Filmes por gênero

ISTO ACIMA DE TUDO (1942)

This above all
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Âmes rebelles (França, Bélgica)
Sono un disertore (Itália)
Sé fiel a ti mismo (Espanha)
Över allt förnuft (Suécia)
Mensen op de tweesprong (Holanda)
Yli kaiken ymmärryksen (Finlândia)
Men dette fremfor alt (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance, 2ª Guerra Mundial
Direção: Anatole Litvak
Roteiro: R.C. Sherriff
Produção: Darryl F. Zanuck
Música Original: Alfred Newman
Direção Musical: Alfred Newman
Fotografia: Arthur C. Miller
Direção de Arte: Richard Day, Joseph C. Wright
Figurino: Gwen Wakeling
Guarda-Roupa: Sam Benson
Maquiagem: Guy Pearce
Efeitos Sonoros: Roger Heman Sr., Arthur von Kirbach
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1963

Elenco

Tyrone Power Clive Briggs
Joan Fontaine Prudence Cathaway
Thomas Mitchell Monty
Henry Stephenson General Cathaway
Queenie Leonard Violet Worthing
Philip Merivale Dr. Roger Cathaway
Gladys Cooper Iris Cathaway
John Abbott Joe
Jill Esmond Enfermeira Emily Harvey
Nigel Bruce Ramsbottom
Melville Cooper Wilbur
Holmes Herbert Dr. Mathias
Denis Green Dr. Ferris
Arthur Shields Capelão
Dennis Hoey Pastor
Alexander Knox Reitor
Thomas Louden Vigário
Miles Mander Major
Sara Allgood Garçonete
Harry Allen Hubert, garçom
Andy Clyde Bombeiro
Mary Field Empregada do hotel
Brenda Forbes Mae, cantora
Leyland Hodgson Policial
Jean Prescott Enfermeira
Stella Rae Enfermeira
Wyndham Standing Médico
Rhys Williams Sargento

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Interiores (Joseph C. Wright, Thomas Little)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia (Arthur C. Miller)

Oscar de Melhor Gravação de Som (Edmund H. Hansen)

Oscar de Melhor Edição (Walter Thompson)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na Inglaterra, durante os primeiros dias da Segunda Guerra Mundial, Prudence Cathaway, filha do aristocrático General Cathaway, anuncia à sua família esnobe que ela se juntou à Força auxiliar das mulheres. Quando os Cathaways criticam sua decisão, Prudence os ensina sobre seus valores desatualizados.

No campo de treinamento da WAAF, ela faz amizade com Violet Worthing, que logo a apresenta a Clive Briggs, um amigo do exército de seu namorado, Joe. Ignorando que Prudence faz parte da aristocracia britânica, Clive declara seu repúdio à classe alta da Inglaterra, mas ela se apaixona por ele assim mesmo. O romance entre os dois floresce e, em suas primeiras folgas, eles passam uma semana juntos no Dover Grand Hotel.

Enquanto se acha em Dover, Prudence vai à casa de sua tia Iris, mas as duas se estranham, deixando-a perturbada e temerosa de que a tia fale para seus pais sobre seu caso com Clive. Ele, por sua vez, começa a agir de modo estranho, gritando ordens militares, enquanto dorme, e se tornando cada vez mais distraído.

Mais tarde, quando Prudence lê um telegrama que parece explicar o comportamento incomum de Clive, ela toma conhecimento que seu amigo Monty está vindo visitá-lo. Assim, ela descobre que Clive abandonou o exército depois de ser ferido em Dunquerque, na França, e que Monty veio buscá-lo para que ele retorne ao seu regimento antes de ser oficialmente considerado como um desertor.

Clive, finalmente, confidencia à Prudence que deixou o serviço porque não se sentia bem em defender a aristocracia da Inglaterra. Em resposta, ela lhe dá uma apaixonada aula sobre a glória da Inglaterra, que a leva às lágrimas, e o expulsa em seguida. Ele sai a pé e, pouco depois, confundido com um espião, é atacado por um fazendeiro. Ensanguentado, ele procura refúgio na casa de uma enfermeira. Esta, ao descobrir que ele é suspeito de ser um espião, ameaça chamar a polícia.

Clive, então, busca ajuda de um clérigo, que lhe fala sobre a importância da fé e o convence a retornar ao seu regimento. Antes de se entregar, no entanto, ele envia à Prudence uma mensagem para que ela o encontre em Charing Cross a fim de se casarem. No caminho para lá, no entanto, ele é preso pela polícia militar e levado para seu regimento.

Depois de implorar a seu comandante, ele consegue uma licença de duas horas para que possa se encontrar com Prudence. Em sua segunda tentativa para chegar à Charing Cross, ele é ferido ao resgatar uma mulher e seu filho de um edifício em chamas. Levado a um hospital e com sua vida por um fio, Prudence providencia um improvisado casamento, durante o qual uma sirene anuncia um ataque aéreo à Londres.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Anatole Litvak, a partir de um roteiro escrito por R.C. Sherriff, “Isto Acima de Tudo” é um filme norte-americano produzido pela Twentieth Century Fox em 1942. Sua trama, baseada num best seller de Eric Knight, é muito bem construída.

Na direção, Litvak realiza um bom trabalho, marcado principalmente pelo ótimo ritmo por ele imposto à narrativa. Na área técnica, a direção de arte/decoração de interiores foi agraciada com o Oscar do ano. Adicionalmente, foram indicadas ao Oscar a bela fotografia, a cargo de Arthur C. Miller, os trabalhos de edição, assinados por Walter Thompson, e de gravação de som, a cargo de Edmund Hansen.

No elenco, Joan Fontaine e Tyrone Power brilham em seus respectivos papéis, seguidos pelas boas atuações de Thomas Mitchell e Gladys Cooper.

Enfim, “Isto Acima de Tudo” é um filme que recomendo fortemente.

CAA