Filmes por gênero

TRINTA SEGUNDOS SOBRE TÓQUIO (1944)

Thirty seconds over Tokyo
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Trente secondes sur Tokyo (França)
Missione segreta (Itália)
Treinta segundos sobre Tokyo (Argentina, Espanha)
30 Sekunden über Tokio (Austria)
Dreißig Sekunden über Tokio (Alemanha)
30 sekunder över Tokio (Suécia)
Dertig seconden boven Tokio (Holanda)
Тридцать секунд над Токио (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: 2ª Guerra Mundial, Drama, Histórico
Direção: Mervyn LeRoy
Roteiro: Dalton Trumbo
Produção: Sam Zimbalist
Música Original: Herbert Stothart
Fotografia: Harold Rosson, Robert Surtees
Edição: Frank Sullivan
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Paul Groesse
Guarda-Roupa: Irene, Kay Dean
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Efeitos Especiais: A. Arnold Gillespie, Donald Jahraus, Warren Newcombe
Nota: 8.8
Filme Assistido em: 1991

Elenco

Van Johnson Tenente Ted Lawson
Robert Walker Cabo David Thatcher
Tim Murdock Tenente Dean Davenport
Don DeFore Tenente Charles McClure
Herbert Gunn Tenente Bob Clever
Phyllis Thaxter Ellen Lawson
Stephen McNally Tenente Thomas 'Doc' White
Spencer Tracy Tenente-Coronel James H. Doolittle
John R. Reilly Tenente Jacob 'Shorty' Manch
Robert Mitchum Piloto Bob Gray
Louis Jean Heydt Tenente da Marinha Henry Miller
Ching Wah Lee Guerilla Charlie
Hsin Kung Dr. Chung
Scott McKay Capitão David M. 'Davey' Jones
Donald Curtis Tenente Randall
William Phillips Tenente Don Smith
Douglas Cowan Tenente Everett 'Brick' Holstrom
Paul Langton Capitão 'Ski' York
Leon Ames Tenente Jurika
Bill Williams Bud Felton
Robert Bice 'Jig' White
Alan Napier Sr. Parker
Ann Shoemaker Sra. Parker
Dorothy Morris Jane
Jacqueline White Emmy York
Selena Royle Sra. Reynolds
Harold Fong Capitão de Barco de Patrulha
Charles Gordon Sargento Williams
Harry Hayden Juiz
Jack McClendon Dick Joyce

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhores Efeitos Especiais e Sonoros (A. Arnold Gillespie, Donald Jahraus, Warren Newcombe, Douglas Shearer)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Robert Surtees, Harold Rosson)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em janeiro de 1942, quando o tenente-coronel James H. Doolittle chama voluntários para uma missão ultrassecreta da Força Aérea do Exército, Ted Lawson é um dos muitos homens a oferecer seus serviços. Ele e sua tripulação do B-25, o copiloto Dean Davenport, o artilheiro David Thatcher, o bombardeiro Bob Clever e o navegador Charles McClure, são enviados para treinamento em Eglin Field, na Flórida, onde especulam, juntamente com as outras tripulações sobre a natureza da missão.
 
Durante o treinamento, Doolittle informa a eles que a missão será difícil e perigosa, e incentiva qualquer um deles a desistir, se se sentir inseguro, com dúvidas. O amigo de Ted e também piloto, Bob Gray, sugere a ele, por ter se casado recentemente, que ele tem muito a perder, mas Ted ignora as preocupações de Bob. Mesmo depois de descobrir que sua esposa Ellen, que aparece inesperadamente no campo de treinamento, vai ter um bebê, Ted continua determinado a participar da missão. Esposa devotada e solidária, Ellen apoia a decisão de Ted e garante a ele que não tem medo do futuro.
 
Enquanto ainda mantêm os detalhes da missão em segredo, Doolittle e o tenente naval Miller começam a treinar as tripulações para decolagens de curta distância. Como acontece com todas as tripulações do B-25, Ted e seus homens inicialmente, que chamaram seu avião de "O Pato Rompido", inicialmente têm problemas para realizar a difícil manobra, mas acabam dominando-a.
 
Após dez semanas de treinamento em abril, os homens são chamados para uma reunião no meio da noite e informados de que estarão partindo imediatamente para a Base Aérea Naval de Alameda, perto de San Francisco. Ted se despede apressadamente de Ellen, que promete escrever-lhe uma carta todos os dias, embora saiba que ele nunca as receberá. 
 
Em San Francisco, enquanto os aviões estão sendo carregados nos EUA Hornet, um porta-aviões da Marinha, Ted descobre que outra tripulação foi demitida da missão porque seu avião teve pequenos problemas mecânicos. Embora o "O Pato Rompido" tenha seus próprios pequenos problemas, Ted decide não dizer nada sobre eles, com medo de que o avião encalhe. Logo após o enorme navio zarpar, Doolittle finalmente revela aos homens que eles estarão conduzindo a primeira missão de bombardeio no Japão. Quando Ted e os demais membros são informados de que os aviões devem decolar do convés do porta-aviões, um feito nunca antes testado, eles entendem perfeitamente o propósito de seu treinamento. Naquela noite, Ted e Bob discutem a missão e concordam que, embora não odeiem o povo japonês, eles não têm escrúpulos em relação ao bombardeio.
 
Quando o Hornet se aproxima da costa japonesa, Doolittle dá aos homens uma instrução final, observando que, embora todos os alvos sejam militares, alguns civis japoneses serão mortos. Mais uma vez, Doolittle oferece aos homens uma chance de recuar, mas ninguém aceita. No dia seguinte, o porta-aviões é avistado pelos japoneses, forçando a missão, que havia sido planejada para a noite, a começar cedo. Doolittle, que ordenou que a tripulação do navio empurrasse ao mar qualquer avião que não partisse rapidamente, é o primeiro a decolar. "O Pato Rompido" tem problemas para dar partida, mas um Ted determinado faz o motor funcionar bem a tempo. Embora seu motor esquerdo esteja falhando, "O Pato Rompido" lança suas bombas sobre Tóquio e se dirige para a costa chinesa livre, onde pistas de pouso rudimentares foram construidas. Enquanto eles estão viajando para lá, no entanto, surge uma tempestade, obrigando Ted a fazer um pouso forçado perto da praia. O avião afunda, mas a tripulação nada para a costa. Todos, exceto David, estão feridos e a perna de Ted encontra-se gravemente cortada. Logo depois, no entanto, simpáticos aldeões chineses aparecem e carregam os americanos para um local seguro.
 
Ted e os outros fazem amizade com um lutador da resistência chinesa, apelidado de "Guerilla Charlie", que os ajuda a chegar à uma pequena cidade. Lá, o Dr. Chung cuida das feridas dos homens, mas como não tem remédios, ordena que sejam transportados para o hospital de seu pai a 25 quilômetros de distância. Com o exército japonês não muito atrás, os homens chegam ao hospital e descobrem que outra tripulação foi resgatada e está a caminho de lá. Embora as duas tripulações gostem do reencontro, Ted é informado de que sua perna, que desenvolveu gangrena, deve ser amputada. Ao relembrar dias mais felizes com Ellen, o quase delirante Ted encara a operação com coragem. Mais tarde, tendo se recuperado o suficiente para ser movido, ele é levado para Chungking juntamente com os demais homens feridos.
 
Depois de agradecer aos salvadores chineses, que ajudaram a salvar muitos outros americanos, incluindo Bob, a tripulação de "O Pato Rompido" retorna aos Estados Unidos. Ellen, então, recebe um telefonema de Doolittle e fica sabendo do ferimento de Ted e sua recusa de vê-la antes de conseguir uma perna artificial. Instada por Doolittle e por sua mãe, a agora visivelmente grávida Ellen vai visitar Ted no hospital e, depois de assegurar-lhe que ela ainda está muito apaixonada, o abraça.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Mervyn LeRoy, a partir de um roteiro escrito por Dalton Trumbo, "Trinta Segundos Sobre Tóquio" é um filme norte-americano produzido em 1944 pela Metro-Goldwyn-Mayer.
 
Na direção, LeRoy realiza um ótimo trabalho. O filme conta, ainda, com uma bela fotografia, a cargo de Robert Surtees e Harold Rosson e com excelentes efeitos especiais. No elenco, Van Johnson brilha no papel principal, seguido pelas ótimas atuações de Spencer Tracy e Don Defore.
 
CAA