Filmes por gênero

TEMPERO DO AMOR (1963)

The thrill of it all
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Le piment de la vie (França)
Quel certo non so che (Itália)
Su pequeña aventura (Espanha)
La salsa de la vida (México, Argentina)
Was diese Frau so alles treibt (Alemanha, Austria)
Gift på halvtid (Suécia)
Minden izgalmat (Hungria)
Der må være en kant (Dinamarca)
Доведенный до ручки (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Romance
Direção: Norman Jewison
Roteiro: Carl Reiner
Produção: Martin Melcher, Ross Hunter
Música Original: Frank De Vol
Direção Musical: Joseph Gershenson
Fotografia: Russell Metty
Edição: Milton Carruth
Direção de Arte: Alexander Golitzen, Robert Boyle
Figurino: Jean Louis
Maquiagem: Bud Westmore
Efeitos Sonoros: William Russell, Waldon Watson
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1965

Elenco

Doris Day Beverly Boyer
James Garner Dr. Gerald Boyer
Arlene Francis Sra. Evelyn Fraleigh
Edward Andrews Gardiner Fraleigh
Reginald Owen Velho Tom Fraleigh
Zasu Pitts Olivia
Elliott Reid Mike Palmer
Alice Pearce Esposa de Irving
Kym Karath Maggie Boyer
Brian Nash Andy Boyer
Lucy Landau Sra. Goethe
Paul Hartman Dr. Taylor
Hayden Rorke Billings
Alex Gerry Stokely
Robert Gallagher Van Camp
Ann Newman-Mantee Srta. Thompson
Hedley Mattingly Sidney, o motorista
Herbie Faye Irving
John Alderman Sr. Caputo
Carl Reiner Oficial alemão
Irwin Charone Dr. Frederick Erlich
Gertrude Flynn Celine
Bernie Kopell Diretor Comercial
Kelly Thordsen Policial

Indicações

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de uma Comédia Americana (Carl Reiner)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante (Arlene Francis)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

 Beverly Boyer é uma dona-de-casa econômica que vive feliz ao lado de seu marido ginecologista, Gerald, e de seus dois pequenos filhos.  Certa noite, ao jantar na casa da Sra. Evelyn Fraleigh, uma das pacientes de Gerald, Beverly fala das excelentes qualidades do "Sabão Feliz", um produto fabricado pelo sogro de Evelyn, Sr. Tom Fraleigh.

O velho Fraleigh fica tão impressionado com o entusiasmo de Beverly que decide contratá-la para fazer comerciais do referido sabão em seu show na televisão.  Depois de um início infeliz, a honestidade  e a sinceridade de Beverly fazem com que ela receba elogios tanto dos espectadores quanto da crítica.  Satisfeito com a reação do público, o Sr. Fraleigh oferece à jovem dona-de-casa um novo contrato no valor de US$ 80.000.

Transformada de uma hora para outra numa celebridade pública, Beverly se vê obrigada a passar cada vez mais tempo fora de casa, criando problemas na família.  A gota d'água se dá quando, numa certa tarde, Gerald cai com seu carro dentro de uma piscina instalada em seu quintal.  Ofendido, chuta várias caixas do "Sabão Feliz" para dentro da piscina e, no dia seguinte, toda a casa amanhece circundada de água misturada com espumas de sabão.

Depois de consultar um psiquiatra, o ginecologista decide ficar quite com Beverly ao fingir que também está muito ocupado e sem tempo para ficar em casa.  Seu esquema funciona e, em pouco tempo, Beverly fica tão fora de si que esquece o nome do sabão que ela anuncia.

O casal se reconcilia no banco traseiro do Rolls-Royce dos Fraleighs, quando Gerald faz o parto de Evelyn durante um engarrafamento no trânsito.  Beverly decide largar o trabalho e voltar para sua rotina de esposa e mãe.

imagem

Comentários

Baseada numa história de Larry Gelbart e Carl Reiner, "Tempero do Amor" é mais uma deliciosa comédia com Doris Day.  Realizada pelo cineasta Norman Jewison, sua trama gira em torno de uma dona-de-casa que, após ter a oportunidade de desenvolver uma carreira profissional bem-sucedida, entra em conflito quando o marido passa a culpá-la por não estar cumprindo com suas obrigações domésticas.

Partindo de um roteiro inteligente e muito bem construído, assinado por Carl Reiner, Jewison realiza um bom trabalho de direção.  Merecem ainda ser citados, os trabalhos de edição, o figurino e a bela fotografia de Russell Metty.

O filme apresenta alguns momentos marcantes como, por exemplo, as seqüências que se passam num restaurante, quando Gerald e Beverly são assediados por fãs desta última, ou aquelas em que o médico faz o parto de Evelyn dentro de um carro preso em um gigantesco engarrafamento.

No elenco, Doris Day é o nome que se destaca por sua naturalidade, seu humor e sua energia.  Em cena, demonstra possuir uma maravilhosa química ao lado de James Garner.

CAA