O AUTO DA COMPADECIDA (2000)
Ficha Técnica
Outros Títulos: |
A dog's will (Estados Unidos, Inglaterra) En hunds testamente (Suécia) Testament psa (Polônia) Kutyaper (Hungria) Konnia ja koiruuksia (Finlândia) Ауто о сострадании (Rússia)
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Pais: |
Brasil |
Gênero: |
Comédia |
Direção: |
Guel Arraes |
Roteiro: |
Guel Arraes, Adriana Falcão, João Falcão |
Produção: |
Guel Arraes |
Design Produção: |
Lia Renha |
Música Original: |
Sá Grama |
Música Não Original: |
Félix Monti |
Fotografia: |
Félix Monti |
Edição: |
Paulo Henrique Farias, Ubiraci de Motta |
Direção de Arte: |
Lia Renha |
Figurino: |
Cao Albuquerque |
Guarda-Roupa: |
Mauricio Carneiro |
Maquiagem: |
Marlene Moura, Alice Fonseca |
Efeitos Sonoros: |
Zezé d'Alice, Simone Petrillo, David Miranda |
Efeitos Especiais: |
James Rothman, Cláudio Braga |
Efeitos Visuais: |
Ariel Wollinger |
Nota: |
9.7 |
Filme Assistido em: |
2001 |
Elenco
Matheus Nachtergaele |
João Grilo |
Selton Mello |
Chicó |
Fernanda Montenegro |
Nossa Senhora |
Lima Duarte |
Bispo |
Marco Nanini |
Cangaceiro Severino |
Virgínia Cavendish |
Rosinha |
Luís Melo |
Diabo |
Denise Fraga |
Dora |
Paulo Goulart |
Major A. Moraes |
Rogério Cardoso |
Padre João |
Bruno Garcia |
Vicentão |
Maurício Gonçalves |
Jesus |
Enrique Díaz |
Capanga |
Diogo Vilela |
Padeiro |
Aramis Trindade |
Cabo Setenta |
Prêmios
Grande Prêmio Brasileiro de Cinema, Brasil
Prêmio de Melhor Direção (Guel Arraes)
Prêmio de Melhor Roteiro Adaptado
Prêmio de Melhor Ator (Matheus Nachtergaele)
Prêmio de Melhor Lançamento de Cinema
Festival do Cinema Brasileiro de Miami, EUA
Prêmio do Público (Guel Arraes)
Prêmio Lente de Cristal de Melhor Edição (Paulo Henrique Farias)
Indicações
Festival de Cinema de Cartagena, Colômbia
Prêmio de Melhor Filme
Grande Prêmio Brasileiro de Cinema, Brasil
Prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro
Sinopse
Na pequena cidade de Taperoá, no sertão da Paraíba, dois malandros, João Grilo e Chicó, ganham a vida com pequenos golpes.
Os dois são empregados pelo padeiro e por sua esposa Dora, que cuida melhor de sua cachorrinha do que de seus empregados. A tal cachorrinha acaba morrendo e Dora, aos prantos, exige que ela seja enterrada pelo padre da cidade, e em latim. Lá vai então João Grilo convencer o padre a enterrar o bichinho, dizendo a ele que a cachorra havia deixado um dinheiro para a igreja em um testamento. A cachorra é enterrada, o que provoca a ira do bispo, que vem tirar satisfações com o padre, que por sua vez põe a culpa em João Grilo, que por sua vez... e por aí vai.
Para complicar a história, a filha de um fazendeiro local chega à cidade e, além de desafiar a beleza de Dora, acaba balançando os corações de todos os “machos” do lugar, inclusive o do covarde Chicó. Este precisa então contar com a ajuda do amigo João Grilo para conseguir bolar um plano que convença o pai da moça que ele é rico e afaste, assim, os outros pretendentes.
Como se não bastasse, um cangaceiro e seu bando estão para atacar a cidade, liderados por Severino. Confusão vai, confusão vem, o bando invade a cidade e todos acabam morrendo. Eles vão parar numa espécie de tribunal celestial, onde João Grilo precisa debater com o próprio Diabo para tentar convencer a Jesus Cristo da sua inocência nessa história toda. Nossa Senhora dá um show enfrentando o Diabo e tentando interceder junto a seu filho pelos homens em julgamento.
Comentários
"O Auto da Compadecida" é uma das melhores comédias brasileiras de todos os tempos. Baseado na peça homônima do paraibano Ariano Suassuna, o filme é uma re-edição de uma minissérie da Rede Globo de Televisão.
O elenco é o seu ponto alto. Nos dois principais papéis, os de João Grilo e Chicó, encontram-se respectivamente Matheus Nachtergaele e Selton Mello, ambos com magníficas interpretações. Há, ainda, as ótimas atuações de Fernanda Montenegro, Marco Nanini, Denise Fraga, Luís Melo, Lima Duarte e Diogo Vilela.
O filme apresenta, também, uma ótima trilha sonora e bons efeitos especiais. Quanto à direção, Guel Arraes peca apenas por imprimir ao mesmo as técnicas largamente utilizadas na televisão, com cortes bruscos e bastante 'closes'.
CAA