Sinopse
Na Wyoming pós-guerra civil, a proprietária de um rancho, Lucy Lee, está de partida para Rock Springs a fim de vender seu gado. Quando Jeff Younger se aproxima de seu acampamento, pedindo comida e um lugar para dormir, ela inicialmente receia que ele faça parte do bando de Butch Cassidy, um famoso bandido que tem aterrorizado o país, mas, termina permitindo que ele fique. Naquela noite, quando membros da gangue de Cassidy tentam levar o gado, Jeff os obriga a fugir. Lucy, cujo pai foi morto pelo bando, dois anos antes, fica grata quando ele se compromete a acompanhá-la até Rock Springs, embora se recuse a aceitar a oferta de um emprego permanente.
Em Rock Springs, a gangue descansa em "Maverick Queen," um hotel-bar de propriedade de Kit Banion, uma mulher de uma orgulhosa família do Sul que está secretamente ligada à gangue de Cassidy. Apesar de Kit e Sundance terem sido amantes, ela o informa que deseja ter ao seu lado um ‘homem melhor’. Enciumado, ele a acusa de plantar um pistoleiro contratado no rancho de Lucy para matar seu pai. Mais tarde, quando Jeff, não reconhecido como o homem mascarado que os obrigou a fugir do rancho de Lucy, bate Sundance no pôquer, o bandido reage violentamente, fazendo com que Kit perceba que Jeff é o ‘homem melhor’ que ela deseja.
Quando Jeff se apresenta como o ex-presidiário "Jeff Younger," sobrinho de Cole e Jim Younger, membros da gangue de Jesse James, insinuando que deseja juntar-se a Cassidy, Kit o contrata. Vários dias depois, ela o convida para assistir um roubo de trem, finalmente admitindo suas conexões com a gangue de Cassidy. Quando Jeff lhe pergunta por que ela nunca se casou, ela responde que casamento não é para alguém como ela. Depois de vender seu gado para Kit, Lucy, não sabendo dos planos de Jeff para participar de um assalto, o ajuda quando da partida do trem. Logo depois, Jamie, um cozinheiro contratado pelo pai de Lucy, informa Kit que Jeff era o homem mascarado que impediu que o rebanho de Lucy fosse roubado.
Furiosa por ter sido enganada por Jeff, Kit cavalga até o esconderijo de Cassidy, nas montanhas, chamado "Hole-in-the-Wall," mas decide reter a informação até que ela observe como Jeff manipula o roubo. Enquanto isso, depois de desligar o carro de passageiro do trem, Jeff força o engenheiro a manobrar a composição de tal forma que o vagão de bagagens permita um fácil acesso ao cofre onde se encontra o ouro que está sendo transportado. Depois que a gangue retorna ao esconderijo, Kit acusa Jeff de sabotar a tentativa de roubo do gado de Lucy, mas ele explica que interveio para salvá-la dos avanços lascivos de Sundance, e que não mencionou o incidente porque temia que ela não o convidasse para participar de seu bando, se soubesse do ocorrido.
Satisfeita com a explicação de Jeff, Kit lhe pede para fugir para a Califórnia, enquanto pode, prevendo que o bando deverá ir pra lá dentro de algum tempo. Quando Cassidy lhe pede para voltar à Rock Springs, a fim de monitorar os eventos de lá, ela lhe pede para evitar que Sundance a siga. No entanto, depois de ver o beijo de Kit em Jeff, antes de sua partida, o invejoso Sundance a ameaça e, no embate que se segue, ela faz com que um tronco role em direção a ele, que termina caindo sobre um penhasco. Embora ela acredite que ele tenha morrido, Sundance sobrevive e se dirige ao rancho de Lucy, onde o Xerife Wilson está recrutando voluntários. Quando os rancheiros se retiram com o xerife, Sundance faz Jamie e Lucy seus prisioneiros.
Depois que Jamie revela que Kit sabe que Jeff foi o mascarado que frustrou o assalto do bando, Sundance leva os dois para o esconderijo, onde espera provar a deslealdade de Kit para com Cassidy. Quando Kit retorna à cidade, o agente Leo Malone a acusa de ser uma intermediária do Wild Bunch e ordena que ela saia de Rock Springs. Logo depois, um estranho chega afirmando ser o verdadeiro "Jeff Younger" e apresenta sua identidade. Em seguida, acompanhada de Younger e de um empregado seu, Kit deixa a cidade. O xerife, acreditando que ela os levará ao esconderijo do bando, a segue.
Durante a noite, Kit rouba um artigo do jornal de Younger e sai furtivamente. Quando o xerife e seus homens alcançam Younger e o empregado de Kit, eles os forçam a levá-los até o esconderijo. Enquanto isso, no esconderijo, Sundance ordena que Jeff seja mantido trancado. Logo depois, Kit consegue chegar ao local onde Jeff se encontra e reitera seu amor por ele. Com a ajuda dela, eles fogem e, ao verem Sundance assaltar Lucy, Jeff o nocauteia. Os três fogem juntos, mas, com a ajuda de dois membros do bando, Sundance os segue até uma cabana no vale, onde aprisionam Lucy e Kit. Jeff, que assistiu a tudo, entra na cabana e, na luta que se segue, mata Sundance. Em seguida, com a ajuda de Kit, ele resgata Lucy das mãos dos dois membros do bando.
Quando o resto do bando chega ao local, os três se refugiam na cabana, mas os bandidos ateiam fogo e eles são forçados a sair, tendo o fumo como cobertura. Depois de ajudar Lucy a fugir através de uma trilha, Kit tenta proteger Jeff, que foi ligeiramente ferido, mas é baleada e morre em seus braços. Alertados pela fumaça, o xerife e seus homens chegam ao local e capturam a gangue. No final, o agente Leo Malone felicita Jeff que, como ele, é um agente disfarçado que contribuiu para o sucesso da missão.
Comentários
Realizado pelo cineasta Joseph Kane, a partir de um roteiro escrito por Kenneth Gamet e DeVallon Scott, “Até a Última Bala” é um faroeste norte-americano produzido pela Republic Pictures em 1956. Sua trama, baseada num romance de Zane Grey, é marcada por traições, mentiras, ciúmes e intrigas.
Partindo de um roteiro que deixa um pouco a desejar, a direção de Kane se mostra apenas razoável, embora consiga manter um bom ritmo ao longo da narrativa. Visualmente agradável, a fotografia de Jack A. Marta consegue captar as belezas do Colorado, onde o filme foi rodado. Na área técnica, merece ainda destaque a bela música a cargo de Victor Young.
No elenco, com boas atuações, embora nada excepcional, destacam-se Barbara Stanwyck, Barry Sullivan e Scott Brady em seus respectivos papéis.
CAA