Filmes por gênero

DE VOLTA DA ETERNIDADE (1956)

Back from eternity
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Regresso da eternidade (Portugal)
Les échappés du néant (França)
Ritorno dall'eternità (Itália)
Regreso de la eternidad (Espanha)
Zurück aus der ewigkeit (Alemanha)
Stormdrivet flygplan (Suécia)
Powrót z wiecznosci (Polônia)
Tilbage fra evigheden (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: John Farrow
Roteiro: Jonathan Latimer
Produção: John Farrow
Música Original: Franz Waxman
Fotografia: William C. Mellor
Edição: Eda Warren
Direção de Arte: Gene Allen, Albert S. D'Agostino
Guarda-Roupa: Ann Peck
Maquiagem: Gustaf Norin
Efeitos Sonoros: Terry Kellum, Jean L. Speak
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1957

Elenco

Robert Ryan Bill Lonagan
Anita Ekberg Rena
Rod Steiger Vasquel
Phyllis Kirk Louise Melhorn
Keith Andes Joe Brooks
Gene Barry Jud Ellis
Fred Clark Crimp
Cameron Prud'Homme Professor Henry Spangler
Beulah Bondi Martha Spangler
Jesse White Pete Boswick
Adele Mara Maria Alvarez, aeromoça
Jon Provost Tommy Malone
Tol Avery Thomas J. Malone
Barbara Eden Estudante de Jornalismo
Maurice Hill Professor Rittenhouse
Charles Meredith Dean Simmons
James Burke Grimsby, gerente da Companhia Aérea
Roy Darmour Gângster no Aeroporto
Tristram Coffin Paul
Manuel París Pedro, garçom
Dan Bernaducci Barman no Panamá
Joe Gray Jogador
Jack Kenny Jogador
Ralph Volkie Jogador

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Rena, uma prostituta que tem usado documentos de identidade ilegais para viajar da Áustria para Las Vegas, é rejeitada por seu chefe, que a envia para Sophie Raditz em Boca Grande, América do Sul. Em seu avião, encontram-se o professor aposentado Henry Spangler, sua esposa Martha e Pete Boswick, enviado por seu chefe mafioso, Thomas J. Malone, para proteger seu filho Tommy, de seis anos, em Boca Grande, até que ele possa se juntar a eles. O avião faz uma escala no Panamá, onde embarcam Jud Ellis, sua noiva Louise Melhorn e os pilotos Bill Lonagan e Joe Brooks. Joe se mostra preocupado com a aparente desorganização de Bill, mas a aeromoça, Maria Alvarez, lhe assegura que ele é um herói de guerra competente que tem passado por algumas dificuldades. Por outro lado, ressentindo-se de estar fazendo o papel de uma babá para uma criança, Pete deixa Tommy aos cuidados da aeromoça e desembarca. No entanto, ao ler num jornal a notícia de que Malone havia sido assassinado, ele percebe que Tommy agora é um órfão e corre de volta para o avião, a fim de acompanhá-lo.

O avião voa para San Dimas, Califórnia, onde todos desembarcam para uma longa parada. Lá, Pete deixa Tommy abandonado, fazendo com que Louise e depois Rena se preocupem com o garoto. Por outro lado, ao chegar ao Bar, Rena se aproxima de Bill que, irritado com suas colocações em relação à bebida, lhe diz que seria melhor que ela ficasse em San Dimas. Por outro lado, ao saber que o avião não irá decolar na hora, Jud Ellis confronta Bill, que admite que aguarda Vasquel, um assassino que deverá ser executado em Boca Grande. Pouco depois, o criminoso chega aos cuidados de Crimp, um ousado caçador de recompensas.

Logo após a decolagem, Joe se pergunta o que Louise vê em seu noivo, enquanto o professor Spangler e Vasquel falam sobre os índios Javaro, caçadores de cabeças que vivem nas florestas que estão sobrevoando. Ao lado, Crimp lê em voz alta a notícia da morte de Malone, fazendo com que Tommy pergunte pelo pai. Logo depois, uma forte tempestade se abate sobre o avião, que não pode voar alto o suficiente para se livrar da forte chuva que cai. Como consequência, os passageiros tornam-se cada vez mais nervosos, o que é agravado quando um cilindro de ar comprimido explode em chamas. Joe se vê forçado a nocautear Crimp para contê-lo, mas logo depois outro cilindro bate na porta da cabine, destruindo suas dobradiças.

Maria Alvarez, a aeromoça, vê Tommy se dirigir em direção à porta danificada e corre para salvá-lo, mas termina sendo sugada pelo vácuo formado pelo ar. Quando um dos motores falha, Bill consegue fazer uma aterrissagem de emergência e, quando o tempo melhora, ele examina os danos causados pela tempestade. Em seguida, ele comunica que estão longe da rota que os aviões de busca provavelmente vão utilizar. Quando Jud Ellis reclama que Bill está tomando o controle da situação, Vasquel, que se manteve mais calmo, ressalta que, por lei, o piloto é o membro mais graduado do grupo. Ele, então, revela que está com a arma de Crimp, mas voluntariamente a entrega a Bill para ajudá-lo a manter a paz. Por outro lado, Joe sugere que providenciem uma fogueira para chamar a atenção dos que passarem pela região.

Seis dias depois, Crimp ouve tambores nativos, enquanto Joe explica para Louise seu plano para consertar o motor do avião. Eles são interrompidos por Jud Ellis, que se mostra com ciúmes da atenção que sua noiva está dando ao estranho. Enquanto isso, Rena e Bill dividem uma bebida, ocasião em que ele reconhece que precisa beber menos e se compromete a ajudar Ben em seus esforços para encontrar uma saída para o grupo. Certo dia, Crimp ouve Vasquel revelar ao professor Spangler que os indígenas deixarão de tocar seus tambores quando estiverem prestes a atacá-los. Naquela noite, ele rouba a arma e, sozinho, entra na selva. Por outro lado, sem condições de caçar algo para comerem, Jud Ellis entra em pânico, assustando Tommy. No dia seguinte, Joe anuncia que o motor é reparável, o que agrada a todos, menos a Vasquel. Naquela noite, Jud Ellis se embriaga, forçando Bill a imobilizá-lo, ocasião em que Louise confessa que não está usando mais seu anel de noivado. No dia seguinte, o professor Spangler e Martha perguntam a Vasquel quem ele matou, ocasião em que o condenado revela que, ao tentar assassinar um ditador, ele atingiu um espectador inocente. Ele explica que deixou a Alemanha em busca de um mundo livre, mas agora já não acredita que a "civilização" exista.

Finalmente, o avião é reparado, mas logo depois, Tommy vagueia pela selva. Quando Pete e Rena encontram o garoto ao lado do corpo decapitado de Crimp, ele pega a arma para tentar repelir os indígenas. Vasquel adverte o grupo que precisam partir o mais breve possível, mas Bill se recusa a decolar sem Pete, que logo aparece, mortalmente ferido por uma lança. Os restantes nove embarcam no avião, mas com apenas um motor, este falha por excesso de peso. Bill explica, então, que o avião só poderá transportar quatro adultos e Tommy. Ao perceber que tal fato significa a morte de quatro deles, o grupo se prepara para decidir quais deverão embarcar até que, com a arma em punho, Vasquel anuncia que ele vai fazer a escolha.

Na ocasião, Louise e Joe confessam seu amor um pelo outro, enquanto Bill entrega seu dinheiro à Rena, pedindo-lhe para usá-lo em benefício de Tommy. Por outro lado, quando o professor Spangler e Martha informam que, como os mais velhos do grupo, serão voluntários para ficarem, Vasquel revela que tal atitude fez com que ele voltasse a crer na humanidade. De repente, as batidas dos tambores cessam e Vasquel anuncia que Bill, Louise, Joe, Rena e o jovem Tommy devem partir imediatamente. Enfurecido, Jud Ellis tenta atacá-lo,  mas é morto por ele.

Logo após a decolagem do avião, os indígenas chegam ao local. Com apenas duas balas em sua arma, Vasquel atira no professor Spangler e em sua mulher, a fim de poupá-los de uma morte mais sofrida. Finalmente, orando, ele aguarda seu destino.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta John Farrow, a partir de um roteiro escrito por Jonathan Latimer, “De Volta da Eternidade” é um filme norte-americano produzido pela John Farrow Productions em 1956. Sua trama, baseada numa história de Richard Carroll, conta o drama vivido por onze passageiros quando o avião em que viajam se vê obrigado a fazer um pouso de emergência em plena selva colombiana. Na realidade, trata-se de uma nova versão do filme “Cinco Devem Morrer”, produzido em 1939 pela RKO Radio Pictures.

Embora não se trate de uma obra premiada, a direção de Farrow é de primeira linha, assim como a bela fotografia, em preto e branco, assinada por William Mellor. Na área técnica, merece ainda ser mencionada, a ótima trilha sonora a cargo do grande Franz Waxman.

No elenco, Rod Steiger brilha no papel do criminoso Vasquel, seguido pela ótima atuação de Robert Ryan. Merece ainda ser citada a bela atriz sueca, Anita Ekberg, com uma boa atuação no papel da prostituta Rena.

CAA