Filmes por gênero

ALMAS MACULADAS (1958)

The tarnished angels
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O meu maior pecado (Portugal)
La ronde de l'aube (França)
Les anges ternis (Bélgica)
Il trapezio della vita (Itália)
Ángeles sin brillo (Espanha)
Diablos del aire (México)
Duell in den Wolken (Alemanha)
Svarta änglar (Suécia)
Запятнанные ангелы (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance
Direção: Douglas Sirk
Roteiro: George Zuckerman
Produção: Albert Zugsmith
Música Original: Frank Skinner
Direção Musical: Joseph Gershenson
Fotografia: Irving Glassberg
Edição: Russell F. Schoengarth
Direção de Arte: Alexander Golitzen, Alfred Sweeney
Figurino: Bill Thomas
Maquiagem: Bud Westmore
Efeitos Sonoros: Leslie I. Carey, Corson Jowett
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1967

Elenco

Rock Hudson Burke Devlin
Robert Stack Roger Shumann
Dorothy Malone LaVerne Shumann
Jack Carson Jiggs
Robert Middleton Matt Ord
Alan Reed Cel. Fineman
Alexander Lockwood Sam Hagood
Christopher Olsen Jack Shumann
Robert J. Wilke Hank
Troy Donahue Frank Burnham
William Schallert Ted Baker
Betty Utey Dançarina
Eugene Borden Claude Mollet
Phil Harvey Telegrafista
Steve Ellis Mecânico
Bess Flowers Funcionária do Jornal
Bill Baldwin .
Jack Chefe .

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em Nova Orleans na década de 1930, o repórter Burke Devlin impede o jovem Jack Shumann de brigar com um homem mais velho que questionou sua paternidade, sugerindo cruelmente que, em vez do famoso piloto da Primeira Guerra Mundial, Roger Shumann, o mecânico Jiggs poderia ser seu verdadeiro pai. Burke, esperando por um furo, leva Jack para a pista de pouso onde Roger e sua esposa LaVerne, uma paraquedista, vão estar, onde ouve Roger criticar duramente Jiggs, que o idolatra, por ter comprado um par de botas caras.

Fascinado pelos "ciganos do ar", que viajam de um lugar para outro entretendo as multidões, Burke oferece o alojamento da família em seu apartamento. O abastado proprietário do avião, Matt Ord, que ganhou a inimizade de Roger ao propor casamento à LaVerne, chama Burke para lhe mostrar seu novo avião e apresentar seu jovem e impetuoso piloto, Frank Burnham. Naquela noite, ao voltar para casa, Burke encontra LaVerne ainda acordada, e em resposta à sua provocação, ela conta como se apaixonou por Roger quando tinha dezesseis anos em Iowa.

Ignorando a clara adoração de Jiggs, LaVerne mentiu para Roger ao dizer que gostaria de ser uma paraquedista. Ela então se recorda de seu casamento: em 1923, LaVerne anuncia a Jiggs e Roger que ela está grávida e deve se afastar. Quando Roger não responde, Jiggs pede à LaVerne que se case com ele, mas Roger exige que eles a disputem jogando dados. Embora LaVerne sinta-se humilhada e Jiggs enojado, ele rola o dado e Roger se declara o vencedor e se casa com LaVerne logo em seguida. Voltando ao presente, Roger acorda e interrompe abruptamente a conversa.

Na manhã seguinte, o editor de Burke cancela a história do programa aéreo, o que o levou a beber e, em seguida, à sua demissão, mas ainda assim ele assiste ao show aéreo, onde LaVerne emociona a multidão com acrobacias aéreas. A corrida de avião tem início e, logo depois, Roger se aproxima de Frank voando perigosamente perto dos pilares que demarcam o trajeto. Quando o avião de Frank bate em Roger, Frank é morto e o avião de Roger é arruinado.

Naquela noite, Roger e Jiggs secretamente checam outro avião de Matt e, ao descobrirem que o motor está funcionando mal, Roger ordena a Jiggs que faça o possível para que o mesmo esteja em condições de funcionamento pela manhã. Sabendo que Matt não vai vender a nave para ele, Roger pede a LaVerne para visitar Matt em seu quarto de hotel e "convencê-lo" a deixá-lo voar no mesmo. Embora Jiggs e Burke se mostrem horrorizados, LaVerne concorda, mas depois, quando ela está se preparando para sair, Burke a interrompe e se oferece para ir em seu lugar. Ela inicialmente se recusa, mas depois que ele a beija, ela decide deixá-lo ir.

No hotel, Burke apela para o senso de negócios de Matt e, finalmente, o convence a permitir que Roger use o avião. Burke volta ao apartamento, onde uma festa turbulenta de Mardi Gras está sendo realizada ao lado, e conta à LaVerne sobre seu sonho juvenil de se tornar um correspondente de guerra. Uma LaVerne embriagada, lutando com seu amor simultâneo e profundo ressentimento por Roger, cai nos braços de Burke, mas seu beijo é interrompido quando um folião, usando uma máscara da morte, entra no local.

Quando ela e Burke encontram Roger, ela faz com que ele acredite que ela foi até Matt, e depois que ela sai, Roger admite a Burke que ele nunca soube aceitar o amor de LaVerne, mas não pode viver sem ela. Pela manhã, ao tomar conhecimento de que Burke foi demitido, Matt vai ao hangar, onde Roger imediatamente o insulta, obrigando Burke a acalmar as coisas. Uma hora antes do show, o avião ainda não está consertado e o gerente da exposição tenta imobilizá-lo, mas Roger implora por outra chance. Jiggs, em seguida, admite que ele impediu o avião de funcionar de propósito, acreditando ser muito perigoso voar, mas em resposta aos pedidos de Roger, ele termina ligando o motor.

Quando Roger embarca no avião, ele confessa à LaVerne que a ama e deseja receber o prêmio em dinheiro para começar uma nova vida. Roger está ganhando a corrida com facilidade quando seu motor de repente pega fogo, e para não machucar ninguém no campo, ele dirige o avião em direção ao oceano e cai, morrendo instantaneamente. Mais tarde, Jiggs pede desculpas à LaVerne por nunca pôr fim aos rumores sobre a paternidade de Jack, levando-a a jogar suas novas botas pela janela.

Embora LaVerne se sinta culpada por beijar Burke e não querer nada com ele, ela concorda em acompanhá-lo ao memorial de Roger. Lá, não vendo outra escolha, ela aceita a oferta de Matt de mandar Jack para a escola em troca de sua companhia. Por outro lado, depois que seu editor devolve seu emprego, Burke vai à casa de Matt e informa LaVerne que a está enviando, juntamente com Jack, para Iowa. Embora, inicialmente, resista a ele, quando Burke lhe pergunta qual é verdadeiramente seu sonho, ela percebe que não tem que desistir de seu desejo de levar uma vida decente, e o acompanha até o aeroporto. Lá, ele lhe empresta um livro que ela admirou e lhe pede para devolvê-lo pessoalmente.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Douglas Sirk, a partir de um roteiro escrito por George Zuckerman, “Almas Maculadas” é um filme norte-americano produzido pela Universal Pictures em 1958. Sua trama, baseada num livro de William Faulkner, fala do estranho relacionamento entre Roger Shumann, sua esposa LaVerne, o mecânico de Roger, Jiggs, e um repórter local, Burke Devlin.

Embora não tenha sido premiado, Sirk demonstra mais uma vez seu completo domínio da câmera, brindando-nos com mais um belo trabalho. Merece ainda registro a bela fotografia em CinemaScope preto e branco, assinada por Irving Glassberg. No elenco, Rock Hudson é o grande destaque, seguido pelas ótimas atuações de Robert Stack, Dorothy Malone e Jack Carson.

CAA