Filmes por gênero

O GRANDE NAUFRÁGIO (1960)

The last voyage
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A última viagem (Portugal)
Panique à bord (França)
La crociera del terrore (Itália)
El último viaje (Argentina, Espanha, México)
Die letzte fahrt der Claridon (Alemanha / Áustria)
Sista kryssningen (Suécia)
S.O.S. 'Claridon' synker (Dinamarca)
Ostatnia podróz (Polônia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Andrew L. Stone
Roteiro: Andrew L. Stone
Produção: Andrew L. Stone, Virginia L. Stone
Música Original: Andrew L. Stone, Virginia L. Stone
Direção Musical: Rudy Schrager
Fotografia: Hal Mohr
Edição: Virginia L. Stone
Efeitos Sonoros: Philip Mitchell
Efeitos Especiais: Augie Lohman
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1993

Elenco

Robert Stack Cliff Henderson
Dorothy Malone Laurie Henderson
George Sanders Capitão Robert Adams
Edmond O'Brien 2º Engenheiro Walsh
Woody Strode Hank Lawson
Jack Kruschen Engenheiro Chefe Pringle
Joel Marston 3ºOficial Ragland
George Furness 3º Oficial Osborne
Richard Norris 3º Engenheiro Cole
Marshall Kent Contramestre
Andrew Hughes Operador de rádio
Tammy Marihugh Jill Henderson
Robert Martin 2º Imediato Mace
Bill Wilson Youth

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhores Efeitos Especiais (Augie Lohman )

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Atuação (Robert Stack)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Quando Cliff Henderson é transferido para Tóquio, ele, sua mulher Laurie e sua jovem filha Jill embarcam no luxuoso, embora velho, transatlântico Claridon. Durante a viagem, um incêndio tem início na casa das caldeiras e, rapidamente, se espalha para outras partes do navio. Alguns oficiais tentam alertar os passageiros para o perigo potencial da situação, mas o Capitão Robert Adams insiste para que eles ajam como se nada tivesse ocorrido.

O fogo é apagado, mas no dia seguinte, membros da tripulação observam que a pressão da caldeira aumentou consideravelmente porque diversas válvulas de segurança se tornaram inoperantes ao se fundirem durante o incêndio. Diante dessa situação, Pringle, o engenheiro-chefe, ordena que os membros da tripulação deixem imediatamente a casa da caldeira, mas ele não consegue sair a tempo, morrendo após ocorrer uma forte explosão.

A explosão igualmente mata vários passageiros, deixa Laurie presa por baixo de uma viga e Jill encurralada no outro lado de sua cabine. Com dificuldade, Cliff consegue resgatar a filha, mas não tem sucesso ao tentar tirar a viga para libertar Laurie. Preocupado, ele sai à procura de ajuda.

Na ponte de comando, o Capitão ignora os avisos do Primeiro Oficial, Osborne, e decide que os passageiros não se acham em perigo. Depois de muito procurar, finalmente Cliff encontra Hank Lawson, um membro negro da tripulação que trabalhava na casa da caldeira e que se dispõe a ajudá-lo. O problema, agora, é encontrar um maçarico que permita cortar a viga que prende Laurie.

A situação se deteriora a cada minuto e, finalmente, quando é dada a ordem para que os passageiros abandonem o transatlântico em botes salva-vidas, Laurie tenta convencer Cliff a pegar a filha e partir num desses botes. No entanto, ele concorda em colocar Jill em um bote salva-vidas, mas insiste em permanecer ao lado da esposa.

Os botes levam os passageiros resgatados para um navio de pesca havaiano que se aproxima. Hank pede a um grupo de passageiros que, ao chegarem ao navio de pesca, providenciem um maçarico para que possam libertar Laurie. Esta, por outro lado, pede-lhe que a ajude a cometer suicídio, como forma de fazer com que seu marido se salve.

O Capitão Adams ordena a Walsh que ajude Cliff, mas o engenheiro, cujo pai morreu no Titanic, decide salvar seus homens e acusar o Capitão de sacrificar vidas a fim de garantir sua própria promoção. A acusação de Walsh bate fundo no Capitão, que se retira para seu escritório, onde é morto quando parte da chaminé cai sobre ele.

O bote salva-vidas retorna do navio de pesca com um maçarico e Hank, Walsh e Cliff começam a cortar a viga de aço que prende Laurie. A água, que continua a subir, está prestes a encobrir sua cabeça, quando ela é finalmente libertada. Os quatro chegam ao convés superior a tempo de pegarem um bote salva-vidas, pouco antes do Claridon afundar.

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo cineasta californiano Andrew L. Stone, “O Grande Naufrágio” é um bom filme do início dos anos 1960. Como seu título bem expressa, sua trama gira em torno do naufrágio de um grande transatlântico, dos momentos vividos por passageiros e tripulação diante de tamanho desastre.

Na direção, Stone nos brinda com um bom trabalho, no que é ajudado pelos impressionantes efeitos especiais a cargo Augie Lohman. No elenco, chamaram-me atenção os desempenhos dos atores Dorothy Malone e Robert Stack, ao transmitirem o desespero e o pânico vividos por seus respectivos personagens.

Enfim, “O Grande Naufrágio” é um filme que merece ser visto.

CAA