Filmes por gênero

MEU ÓDIO SERÁ SUA HERANÇA (1969)

The wild bunch
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A quadrilha selvagem (Portugal)
La horde sauvage (França)
l mucchio selvaggio (Itália)
Grupo salvaje (Espanha)
La pandilla salvaje (Argentina, México, Peru)
The Wild Bunch - Sie kannten kein Gesetz (Austria, Alemanha)
Det vilda gänget (Suécia)
Den vilde bande (Dinamarca)
Дикая банда (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Sam Peckinpah
Roteiro: Sam Peckinpah, Walon Green
Produção: Phil Feldman, Roy N. Sickner
Música Original: Jerry Fielding
Direção Musical: Sonny Burke
Fotografia: Lucien Ballard
Edição: Lou Lombardo
Direção de Arte: Edward Carrere
Guarda-Roupa: Gordon T. Dawson
Maquiagem: Al Greenway
Efeitos Sonoros: Robert J. Miller, Dan Wallin
Efeitos Especiais: Bud Hulburd
Nota: 9.4
Filme Assistido em: 1991

Elenco

William Holden Pike Bishop
Ernest Borgnine Dutch Engstrom
Edmond O'Brien Freddie Sykes
Robert Ryan Deke Thornton
Warren Oates Lyle Gorch
Jaime Sánchez Angel
Ben Johnson Tector Gorch
Emilio Fernández General Mapache
Strother Martin Coffer
L.Q. Jones T.C
Albert Dekker Pat Harrigan
Bo Hopkins Crazy Lee
Dub Taylor Reverendo Wainscoat
Paul Harper Ross
Jorge Russek Major Zamorra
Alfonso Arau Tenente Herrera
Chano Urueta Don José
Elsa Cárdenas Elsa
Bill Hart Jess
Rayford Barnes Buck
Stephen Ferry Sargento McHale
Sonia Amelio Teresa
Aurora Clavel Aurora
Enrique Lucero Ignacio
René Dupeyrón Juan
Graciela Doring Emma

Prêmios

Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos

Prêmio de Melhor Fotografia (Lucien Ballard)

Editores do Cinema Americano, USA

Prêmio Golden Reel de Melhor Edição de Som

National Film Preservation Board, USA

National Film Registry 1999

Prêmios Jules Verne

Prêmio Jules Verne Légendaire

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Roteiro Original (Walon Green, Sam Peckinpah)

Oscar de Melhor Trilha Sonora (Jerry Fielding)

Grêmio dos Diretores da América

Prêmio por Direção Excepcional (Sam Peckinpah)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante (Robert Ryan)

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Filme de Ação - Drama

Associação de Críticos da Turquia, Istanbul

Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro (3º lugar)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1913, no auge da Revolução Mexicana, na cidade fictícia  de Starbuck, no sul do Texas, o "Wild Bunch", liderado por Pike Bishop, e incluindo o holandês Engstrom, Lyle e Tector Gorch, Angel, Buck e Clarence Lee, dentre outros, entra na cidade, com metade deles vestidos como soldados da cavalaria dos Estados Unidos. Eles passam por um grupo de crianças que torturam um par de escorpiões, colocando-os em um monte de formigas vermelhas. A gangue invade o escritório da ferrovia e o segura, mas no telhado do hotel San Rafael, do outro lado da rua, encontra-se um bando de caçadores de recompensas, liderado por Patrick Harrigan, um detetive da ferrovia, e Deke Thornton, um ex-membro da gangue que está sofrendo uma emboscada, juntamente com os caçadores de recompensas desalinhados  Coffer, TC, Huey e Jess.
 
A fuga da gangue é interrompida pelo sindicato local, que está realizando um desfile na cidade, liderado pelo reverendo Wainscoat. Vários membros da gangue, dentro e fora do escritório da ferrovia, localizam os caçadores de recompensas e Pike usa um funcionário da ferrovia, como isca, jogando-o para fora do escritório da ferrovia para atrair o fogo dos caçadores de recompensas, permitindo a fuga da gangue.
 
Um tiroteio ocorre, em seguida, com membros de gangues, caçadores de recompensas e civis apanhados no fogo cruzado, resultando em várias mortes. Apenas seis membros da gangue escapam, Pike, Dutch, os Gorches, Angel e Buck, que foi baleado no rosto. Os demais membros da gangue foram mortos. Crazy Lee é deixado para trás para manter os clientes do escritório da ferrovia como reféns. Quando a gangue de Harrigan e Thornton desce do telhado do hotel para vasculhar os diversos cadáveres, ele é finalmente morto por Harrigan. Fora da cidade, Pike misericordiosamente mata Buck, que não pode continuar cavalgando devido aos ferimentos sofridos.
 
Os membros sobreviventes da gangue chegam a uma pequena cidade mexicana, onde outro membro da gangue, o velho Freddie Sykes, está esperando com cavalos e selas. Eles percebem que o roubo foi armado pela ferrovia, uma vez que todos oa seus ganhos não foram nada além de sacos de arruelas de aço. Os Gorches quase se voltam para Angel e Sykes, mas são controlados por Pike e Dutch. Mais tarde, Sykes revela à Pike que Crazy Lee, que foi deliberadamente deixado para trás por Pike, era seu neto.
 
Pike e seus homens voltam para a aldeia de Angel e permanecem lá por um dia e uma noite. Nesse período, ele fica sabendo, através de um ancião da aldeia, que a aldeia foi atacada pelo general Mapache, um general mexicano que trabalhava para o governo do general Huerta. O pai de Angel foi enforcado e sua namorada foi levada por Mapache para ele. Embora ele diga que não vingará seu pai, Angel continua obcecado em se vingar de Mapache.
 
A quadrilha então segue para a pequena cidade de Água Verde para trocar seus cavalos. Quando eles visitam o General, Angel vê Teresa, sua namorada, apresentando um pônei para Mapache. Angel atira nela, nos braços de Mapache, quase levando a um confronto tenso entre mexicanos e a gangue, mas Pike e Dutch neutralizam. Mais tarde, eles são contratados por Mapache e seus conselheiros militares alemães para roubar um carregamento de armas dos Estados Unidos para ele, que eles concordam por um preço de dez mil dólares.
 
Na trilha em direção à Água Verde, eles são recebidos por um pequeno grupo de homens de Pancho Villa, amigos de Angel. Os camaradas mexicanos de Angel se aproximam silenciosamente do grupo, após o anoitecer, e os mantêm como reféns por alguns minutos, até que Angel consegue acalmá-los. Por outro lado, enquanto esperava notícias em uma estação telegráfica, Mapache e sua comitiva são atacados por forças lideradas por Pancho Vila e derrotados.
 
Na manhã seguinte, Pike decide tomar uma decisão final, enquanto examina sua última garrafa de uísque e a mulher com quem passou a noite. Os quatro membros da gangue carregam espingardas, rifles e armas de fogo semiautomáticas e marcham até a sede de Mapache. Depois de exigir a libertação de Angel, um Mapache bêbado corta sua garganta e ele é posteriormente morto a tiros por Pike e Dutch. Após um momento tenso,os soldados mexicanos bêbados, sob o comando de Mapache reagem, sem saberem o que fazer. Depois de alguns segundos, Dutch olha para Pike e ri, na verdade pensando que eles podem escapar impunes por matar Mapache, por ser uma morte justificável. No entanto, Pike não achou graça e, deliberadamente, mira no Capitão Mohr, conselheiro de Mapache, e o mata a tiros.
 
Eles infligem muitas baixas aos soldados mexicanos, mas finalmente caem devido ao grande número de seus inimigos. Lyle e Tector são baleados enquanto tentam manejar a metralhadora, depois de serem baleados nas costas por uma prostituta mexicana. Pike é finalmente morto por um jovem mexicano, que empunhava um rifle, e outros soldados, em uma saraivada de balas. Logo depois, Dutch é igualmente morto.
 
Após a batalha, com o exército de Mapache quase aniquilado, Thornton e seus homens sobreviventes cavalgam para a cidade e começam a saquear os corpos dos soldados mexicanos,  enquanto Thornton olha para seus colegas mortos, pegando o revólver não usado de Pike. Thornton se recusa a se juntar aos caçadores de recompensas quando eles retornam aos Estados Unidos, permanecendo em Água Verde. No entanto, eles são emboscados e mortos em algum lugar da trilha. Na cena final, Sykes, Don José e um grande grupo de rebeldes da Villa chegam mais tarde à cidade, e Thornton decide se juntar a eles.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Sam Peckinpah, a partir de um roteiro por ele escrito, juntamente com Walon Green, "Meu Ódio Será Sua Herança" é um filme produzido em 1969 pela Warner Bros./Seven Arts.
 
Na direção, Peckinpah realiza um ótimo trabalho, no que é ajudado por uma excelente fotografia, a cargo de Lucien Ballard, e por uma bela trilha sonora. No elenco, Robert Ryan brilha no papel de Thornton, seguido pelas ótimas atuações de William Holden e Ernest Borgnine.
 
CAA