Sinopse
Na noite que seus bens estão sendo leiloados em benefício de seus credores, a decadente atriz de cinema, Margaret Elliot, reclama de seu agente, Harry Stone, por não ter lhe conseguido nenhum trabalho novo. Harry lhe diz que, infelizmente, ela não tem mais aquele frescor desejado pelos espectadores. Mesmo assim, ela lhe suplica que procure o produtor Joe Morrison, que está preparando um novo filme, “The Winter Fatal”. Insistindo de que não se trata de uma tarefa fácil, Harry a aconselha a procurar seu ex-marido, o agora milionário John Morgan. Embora se mostre relutante, a princípio, ela termina indo até a mansão dos Morgan, onde é recebida por sua dedicada filha adolescente, Gretchen, e pela segunda esposa de John, Peggy. Depois de discutir com Peggy, acusando-a de ter roubado seu marido, Margaret tranqüiliza a filha ao garantir-lhe que ainda é uma grande estrela do cinema.
Ao retornar ao apartamento onde mora, ela é procurada pela Sra. Adams, sua locadora, que lhe cobra o aluguel em atraso. Aguardando-a no apartamento, encontram-se sua parasita irmã, Faith, e seu cunhado, Roy, com quem Margaret esbanjava dinheiro nos bons tempos. Quando Roy pede-lhe seu costumeiro cheque mensal, ela grita dizendo que se acha falida e pede que ambos a deixem sozinha.
Margaret, então, agarra a estatueta de seu Oscar de Melhor Atriz e cai na farra, onde termina completamente embriagada. Presa, passa uma noite miserável na cadeia, de onde sai graças à ajuda de Jim Johannsen, proprietário de um estaleiro. Quando ela lhe pergunta as razões daquela sua ação, ele a lembra que, no passado, quando ele vivia na obscuridade, ela o escolheu para co-estrelar um de seus filmes. Em seguida, ele a acompanha até o apartamento dela, onde descobrem que o mesmo foi interditado. Compreendendo a situação em que ela se encontra, Jim a convida para passar alguns dias em sua casa. Na manhã seguinte, ao despertar, Margaret descobre a notícia de sua prisão estampada na primeira página dos jornais e, apressadamente, telefona para a filha a fim de garantir-lhe que se trata, apenas, de um golpe publicitário.
Margaret, então, confessa a Jim que se achava falida por ter investido todo o seu dinheiro em três filmes que não obtiveram sucesso. Ela amargamente responsabiliza as grandes empresas por não terem dado um lançamento decente a seus filmes. Jim, no entanto, acredita que ela é a grande responsável pela destruição de sua carreira. Ele recorda que ela, certa vez, tentou se matar ao dirigir embriagada. Por outro lado, ela insinua que ele tentou comprá-la ao pagar por sua fiança. Jim admite que esteve apaixonado por ela, na época em que filmaram juntos, mas agora a acusa de ser mais uma carreirista do que uma verdadeira mulher.
Reconhecendo seus erros, Margaret aceita os conselhos de Jim e termina sendo contratada, como vendedora, para trabalhar numa Loja de Departamentos. No entanto, ela se decepciona ao ouvir dois clientes comentarem que a loja não deveria contratar uma criminosa.
Determinada a recuperar o seu estrelato, Margaret invade o escritório de Harry e exige que ele entre em contato com Joe Morrison. O produtor compromete-se a recebê-la, mas ela se mostra decepcionada ao saber que seu papel não será o da heroína. Na noite anterior ao dia do teste, ela ensaia suas linhas com Jim, ocasião em que este a questiona por querer fugir das instruções do diretor Keith Barkley.
Sua insistência em atuar a seu modo, sem ouvir as instruções do diretor, faz com que seu teste seja um fracasso. Na esperança de acalmá-la, Harry a leva para sua casa, sem se lembrar que ele e sua mulher, Phyllis, têm um compromisso naquela noite. Entretanto, pouco antes de sair, Phyllis descobre que Margaret acabou de despertar e a convida para acompanhá-los a uma festa.
Aceitando o convite, Margaret os acompanha e, uma vez na festa, encontra o roteirista Richard Stanley. Este lhe descreve seu último trabalho e lhe diz que o papel principal parece que foi escrito sob medida para ela, já que trata de uma atriz movida pela ambição e que não aceita o fim de sua carreira. Reconhecendo sua realidade, ela foge e, depois de pegar sua filha Gretchen, retorna para Jim, que a recebe com os braços abertos e lhe dá um terno beijo.
Comentários
Embora não chegue ao nível de filmes como “A Malvada”, “Vitória Amarga”, “O Que Terá Acontecido à Baby Jane?”, entre outros, “Lágrimas Amargas” é, sem nenhuma dúvida, mais um bom filme da grande atriz Bette Davis.
Realizado pelo cineasta Stuart Heisler, sua trama gira em torno de uma famosa atriz que, com o passar dos anos, não aceita que se encontra em final de carreira.
Na direção, Heisler realiza um belo trabalho, mas é Bette Davis, no papel principal, o maior destaque do filme, com uma atuação que lhe valeu sua nona indicação ao Oscar de Melhor Atriz.
CAA