Filmes por gênero

SELVAS INDOMÁVEIS (1955)

Escape to Burma
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Os rubis do príncipe birmano (Portugal)
L'avventuriero di Burma (Itália)
Les rubis du prince birman (França)
Huída a Birmania (Espanha)
Évasion en Birmanie (Bélgica)
Flucht nach Burma (Alemanha)
Främlingen från djungeln (Suécia)
Flugten til Burma (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Aventura
Direção: Allan Dwan
Roteiro: Hobart Donavan, Talbot Jennings
Produção: Benedict Bogeaus
Música Original: Louis Forbes
Fotografia: John Alton
Edição: Carlo Lodato
Direção de Arte: Van Nest Polglase
Figurino: Gwen Wakeling
Nota: 6.9
Filme Assistido em: 1998

Elenco

Barbara Stanwyck Gwen Moore
Robert Ryan Jim Brecan
David Farrar Cardigan
Murvyn Vye Makesh
Lisa Montell Andora
Robert Warwick The Sawbwa
Reginald Denny Comissário
Robert Cabal Kumat
Peter Coe Capitão da Guarda
Alex Montoya Dacoit
Anthony Numkena Kasha
John Mansfield Sargento
Gavin Muir Astrólogo
Lal Chand Mehra Poo Kan

Sinopse

No palácio real em Sakar, na Birmânia, o capitão C. J. Cardigan, do Gabinete de Segurança, relata ao Sawbwa, cujo filho foi morto recentemente na selva, que o assassino foi identificado como sendo Jim Brecan, o parceiro de negócios americano do príncipe. Embora Sawbwa queira que Brecan seja capturado e executado, Cardigan, que é britânico, insiste que ele seja julgado legalmente quando for preso. O capitão suspeita que Brecan vai procurar refúgio com Gwen Moore, uma americana proprietária de uma plantação de teca, e se dirige para sua propriedade.

Enquanto isso, na selva, Brecan escapa dos homens armados de Sawbwa e chega à propriedade de Gwen. Ao vê-lo se servindo de sua bebida, ela fica surpresa. Passando-se por um vagabundo chamado Jim Martin, Brecan a ajuda a encontrar um tigre que seus trabalhadores supersticiosos acreditam ser um espírito maligno. Ele atira no tigre quando este está prestes a atacar Gwen e, ao acampar naquela noite, a beija.

Mais tarde, na casa de Gwen, Brecan interrompe discretamente o rádio e atira em um intruso que o espiona. Depois que ele afirma que o desconhecido estava tentando roubar uma bolsa de rubis que ele possui, Gwen coloca suas jóias num cofre. No dia seguinte, quando os moradores se envolvem em comemorações do Ano Novo, Cardigan chega à propriedade de Gwen, alegando ser um comprador de elefantes. Na ocasião, ele questiona Brecan e toma nota de sua arma, uma Luger, o mesmo tipo de arma usada para atirar no príncipe.

Gwen logo deduz que Cardigan não sabe nada sobre elefantes e exige saber por que ele se encontra em sua propriedade. Ele, então, revela sua missão, explicando que tem a bala que matou o príncipe e quer confrontá-la com as da arma do americano. Gwen, que se apaixonou por Brecan, se recusa a acreditar em Cardigan e ordena que seus homens o prendam, contra uma árvore, para impedi-lo de perseguir seu amante. Cardigan aponta sua arma para Brecan enquanto ele está prestes a fugir a cavalo, mas o americano dispara de volta, atingindo a perna de um dos homens. Embora Brecan consiga escapar para a selva, Cardigan consegue extrair a bala da perna do homem atingido. Logo em seguida, quando Gwen parte para avisar Brecan do que está ocorrendo, o capitão a segue e prende Brecan.

No caminho de volta para Sakar, os três passam a noite em uma casa deserta. Enquanto estão dormindo, vários bandidos entram correndo, libertam Brecan e amarram Gwen e Cardigan. No entanto, quando um dos ladrões tenta molestar Gwen, o capitão reage em voz alta, fazendo com que Brecan lute contra o bandido, impedindo-o de matar Cardigan. Depois que os ladrões se dispersam, Brecan desata Gwen e Cardigan, pega as duas balas Luger e desaparece.

Mais tarde, no palácio, um dos bandidos, que foi capturado pela polícia, mostra ao Sawbwa um relógio que ele roubou de Brecan, que pertencera ao príncipe. Empenhado em vingar seu filho, o Sawbwa envia sua guarda para a selva. Lá, quando uma tempestade irrompe, Gwen e Cardigan procuram abrigo em outra casa deserta, onde encontram Brecan. Os três passam uma noite inquieta juntos, e na manhã seguinte, o americano consegue fugir e se dirige à propriedade de Gwen. Cardigan e Gwen o seguem e, ao chegarem lá, têm que lutar contra a guarda enviada pelo Sawbwa. Quando, finalmente, a casa é invadida e Gwen ferida, Brecan resolve se entregar.

Logo depois, um menino, que antes tentara falar com Brecan, entrega a Cardigan uma carta escrita pelo príncipe. Ele explica que o príncipe lhe confiou a carta antes de morrer de uma doença grave. Agora, inseguros em relação à culpa de Brecan, Cardigan e Gwen se dirigem ao palácio, onde o encontram sendo chicoteado pelos homens de Sawbwa. Enquanto este ouve atentamente, Gwen lê em voz alta a carta do príncipe, que revela que ele contraíra a peste e se havia seqüestrado para impedir sua disseminação.

O Sawbwa ordena que Brecan seja trazido até ele, ocasião em que ele explica que foi forçado a atirar no príncipe porque, no final, ele ficou louco com delírio e estava prestes a entrar em uma vila e infectar pessoas. Depois que o Sawbwa defende Brecan, Cardigan liberta o americano e devolve seus rubis. Brecan, por sua vez, dá os rubis para o Sawbwa e aguarda com expectativa um futuro feliz com Gwen.

imagem imagem imagem