Yang-Tsé em chamas (Portugal) La canonnière du Yang-Tsé (França) Quelli della San Pablo (Itália) El Yang-Tsé en llamas (Espanha, Colômbia) El cañonero del Yang-Tsé (México, Argentina, Chile) Kanonenboot am Yangtse-Kiang (Alemanha) Kanonbåten San Pablo (Suécia) Песчаная галька (União Soviética)
Pais:
Estados Unidos
Gênero:
Drama, Aventura, Romance, Guerra
Direção:
Robert Wise
Roteiro:
Robert Anderson
Produção:
Robert Wise
Design Produção:
Boris Leven
Música Original:
Jerry Goldsmith
Direção Musical:
Lionel Newman
Fotografia:
Joseph MacDonald
Edição:
William Reynolds
Figurino:
Renié
Guarda-Roupa:
Ed Wynigear
Maquiagem:
Ben Nye, Del Acevedo, William Turner
Efeitos Sonoros:
Douglas O. Williams, Murray Spivack, Bernard Freericks
Efeitos Especiais:
Gerald Endler
Efeitos Visuais:
L.B. Abbott, Emil Kosa Jr.
Nota:
8.5
Filme Assistido em:
1967
Elenco
Steve McQueen
Jake Holman
Candice Bergen
Shirley Eckert
Richard Attenborough
Frenchy Burgoyne
Richard Crenna
Capt. Collins
Emmanuelle Arsan
Maily
Mako
Po-han
Larry Gates
Jameson
Charles Robinson
Guarda-marinha Bordelles
Simon Oakland
Stawski
Ford Rainey
Harris
Joe Turkel
Bronson
Gavin MacLeod
Crosley
Joe Di Reda
Shanahan
Richard Loo
Major Chin
Barney Phillips
Franks
Gus Trikonis
Restorff
Shepherd Sanders
Perna
James Jeter
Farren
Tom Middleton
Jennings
Paul Chun
Cho-jen
Tommy Lee
Chien
James Hong
Victor Shu
Alan Hopkins
Wilsey
Loren Janes
Coleman
Glenn R. Wilder
Waldron
Jon Lormer
Hamilton
Prêmios
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Richard Attenborough)
Indicações
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Filme (Robert Wise )
Oscar de Melhores Efeitos Sonoros (James Corcoran)
Oscar de Melhor Edição (William Reynolds)
Oscar de Melhor Trilha Sonora (Jerry Goldsmith)
Oscar de Melhor Ator (Steve McQueen)
Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Mako)
Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Cenários (Boris Leven, Walter M. Scott, John Sturtevant, William Kiernan)
Oscar de Melhor Fotografia a Cores (Joseph MacDonald )
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Direção (Robert Wise)
Prêmio de Melhor Ator em um Drama (Steve McQueen)
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Mako)
Prêmio de Melhor Revelação Feminina (Candice Bergen)
Prêmio de Melhor Filme - Drama
Prêmio de Melhor Roteiro (Robert Anderson )
Prêmio de Melhor Trilha Sonora Original (Jerry Goldsmith)
Grêmio dos Diretores da América
Prêmio por Direção Excepcional (Robert Wise)
Prêmios Laurel, USA
Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Drama
Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Ator em um Drama (Steve McQueen)
Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante (Richard Crenna)
Grêmio dos Roteiristas da América
Prêmio de Melhor Roteiro de um Drama Americano (Robert Anderson )
Prêmios dos Editores de Filmes Americanos, Los Angeles, USA
Prêmio Eddie de Melhor Edição de um Longa Metragem (William Reynolds)
Editores de Som de Filmes, Estados Unidos
Prêmio Golden Reel de Melhor Edição de Som
Videoclipes
Sinopse
Em 1926, quando fortes sentimentos de nacionalismo estão varrendo a China e os seguidores de Chiang Kai-shek, assim como os senhores da guerra e comunistas, estão exigindo que todos os estrangeiros deixem o solo chinês, a canhoneira San Pablo está patrulhando o rio Yangtze. O mais novo membro da tripulação chama-se Jake Holman, um maquinista com oito anos de serviços prestados à Marinha. Embora a natureza independente de Jake seja vista com desconfiança pela maioria dos tripulantes, ele ganha a amizade de Frenchy Burgoyne, um marinheiro apaixonado por uma garota chinesa, Maily, que ele pagou por sua liberdade, livrando-a de uma vida de prostituição.
Quando Chiang Kai-shek decide enfrentar os senhores feudais, os Estados Unidos decidem tratar a sublevação como uma guerra civil, e a San Pablo passa a proteger apenas os civis americanos da área. Entre eles, encontram-se o Sr. Jameson, um missionário, e Shirley Eckert, uma professora que Jake conhecera anteriormente. Quando os chineses capturam Po-han, assistente de Jake, e o torturam cortando seu peito com uma faca, este, incapaz de suportar os gritos e a agonia de seu amigo, prefere matá-lo com um tiro em sua cabeça.
Mais tarde, Frenchy e Maily se juntam porque não podem se casar legalmente. Quando o San Pablo é forçado a permanecer em estado de sítio, Frenchy nada todas as noites para visitar sua esposa grávida. No entanto, as águas geladas fazem com que ele tenha uma forte pneumonia, vindo a morrer no quarto de Maily. Dias depois, quando Jake visita a mulher enlutada, os chineses o espancam, matam Maily e o acusam de ser o assassino, exigindo que o San Pablo o entregue para julgamento.
A tripulação concorda que Jake deva ser julgado, mas quando o capitão Collins recusa entregá-lo e ordena que a tripulação atire nos chineses, os homens quase se revoltam. O capitão aproveita a maré alta e leva a canhoneira para águas profundas. Pouco tempo depois, ao chegar a notícia de que os combates em larga escala levaram ao desembarque de fuzileiros dos Estados Unidos em Xangai, o capitão Collins decide dar à canhoneira e à tripulação desonrada uma chance de glória, dirigindo-se à Missão onde se encontram o Sr. Jameson e a professora Shirley, numa tentativa de resgatá-los.
Depois de uma luta sangrenta, a canhoneira rompe o bloqueio chinês e atinge a Missão, onde o missionário repreende o capitão Collins por interferir nos assuntos da China. Jameson insiste que os missionários estão em perigo apenas por causa das ações do pessoal da canhoneira americana que apoiam os senhores da guerra. O capitão se recusa a ouvi-lo e insiste em escoltá-los para fora da Missão face ao perigo iminente. Jake, por outro lado, informa o capitão de seu desejo de permanecer com eles. Quando o missionário tenta se comunicar com os soldados, dizendo que não está mais preso aos estrangeiros americanos, ele é baleado e morto. Logo depois, ao tentar dar cobertura para que outros escapem, o capitão Collins é igualmente morto.
Diante da situação, Jake ordena que os outros membros da tripulação levem Shirley para um local seguro, enquanto ele dá cobertura à fuga. Aos gritos, ele chama a atenção dos soldados inimigos para si, enquanto consegue matar vários deles, embora termine igualmente morto.
Comentários
Realizado pelo cineasta Robert Wise, a partir de um roteiro escrito por Robert Anderson, “O Canhoneiro do Yang-Tsé” é um filme norte-americano produzido pelas empresas Twentieth Century Fox, Robert Wise Productions, Solar Productions e Argyle Enterprises em 1966. Sua trama, baseada num romance de Richard McKenna, se passa em 1926, durante a Guerra Civil Chinesa, quando um maquinista da marinha dos Estados Unidos tenta resgatar missionários americanos.
Robert Wise realiza um excelente trabalho, o que lhe rendeu sua indicação aos prêmios Oscar de Melhor Filme, Globo de Ouro de Melhor Direção e Direção Excepcional do Grêmio dos Diretores da América. A fotografia em Panavision, assinada por Joseph MacDonald, foi igualmente indicada ao Oscar da categoria, assim como os efeitos sonoros, a direção de arte, a edição e trilha sonora.
No elenco, Richard Attenborough e Steve McQueen brilham em seus respectivos papéis, seguidos pelas ótimas atuações de Candice Bergen, Mako e Richard Crenna.