uma questão de minutos, eles perderam o voo. Os dois decidem, então, ficar em Nápoles, por alguns dias. Depois de passearem em Pompeia e Capri, David admite que está viajando sozinho porque, aos poucos, foi se afastando da família, tamanho o seu envolvimento na construção de sua fábrica de turbinas. Apesar dos dois se sentirem apaixonados, Manina insiste que eles devem permanecer como amigos platônicos, ocasião em que ele admite que Catherine inicialmente havia concordado com seu pedido de divórcio, mas que recentemente enviou-lhe uma carta dizendo que havia mudado de ideia. No dia seguinte, quando se preparam para retornar para os Estados Unidos, eles ficam chocados ao tomarem conhecimento que o avião em que viajaram até Nápoles, havia caído no Mediterrâneo. Ao verem seus nomes na lista dos passageiros mortos, David e Manina acreditam que ambos foram agraciados com uma segunda chance para serem felizes.
Os dois alugam uma Villa em Florença e concordam em desistir de suas respectivas carreiras para ficarem juntos. Enquanto isso, nos Estados Unidos, Catherine e seu filho David Jr., lamentam sua morte. Quando seu advogado, Charles Morrison, a informa que, pouco antes do acidente aéreo, David havia feito uma grande retirada de sua conta-corrente para uma italiana de nome Maria Salvatini, Catherine se mostra perturbada porque nunca vai saber se o marido estava retornando porque ainda a amava, ou meramente para cumprir seu contrato de casamento. Embora David e Manina vivam em felicidade idílica, a mentora de piano de Manina, Maria, acredita que eles são egoístas e covardes. Ela, no entanto, permanece perto de Manina e gasta o dinheiro de David, conforme necessário.
Catherine decide passar férias na Itália com David Jr., e aproveita a oportunidade para procurar Maria, acreditando que ela fosse a "outra mulher". Manina encontra-se presente quando Catherine chega e se mostrra perturbada quando ela revela que se sente responsável pela morte de David, já que ele estava retornando para ela quando o avião caiu. Nem Maria nem Manina revelam a verdade, mas David Jr. reconhece Manina das reportagens de jornais sobre o acidente, e mais tarde ele e Catherine percebem que David deve estar vivo e ao lado de Manina.
O único motivo que faz Catherine sentir-se feliz com a traição de David é saber que ele se encontra vivo. Por outro lado, ele, que acabara de fazer um projeto para construção de uma barragem em um campo árido da Itália, vê-se forçado a abandonar a ideia porque isso seria revelar que se encontra vivo. Ao ver seu desapontamento, Manina procura falar com Catherine, mas ao chegar ao hotel onde ela se acha hospedada, encontra apenas David Jr. Este lhe diz que sua mãe sabe de toda a verdade e que eles estão retornando para os Estados Unidos. Na ocasião, ele lhe dá uma carta endereçada ao pai, na qual sua mãe lhe comunica que concederá o divórcio.
Sentindo-se livre com essa notícia, David retoma seu projeto da barragem, enquanto Manina aceita um convite para se apresentar no Carnegie Hall. Assim, os dois viajam para Nova York onde, após sua apresentação ser um sucesso, ela aceita um novo convite, desta vez para se apresentar na América do Sul. Antes de viajar, no entanto, ela diz à David que seus passados são demasiadamente reais para serem ignorados e, sentindo-se incapaz de viver um amor construído na decepção, ela deixa Davis no aeroporto.
Comentários
Realizado pelo cineasta William Dieterle, a partir de um roteiro escrito por Robert Thoeren, “Paraiso Proibido” é um ótimo filme norte-americano produzido pela Hal Wallis Production em 1950. Sua trama, baseada num romance de Fritz Rotter, é muito bem conduzida por Dieterle, o que prende a atenção do espectador ao longo de toda a projeção.
Adicionalmente, o filme apresenta fabulosos cenários de Roma, Florença, Nápoles, Pompeia e Capri, uma maravilhosa trilha sonora a cargo de Victor Young, onde se destaca a belíssima canção “September Song”, além de consagradas músicas de Rachmaninoff e Chopin.
No elenco, demonstrando possuir uma maravilhosa química, Joan Fontaine e Joseph Cotten brilham nos papéis principais, seguidos pela ótima atuação de Jessica Tandy.
CAA