Filmes por gênero

IRMÃOS INIMIGOS (1953)

Gun fury
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A fúria das armas (Portugal)
Mit der waffe in der hand (Alemanha, Austria)
Bataille sans merci (França)
L'implacable poursuite (Bélgica)
Il suo onore gridava vendetta (Itália)
I Västerns våld (Suécia)
Kadonnut jälki (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: Irving Wallace, Roy Huggins
Produção: Lewis J. Rachmil
Música Original: Mischa Bakaleinikoff, Arthur Morton
Direção Musical: Mischa Bakaleinikoff
Fotografia: Lester White
Edição: James Sweeney, Jerome Thoms
Direção de Arte: Ross Bellah
Efeitos Sonoros: J.S. Westmoreland
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1961

Elenco

Rock Hudson Ben Warren
Donna Reed Jennifer Ballard
Philip Carey Frank Slayton
Roberta Haynes Estella Morales
Leo Gordon Tom 'Jess' Burgess
Lee Marvin Blinky
Neville Brand Brazos
Ray Thomas Doc
Bob Herron Curly Jordan
Phil Rawlins Jim Morse
Dan White Pastor de ovelhas
Alma Beltran Jovem mexicana
Don Carlos Vincente
Charlita Francesca
Robert Griffin Xerife de Salt Wells
Pat Hogan Johash
Christey Marlo Elena
Maudie Prickett Sra. Rogers
Mel Welles Pete Barratto
Rosa Turich Garçonete mexicana

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Poucos anos depois da Guerra Civil, Jennifer Ballard viaja numa diligência para conhecer seu noivo, o fazendeiro Ben Warren. Sem que ela saiba, viajando com o nome de Hamilton, encontra-se um notório fora-da-lei, Frank Slayton, ex-confederado, acompanhado de seu braço direito, Jess Burgess.

Com uma escolta do exército para proteger uma folha de pagamento, a diligência pára em uma pequena cidade, durante a noite, onde os guardas se dirigem a um Forte próximo, para serem substituidos. Jennifer se mostra surpresa ao ver Ben, que viajara para fazer o resto da viagem ao lado dela.

Slayton, atraído pela graciosa maneira de Jennifer, fica irritado com a chegada de Ben, mas convida o casal para jantar com ele. Quando Slayton passa a falar sobre a guerra, Ben, também um ex-confederado, declara que agora só lhe interessa a paz. Mais tarde, Jess interrompe Slayton enquanto ele dança com Jennifer e a aconselha a pegar, com Ben, outra diligência na manhã seguinte. No entanto, determinado a chegar à Califórnia e se casar o mais rapidamente possível, o casal prefere ficar com Slayton.

Na manhã seguinte, a diligência parte com a escolta do Exército, que secretamente havia sido substituída por membros da gangue de Slayton. Ao chegarem no meio do deserto, a gangue para a diligência e mata seu condutor. Slayton informa os passageiros sua real identidade e, quando Ben tenta reagir, é baleado. Slayton e sua gangue partem com o dinheiro da folha de pagamento para seu esconderijo, levando Jennifer. Mais tarde, Jess questiona Slayton sobre a inconveniência de levarem Jennifer com eles. Como resposta, Slayton bate em Jess e deixa o esconderijo.

Enquanto isso, Ben, que conseguiu sobreviver, encontra um dos cavalos e segue as trilhas até o esconderijo, onde encontra Jess inconsciente. Depois que recobra sua consciência, Jess pede para acompanhá-lo na busca à Slayton. Na ocasião, ele informa Ben que a gangue se dirige para seu esconderijo no México, e os dois partem num mesmo cavalo.

No dia seguinte, eles se deparam com um grupo de rancheiros, de quem compram um cavalo e armas. Na ocasião, os rancheiros comentam que viram a gangue com uma mulher na noite anterior. Os rancheiros se recusam a ajudar Ben e Jess em sua caça, o mesmo ocorrendo com um grupo de homens de uma pequena cidade próxima. No entanto, Johash, um índio local, ouve a conversa e os segue até a próxima cidade. Num botequim, Ben tenta infrutiferamente conseguir ajuda, mas é ouvido por dois capangas de Slayton. Quando estes tentam fugir, Jess os vê e mata um deles. Os dois seguem o outro, mas terminam perdendo-o de vista. Quando o capanga chega ao local onde Slayton se encontra, ele comunica que Ben se encontra vivo. Preocupado, ele ordena a seus homens que não comentem com Jennifer, que já tentou fugir uma vez.

Naquela noite, perto da fronteira mexicana, Ben não quer dar uma parada, mas Jess insiste que os cavalos precisam descansar. Mais tarde, Johash salta em cima de Jess, adormecido, mas Ben vem em seu socorro. Depois que o índio explica que Slayton pegou sua irmã e a deixou morrer, os dois concordam em permitir que Johash os acompanhe.

No dia seguinte, um dos capangas de Slayton, Curly Jordan, diz à Jennifer que Ben está seguindo o grupo e que ele a ajudará a fugir. Slayton, no entanto, descobre os planos de Curly e o mata. Em seguida, a gangue vai até a fazenda de Estella Morales, uma antiga namorada de Slayton, que o recebe com entusiasmo, até ver Jennifer. Depois de conseguirem cavalos descansados, eles partem, com a ciumenta Estella a persegui-los até que esta é derrubada por Blinky, um dos membros da gangue. Algum tempo depois, ela é encontrada por Ben, que a leva consigo.

Ao chegarem ao Bar de Pete Barratto, perto da fronteira, os homens de Slayton começam a reclamar a presença de Jennifer. Na manhã seguinte, Estella, que fugira do acampamento de Ben, tenta atacar Slayton e lhe diz que Ben e Jess estão a caminho. Alarmado ao saber que Jess se encontra vivo, Slayton manda um recado em que sugere trocar Jennifer por ele. Ben concorda em se encontrar com ele, para ouvir os detalhes de sua proposta, mas insiste que Jess deve decidir por si mesmo. Na esperança de que, retornando para Slayton, ele recuperará o dinheiro que lhe é devido, Jess concorda. No dia seguinte, no local acordado, eles se encontram e a troca é feita, mas logo em seguida, Jess é assassinado por Slayton.

Furioso, Ben insiste em perseguir Slayton, apesar dos argumentos de Jennifer contra o recurso à violência. Assim, Ben, Jennifer e Johash seguem a gangue e, ao chegarem num local onde há apenas uma fonte de água, eles matam os capangas de Slayton que, esgotados, fogem em desespero. Slayton tenta escapar usando Estella como escudo, mas quando ela consegue se afastar, é morta por ele. Em seguida, Ben o persegue até as colinas, onde os dois lutam até que Johash aparece e o mata pelas costas.

Livres, enfim, Ben e Jennifer continuam sua longa caminhada para a Califórnia.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Raoul Walsh, a partir de um roteiro escrito por Irving Wallace e Roy Huggins, “Irmãos Inimigos” é um faroeste norte-americano produzido pela Columbia Pictures Corporation em 1953. Sua trama, baseada num romance de Kathleen B. Granger, George Granger e Robert A. Granger, é marcada por inúmeras cenas de ação.

Partindo de um roteiro bastante original, Walsh nos brinda com um belo trabalho de direção, marcado pelo ótimo ritmo imposto à narrativa. A fotografia de Lester White é outro quesito que merece destaque, onde as paisagens são muito bem aproveitadas para fornecerem um fundo impressionante para o desenrolar das ações.

No elenco, destacam-se as atuações de Rock Hudson e Philip Carey, seguidas pelas de Donna Reed, Leo Gordon, Roberta Haynes e Lee Marvin.

CAA