Filmes por gênero

O ALUNO (1996)

L'élève
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: The pupil (Estados Unidos, Reino Unido)
Uczen (Polônia)
Воспитанник (Rússia)
Pais: França
Gênero: Drama
Direção: Olivier Schatzky
Roteiro: Olivier Schatzky, Ève Deboise
Produção: Josée Bénabent-Loiseau, Lew Rywin
Design Produção: Jacques Bufnoir
Música Original: Romano Musumarra
Fotografia: Carlo Varini
Edição: Jean-François Naudon
Figurino: Anne Brault
Maquiagem: Odile Fourquin, Eve Cauchie
Efeitos Sonoros: Dominique Levert, Nadine Muse, Mario Melchiorri, Jean-Pierre Lelong
Efeitos Especiais: Laurent Saimond
Nota: 7.9
Filme Assistido em: 1997

Elenco

Vincent Cassel Julien
Caspar Salmon Morgan
Caroline Cellier Emma
Maggy Dussauchoy Condessa Jesenska
Jean-Pierre Marielle Armand
Sabine Destailleur Louise
Sandrine Le Berre Paula
Angelo Aybar Senador
Jean-Marc Bailleux Jogador
Luciana Blancher-Castellucci Liliana
Brian Bob Lord Doerington
Magdalena Cielecka Jovem polonesa
Line Clair Emilie
Georges Egler Chambard
Alain Gandy Hubert de Barantes
Sandrine Gelin Prostituta
Corinne Ginisti Cecilia
Robert Guillermet Albert
Franzine Lang Valentine
Jean-Claude Moktari Marande
George Salmon Fabien

Prêmios

Festival de Montréal, Canadá

Prêmio de Melhor Direção (Olivier Schatzky)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

1987 - Julien, um brilhante estudante de 25 anos, chega à casa de um casal de aristocratas para assumir as funções de mentor de Morgan, um garoto de 12 anos.  Morgan não goza de boa saúde, mas é dotado de uma inteligência fora do comum.

Impressionado com o garoto, Julien assume suas tarefas bastante motivado.  Poucos dias depois, descobre que a realidade da família é bem diferente daquela que eles procuram passar.  Seus empregadores acham-se completamente arruinados, sem condições de pagar seu salário.

Diante da situação, Julien deveria deixar o emprego e procurar um outro.  Entretanto, a estima e amizade que começa a desenvolver pelo garoto faz com que ele resolva acompanhar a vida nômade, através da Europa, depois que o casal, o filho e as duas filhas se vêem obrigados a deixar a mansão gentilmente cedida por um primo.  Julien chega a procurar os pais de Morgan para lhes dizer que eles não passam de uns aventureiros mentirosos e esnobes desprezíveis.

As colocações de Julien não os abalam.  Ao contrario, eles lhe dizem que deveria se sentir bem pago pelo simples fato de ter o privilégio de desfrutar da convivência de um garoto tão especial.  Na realidade, a verdadeira intenção do casal é de se livrar do garoto, transferindo aos poucos para Julien toda a responsabilidade por Morgan.

Algum tempo depois do Natal, quando a família se encontra em Cracóvia, na Polônia, na residência cedida pela condessa Jesenska, Julien recebe por telegrama uma proposta para trabalhar em Lyon. Ele a aceita e parte.

Um dia, entretanto, ele recebe uma carta da mãe de Morgan reclamando por ele ter abandonado o filho, que agora não se acha bem.  Julien vai até eles.  Como em seu sonho, Morgan espera que o amigo o leve consigo pra bem longe...

imagem

Comentários

 Baseado numa obra do escritor Henry James, "O Aluno" é um bom filme.  Realizado pelo cineasta pouco conhecido, Olivier Schatzky, o filme é muito bem dirigido, o que é feito com segurança, sensibilidade, além de colocar alguns pontos para reflexão.

O jovem ator, Caspar Salmon, brilha no papel do super inteligente Morgan, um garoto que conseguiu decorar a gramática latina e que nunca teve um amigo até conhecer Julien, seu novo mentor.  O filme apresenta alguns momentos interessantes, como a seqüência em que Morgan mostra suas habilidades culinárias.

Vincent Cassel também apresenta um bom trabalho.

CAA