Sinopse
Criminosos contratados, Billy Young e Jesse Boone, assassinam um general mexicano e fogem para a fronteira do Texas. Quando o cavalo de Billy tropeça, Jesse o abandona, e Billy encontra Kane, um antigo xerife de Dodge City que está à procura do assassino de seu filho. Kane se oferece para levar Billy para o Novo México, onde ele aceitou o cargo de vice-delegado, com a intenção de livrá-lo da acusação de assassinato.
Uma vez na cidade, no entanto, Kane descobre que ele tem problemas próprios. O Manda-Chuva local, John Behan, avisa que não há espaço para um homem da lei e, mais tarde, Lily Beloit, uma dançarina local que Behan considera sua propriedade privada, avisa Kane que Behan e seu colega Frank Boone planejam matá-lo. No entanto, consciente de que Boone é o homem que assassinou seu filho, Kane se recusa a deixar a cidade.
A situação se complica quando Jesse é preso por matar acidentalmente o velho Doc Cushman enquanto apontava para Kane. Este descobre que Jesse é filho de Boone e planeja usá-lo para forçar um confronto com o pai, mas Billy, na tentativa de impedir o tiroteio, liberta Jesse.
Embora Billy depois se ofereça para ajudar, ao tomar conhecimento, através de Lily, do assassinato do filho de Kane, este o deixa inconsciente e o tranca na cadeia. Quando o tiroteio finalmente tem início, tanto Behan quanto o ancião Boone são mortos.
No final, Kane e Lily partem com a intenção de se casarem, enquanto Billy se torna o novo vice-delegado da cidade.
Comentários
Escrito e dirigido pelo cineasta Burt Kennedy, “O Pistoleiro Marcado” é um faroeste norte-americano produzido pela empresa Talbot- Youngstein em 1969. Sua trama, baseada no romance "Who rides with Wyatt", de Will Henry, embora não seja seu ponto forte, não deixa de ser interessante.
A direção de Burt Kennedy se mostra apenas razoável, embora consiga manter um bom ritmo, principalmente em sua segunda metade. Quanto à trilha sonora, a cargo de Shelly Manne, ela não consegue acentuar os poucos momentos verdadeiramente dramáticos da narrativa. Por outro lado, a fotografia, assinada por Harry Stradling Jr., se mostra de primeira linha ao retratar as belezas do velho Oeste norte-americano.
No elenco, o maior destaque é, sem nenhuma dúvida, Robert Mitchum, no papel do Xerife Ben Kane, seguido pelas boas atuações de Angie Dickinson, Robert Walker Jr., David Carradine e Jack Kelly.
CAA