Filmes por gênero

O ROLLS-ROYCE AMARELO (1964)

The yellow Rolls-Royce
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La Rolls-Royce jaune (França)
Una Rolls-Royce gialla (Itália)
El Rolls-Royce amarillo (Espanha, Argentina, Uruguai, México)
Der gelbe Rolls-Royce (Alemanha)
Den gula Rolls-Roycen (Suécia)
De gele rolls-royce (Holanda)
Zólty Rolls-Royce (Polônia)
Желтый роллс-ройс (União Soviética)
Pais: Reino Unido
Gênero: Comédia, Drama, Romance
Direção: Anthony Asquith
Roteiro: Terence Rattigan
Produção: Anatole de Grunwald, Roy Parkinson
Música Original: Riz Ortolani
Direção Musical: Riz Ortolani
Fotografia: Jack Hildyard
Edição: Frank Clarke
Figurino: Anthony Mendleson
Guarda-Roupa: Edith Head, Gene Coffin, Rebecca Breed, Antonio Castillo
Maquiagem: Tom Smith, John O'Gorman
Efeitos Sonoros: A.W. Watkins, Cyril Swern, Philip Barnikel, J.B. Smith
Efeitos Especiais: Tom Howard
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1965

Elenco

Ingrid Bergman Gerda Millett
Rex Harrison Lord Charles Frinton, marquês de Frinton
Shirley MacLaine Mae Jenkins
Jeanne Moreau Lady Eloise Frinton, marquesa de Frinton
George C. Scott Paolo Maltese
Alain Delon Stefano
Art Carney Joey Friedlander
Joyce Grenfell Hortense Astor
Omar Sharif Davich
Edmund Purdom John Fane
Michael Hordern Harnsworth
Moira Lister Lady Angela St. Simeon
Harold Scott Taylor
Richard Pearson Osborn
Isa Miranda Duquesa d'Angouleme
Grégoire Aslan Embaixador da Albânia
Riccardo Garrone Bomba
Wally Cox Ferguson
Carlo Croccolo Michele
Guy Deghy Prefeito
Andreas Malandrinos Gerente do Hotel
Jacques B. Brunius Duque d'Angouleme
Anthony Dawson Mickey

Prêmios

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Canção Original (Riz Ortolani, Norman Newell)

Indicações

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Fotografia Britânica (Jack Hildyard)

Prêmio de Melhor Figurino Britânico (Anthony Mendleson)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Trilha Sonora (Riz Ortolani )

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

PRIMEIRO EPISÓDIO: Lord Charles Frinton, marquês de Frinton, subsecretário do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, compra um Rolls-Royce amarelo para sua esposa francesa, Eloise, como presente pela passagem de seu 10º aniversário de casamento. Por outro lado, o marquês é proprietário de um belo cavalo, um puro sangue, que se acha cotado para vencer a próxima Copa de Ouro Ascot. No dia da corrida, seu cavalo é realmente o vencedor e ele recebe a taça de ouro das mãos do rei George V. No entanto, ao procurar sua querida esposa, para comemorar, lhe é dito, por uma amiga indiscreta, que ela se encontra no Rolls-Royce amarelo. Preocupado, ele vai até lá, onde a encontra nos braços de seu jovem amante, John Fane. Abalado, para manter as aparências, ele prefere se desfazer do carro a iniciar um processo de divórcio.

SEGUNDO EPISÓDIO: O Rolls-Royce é comprado pelo gangster americano Paolo Maltese. Ele está percorrendo os pontos turísticos da Itália com sua noiva entediada, Mae Jenkins, e seu braço direito, Joey Friedlander. Quando Maltese se vê obrigado a retornar à Miami, a negócios, ele deixa Friedlander para acompanhar Mae no período em que ele se encontrar nos Estados Unidos. Na sua ausência, Mae se apaixona por um belo e jovem fotógrafo de rua, Stefano, que conhecera dias antes, quando ela se achava com o noivo. No entanto, quando ela se encontra aos beijos com o jovem fotógrafo, no banco traseiro do Rolls-Royce, ela é surpreendida com a chegada de Friedlander. Preocupada, ela rompe com Stefano sob a alegação de que seu envolvimento foi apenas uma aventura, mas no fundo foi uma tentativa de protegê-los contra possíveis represálias de Maltese.

TERCEIRO EPISÓDIO: A Sra. Gerda Millett, uma rica viúva americana, viajando para a Iugoslávia com sua deselegante companheira, Srta. Hortense Astor, caprichosamente compra o Rolls-Royce amarelo com a intenção de ir a uma festa dada pela realeza. No caminho, ela é parada por Davich, um patriota iugoslavo, que a persuade a ajudá-lo a chegar à fronteira e, assim, escapar de um ataque nazista. A Sra. Millett o atende sem entusiasmo, até os nazistas bombardearem seu hotel, quando ela resolve se juntar aos patriotas e arriscar sua vida para ajudá-los em sua causa. Mais uma vez, o assento traseiro do Rolls-Royce é o cenário quando Davich faz amor com a Sra. Millett.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Anthony Asquith, a partir de um roteiro escrito por Terence Rattigan, “O Rolls-Royce Amarelo” é um filme britânico produzido pelas empresas Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) e De Grunwald Productions em 1964. Sua trama, dividida em três episódios distintos, têm em comum um Rolls-Royce amarelo.

Na direção, Anthony Asquith realiza um bom trabalho, no que é ajudado pela ótima fotografia a cargo de Jack Hildyard. Merece ainda ser mencionada sua trilha sonora, onde se destaca a bela canção “Forget Domani”, de Riz Ortolani e Norman Newell, interpretada por Katina Ranieri.

Finalmente, no elenco, Ingrid Bergman brilha no papel de Gerda Millett, seguida pelas excelentes atuações de Rex Harrison, Shirley MacLaine, Jeanne Moreau, Omar Sharif, George C. Scott e Alain Delon.

CAA