Filmes por gênero

A FILHA DE SATANÁS (1949)

Beyond the forest
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La garce (França)
Au-delà de la forêt (Bélgica)
Peccato (Itália)
Más allá del bosque (Espanha)
Perfidia de mujer (Argentina, Uruguai)
Der Stachel des Bösen (Alemanha)
Bortom skogen (Suécia)
Skorpionen (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Filme Noir, Suspense
Direção: King Vidor
Roteiro: Lenore J. Coffee
Produção: Henry Blanke
Música Original: Max Steiner
Fotografia: Robert Burks
Edição: Rudi Fehr
Direção de Arte: Robert Haas
Figurino: Edith Head
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Charles Lang
Efeitos Especiais: Edwin B. DuPar, William C. McGann
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1990

Elenco

Bette Davis Rosa Moline
Joseph Cotten Dr. Louis Moline
David Brian Neil Latimer
Ruth Roman Carol Lawson
Minor Watson Moose Lawson
Dona Drake Jenny
Regis Toomey Sorren
Sarah Selby Mildred
Frances Charles Srta. Elliott
Ann Doran Edith Williams
Bess Flowers Secretária
Hal Gerard Garçom
Jim Haward Gerente do Bar
Mary Servoss Sra. Wetch
Frank Pharr Magistrado
Charles Jordan Primeiro jurado
Joel Allen Pastor
Judith Wood Garçonete
Hallene Hill Vendedora de flores
Eileen Stevens Telefonista

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Trilha Sonora de uma Comédia ou Drama (Max Steiner)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na cidade de Loyalton, Wisconsin, Rosa Moline, cujo marido Lewis é o médico da cidade, está sendo julgada pelo assassinato de Moose Lawson, zelador de um chalé de caça próximo da propriedade  do rico industrial de Chicago, Neil Latimer. No depoimento, Rosa jura que a morte foi um acidente. Segundo ela, cinco meses antes, Lewis, ela e Moose viajaram para o alojamento num final de semana. Ao chegarem lá, ela deu a Lewis uma mensagem de uma paciente que entrou em trabalho de parto. Fingindo uma lesão no tornozelo, ela ficou para trás, enquanto Lewis fez a longa viagem de volta para dar assistência à paciente. Rosa, então, tentou embebedar Moose. Depois que ele desmaiou, ela aguardou na cabana principal a chegada de Latimer, com quem está tendo um caso.
 
Insatisfeita com a vida em Loyalty, ela decidiu se casar com Latimer. Quando ela contou a ele sobre seu plano, no entanto, ele caiu na gargalhada e afirmou que ele pode escolher qualquer garota da sociedade de Chicago. Mais tarde, quando a filha de Moose, Carol, faz uma visita, ela experimentou com saudade seu casaco de pele. Em seguida, ela implorou a Lewis que lhe desse duzentos dólares para pagar uma viagem de compras à Chicago. Quando Lewis protestou alegando que não tinha muito dinheiro, ela cobrou suas contas a receber. Depois de saber o que Rosa fez, Lewis com raiva deu à ela o dinheiro e, em seguida, ordenou que ela saísse e nunca mais voltasse.
 
Ao chegar em Chicago, ela contatou Latimer, que lhe disse que se apaixonou por ela e que planeja se casar. Uma Rosa desesperada retorna para Loyalton e Lewis, e logo fica grávida. Mais tarde, em uma festa de aniversário que Carol está dando para Moose, Rosa encontra novamente Latimer, que em particular lhe diz que deseja se casar com ela. No dia seguinte, antes de os convidados saírem para uma caçada, Moose, que suspeita da verdade sobre o relacionamento de Rosa com Latimer, avisa que Latimer não vai querê-la quando souber que ela está grávida. Ele acrescenta que, se ela não contar a verdade à Latimer, ele o fará. Para evitar que isso venha a ocorrer, ela mata Moose. Como não há evidências em contrário, o júri determina que a morte foi um acidente de caça, e Rosa é absolvida.
 
Desesperada para se casar com Latimer, Rosa implora à Lewis para interromper sua gravidez. Quando ele se recusa, ela conta a ele sobre seu caso e admite que matou Moose. Depois que Lewis insiste para que ela continue com a gravidez, ela pega roupas emprestadas de sua empregada indiana e foge, mas ele vai atrás dela e a leva para casa. No caminho, ela se joga colina abaixo na tentativa de abortar o bebê. Ela perde o bebê, mas desenvolve uma infecção. Em seu delírio, ela acusa Lewis de deixá-la doente e quebra o frasco com o resto do remédio. Depois que Lewis vai ao hospital para conseguir mais remédios, Rosa se veste e vai para a estação de trem, onde desmaia e morre.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta King Vidor, a partir de um roteiro escrito por Lenore Coffee, "A Filha de Satanás" é um filme norte-americano produzido em 1949 pela Warner Bros.

Na direção, King Vidor realiza um ótimo trabalho. O filme conta, ainda, com uma excelente trilha sonora, à cargo de Fred Fisher,  onde se destacam as canções "Chicago", de Fred Fisher, e "For He's a Jolly Good Fellow". No elenco, o grande destaque é a maravilhosa atriz Bette Davis, no papel de uma prostituta de cidade pequena que quer mais do que o seu marido médico pode lhe oferecer.

CAA