Filmes por gênero

FEITIÇO DO RIO

(Blame it on Rio, 1984)
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Romance no Rio (Portugal)
Échale la culpa a Río (Argentina)
C'est la faute à Rio (França, Canadá)
Lío en Río (Espanha)
Quel giorno a Rio (Itália)
Riemuloma Riossa (Finlândia)
Riói románc (Hungria)
4 ondeugden in Rio (Holanda)
Во всем виноват Рио (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Romance
Direção: Stanley Donen
Roteiro: Charlie Peters, Larry Gelbart
Produção: Stanley Donen, Bruce McNall, Larry Gelbart
Música Original: Kenneth Wannberg
Fotografia: Reynaldo Villalobos
Edição: George Hively, Richard Marden
Direção de Arte: Marcos Flaksman
Figurino: Helena Gastal
Maquiagem: Dalee Henderson, Tony Lloyd
Nota: 7.4
Filme Assistido em: 1986

Elenco

Michael Caine Matthew Hollis
Joseph Bologna Victor Lyons
Valerie Harper Karen Hollis
Michelle Johnson Jennifer Lyons
Demi Moore Nicole Hollis
José Lewgoy Eduardo Marques
Lupe Gigliotti Signora Botega
Michael Menaugh Peter
Tessy Callado Helaine
Ana Lucía Lima Macumba Lady #1
Maria Helena Velasco Macumba Lady #2
Zeni Pereira Mãe da noiva
Eduardo Conde Cantor no Clube de Dança
Betty von Wien Isabella
Nelson Dantas Médico
Thomas Lee Mahon Lorenzo
Victor Haïm Bernardo
Jane Duboc Cantora no Café
Rômulo Arantes Diego
Giovanna Soore Astrid
Grupo Benzala Capoeirista
Angelo DeMatos Dançarino

Sinopse

O empresário americano Victor Lyons e o britânico Matthew Hollis são grandes amigos que trabalham para uma grande corporação em São Paulo, Brasil. Ambos estão tendo problemas em seus casamentos: a esposa de Victor quer se divorciar dele, enquanto Matthew não tem ideia do que está errado e fica perplexo e irritado com a decisão de sua esposa, Karen, de tirar férias separadamente do marido e da filha.
 
Os dois decidem, então, passar férias no Rio de Janeiro, juntamente com suas filhas adolescentes. A filha de Matthew, Nicole, de 15 anos, e a de Victor, Jennifer, de 16 anos. Eles alugam uma bela casa, com vista para a cidade, com uma empregada que trata mal todos eles.
 
Mais tarde, na praia, Matthew e Victor cumprimentam seus amigos, Peter e Helaine, e ficam com vergonha de ver Nicole e Jennifer tomando banho de sol de topless, juntamente com a maioria das mulheres na praia. Horas depois, ao saírem da praia, as jovens participam de um casamento brasileiro, enquanto seus pais vão a um bar. Quando Victor fica ocupado com uma mulher chamada Isabella, Matthew retorna à praia para encontrar as adolescentes. Ao chegar à festa de casamento, ele e Jennifer tiram a roupa e se juntam aos demais na água. Na ocasião, Jennifer beija Matthew apaixonadamente e, em seguida, corre para uma enseada isolada. Matthew vai ao seu encontro para protestar, mas a jovem o seduz e os dois terminam tendo uma relação sexual.
 
Na manhã seguinte, enquanto Victor e Nicole tomam o café da manhã, Jennifer brinca com Matthew enquanto ele se barbeia. Ele insiste para que ajam como se a noite anterior nunca tivesse existido, mas ela consegue um beijo. Quando Jennifer se junta ao seu pai, e Nicole, ela está com creme de barbear no rosto, mas afirma ser chantilly. Nicole, que viu Jennifer beijar seu pai na noite anterior, sai da mesa. Matthew fica cada vez mais nervoso quando a jovem passa a flertar com ele na frente do pai.
 
À noite, Matthew e Victor preparam o jantar enquanto discutem sobre suas filhas. Victor, orgulhosamente, informa Matthew que proibiu sua filha de usar pílulas anticoncepcionais, uma vez que eles têm um pacto em que ela o informará antes de perder a virgindade. Quando Nicole e Jennifer voltam, Nicole pede o jantar para sair com um garoto, Diego. Durante o jantar, Jennifer esfrega a perna de Matthew debaixo da mesa. Ele fica alarmado quando Victor anuncia que está vendo Isabella novamente, deixando ele e Jennifer sozinhos. Na ocasião, Matthew informa Jennifer que eles devem terminar o caso, mas ela o seduz novamente. Nas primeiras horas da manhã, Jennifer volta ao quarto que divide com Nicole, mas esbarra em Victor, que se pergunta por que ela vai dormir tão tarde.
 
No dia seguinte, Jennifer consulta uma mulher considerada santa, que a aconselha a fazer presentes para uma deusa e fazer com que o objeto de seu afeto use um colar com um ícone de fertilidade. Assim, durante um passeio pela praia, Jennifer coloca o colar em volta do pescoço de Matthew, na esperança de garantir seu amor e, em seguida, pede que ele fale ao seu pai sobre o relacionamento deles. No entanto, ele insiste que o caso acabou, mesmo que ele ainda a ame.
 
No dia seguinte, Matthew ouve Jennifer confessar ao pai que ela teve um caso com um homem casado. Matthew rapidamente faz as malas e planeja voltar para São Paulo, mas Victor implora que ele fique para ajudá-lo a identificar a identidade do amante de sua filha. Fingindo ajudar seu amigo, ele leva Jennifer para almoçar, ocasião em que ela lhe oferece uma fotografia dela nua. Ele recusa o presente, mas decide mentir para Victor, ao dizer que ela não revelaria a ele a identidade de seu amante. Em seguida, Matthew incentiva Jennifer a sair com um garoto de 19 anos, chamado Bernardo. 
 
Enquanto isso, Nicole volta para casa e é confrontada com Matthew, que quer saber onde ela esteve. Na ocasião, ela admite ter conhecimento do caso dele com Jennifer. Logo depois, Victor encontra o diário de Jennifer e o compartilha com Matthew, mas seus escritos não revelam o nome de seu amante, apenas que ele tem 43 anos e olhos azuis. Em seguida, Victor pergunta à Nicole o que ela sabe e ela lhe dá algumas pistas falsas, incluindo um cantor que se apresenta num clube. Ao chegarem lá, Victor ataca o tal cantor, até Matthew ressaltar que ele tem olhos castanhos. Durante o jantar, Jennifer tenta contar ao pai a identidade de seu amante, mas ele suspeita de um vizinho chamado Eduardo Marques. Preocupado com a segurança do tal vizinho, Matthew resolve confessar ser ele o homem tão procurado e, em seguida, diz à Jennifer que seu caso agora está completamente encerrado. Atordoado, Victor não consegue bater em seu amigo. Por outro lado, Nicole telefona para sua mãe pedindo que ela venha o mais rapidamente possível, porque seu pai está com problemas.
 
Na manhã seguinte, Victor planeja ir embora. Ele ataca Matthew no momento em que Karen chega. Matthew admite ter tido o caso com Jennifer e descobre que Karen e Victor estavam dormindo juntos. Enquanto isso, Jennifer toma uma overdose de pílulas anticoncepcionais. No hospital, Victor e Matthew se reconciliam temporariamente, enquanto Karen diz à Jennifer como ela se acha furiosa. Ao voltarem para casa, Karen e Nicole se recusam a falar com Matthew, que se vê forçado a dividir um quarto com Victor. 
 
Na manhã seguinte, Jennifer e Nicole perguntam se podem ficar mais uma semana, depois que os pais forem embora. Karen termina seu caso com Victor e pede que Matthew se junte à ela na Bahia. Um ano depois, Victor formaliza seu divórcio e se casa novamente com sua esposa.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Stanley Donen, a partir de um roteiro escrito por Charlie Peters e Larry Gelbart, "Feitiço do Rio" é um filme produzido em 1984 pela Sherwood Productions.
 
Na direção, Donen realiza um bom trabalho, no que é ajudado por uma boa fotografia, a cargo de Reynaldo Villalobos, e por uma trilha sonora que inclui cinco canções de Aldir Blanc e Oscar Castro-Neves. No elenco, o maior destaque é, sem nenhuma dúvida, Michael Caine, no papel do pai da adolescente Nicole, interpretada por Demi Moore, em início de carreira. O filme conta, ainda, com uma meia dúzia de atores brasileiros, com destaque para José Lewgoy.
 
CAA