Filmes por gênero

CLEAN (2004)

Clean
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Pais: Canadá, França, Reino Unido
Gênero: Drama
Direção: Olivier Assayas
Roteiro: Olivier Assayas
Produção: Edouard Weil, Xavier Marchand, Niv Fichman, Xavier Giannoli
Design Produção: William Fleming, François-Renaud Labarthe
Música Original: Brian Eno, David Roback, Tricky
Fotografia: Eric Gautier
Edição: Luc Barnier
Figurino: Anaïs Romand
Maquiagem: Thi-Loan Nguyen
Efeitos Sonoros: Bill Flynn, Nicolas Moreau, Roman Dymny e outros
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 2005

Elenco

Maggie Cheung Emily Wang
Nick Nolte Albrecht Hauser
Béatrice Dalle Elena
James Johnston Lee Hauser
Jeanne Balibar Irene Paolini
Don McKellar Vernon
Martha Henry Rosemary Hauser
James Dennis Jay
Laetitia Spigarelli Sandrine
David Salsedo Jeff
Rémi Martin Jean-Pierre
Jodi Crawford Gloria
Kurtys Kidd Detetive
Joana Preiss Aline
Tricky O próprio
Emily Haines A própria
Elizabeth Densmore A própria
David Roback O próprio

Prêmios

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio de Melhor Atriz (Maggie Cheung)

Grande Prêmio Técnico (Eric Gautier )

Indicações

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio Palma de Ouro (Olivier Assayas)

Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França

César de Melhor Atriz (Maggie Cheung)

César de Melhor Fotografia

Sinopse

Lee Hauser e Emily Wang vivem juntos há muitos anos.  Cantores de 'rock', conheceram a glória nos anos 80.  O consumo cada vez mais freqüente de drogas, entretanto, faz com que a dupla viva às turras, o que é agravado com a falta de novos contratos discográficos.

Um dia, após mais um de seus desentendimentos, Emily pega o carro e vai até um local tranqüilo a fim de esfriar a cabeça.  Horas depois, ao voltar para o motel onde se acha hospedada, num subúrbio de Hamilton, uma pequena cidade industrial do Canadá, encontra a polícia no local se preparando para remover o corpo de Lee, morto por overdose.

Ela é presa por posse de heroína.  Seu filho, Jay, passa a ser criado pelos avós paternos.  Após seis meses de detenção, ela é libertada, tenta recuperar a custódia do filho e refazer sua vida.  Seu sogro, no entanto, a convence a dar um tempo antes de voltar a procurar o garoto.

Emily decide, então, recomeçar sua vida em Paris, cidade onde já vivera no passado.  Muito ligada ao filho, sente que para ter novamente a sua guarda, vai ter que conseguir um bom emprego e largar definitivamente o vício por drogas.

Em Paris, ela encontra duas antigas amigas: Elena, sempre disposta a ajudá-la, e Irene, uma produtora de televisão que se recusa a lhe dar trabalho.

Mesmo tendo que enfrentar uma série de dificuldades, ela não desiste de seus dois principais objetivos: recuperar a custódia do filho e vencer como cantora.

imagem imagem imagem

Comentários

Rodado em Hamilton, Vancouver, San Francisco, Londres e Paris, "Clean" é um bom e moderno melodrama.  Realizado pelo cineasta francês Olivier Assayas, o filme narra a tragédia de Emily Wang, uma cantora casada com uma estrela de rock dos anos 80, em decadência, que morre em um quarto de motel de uma overdose de heroína.

O trabalho de Assayas é consistentemente bom.  A trilha sonora, além da presença de Brian Eno, conta com a atriz principal, Maggie Cheung, apresentando números musicais.

Além de cantar, Maggie tem uma atuação magnífica no papel de Emily Wang, sendo o principal destaque do filme.  No elenco, o outro grande destaque fica por conta de Nick Nolte, no papel do sogro de Emily.

CAA