Filmes por gênero

PEREGRINOS DA ESPERANÇA (1960)

The sundowners
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Três vidas errantes (Portugal)
Les horizons sans frontières (França, Bélgica)
I nomadi (Itália)
Der endlose horizont (Alemanha)
Viddernas vagabond (Suécia)
Nomazi pe inserat (Romênia)
Przybysze o zmierzchu (Polônia)
Fjerne horisonter (Dinamarca)
Бродяги (União Soviética)
Pais: Reino Unido
Gênero: Drama, Aventura
Direção: Fred Zinnemann
Roteiro: Isobel Lennart
Produção: Gerry Blattner
Música Original: Dimitri Tiomkin
Direção Musical: Dimitri Tiomkin
Fotografia: Jack Hildyard
Edição: Jack Harris
Direção de Arte: Michael Stringer
Figurino: Elizabeth Haffenden
Guarda-Roupa: Joan Bridge
Maquiagem: George Frost
Efeitos Sonoros: David Hildyard
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1963

Elenco

Deborah Kerr Ida Carmody
Robert Mitchum Paddy Carmody
Peter Ustinov Rupert Venneker
Glynis Johns Sra. Firth
Dina Merrill Jean Halstead
Michael Anderson Jr. Sean Carmody
John Meillon Bluey Brown
Lola Brooks Liz Brown
Ewen Solon Halstead
Chips Rafferty Quinlan
Wylie Watson Herb Johnson
Lloyd Lamble Sr. Bateman
Molly Urquhart Sra. Bateman
Mervyn Johns Jack Patchogue, Prefeito de Cawndilla
Ronald Fraser Ocker
Colin Tapley Palmer
Bryan Pringle PC Thomas

Prêmios

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Atriz (Deborah Kerr)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio Especial

National Board of Review, USA

Prêmio NBR dos 10 Melhores Filmes

Prêmio NBR de Melhor Ator (Robert Mitchum)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Direção (Fred Zinnemann)

Oscar de Melhor Atriz (Deborah Kerr)

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Glynis Johns)

Oscar de Melhor Filme (Fred Zinnemann)

Oscar de Melhor Roteiro Adaptado (Isobel Lennart )

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Atriz Britânica (Deborah Kerr)

Prêmio de Melhor Filme Britânico

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Direção (Fred Zinnemann)

Grêmio dos Diretores da América

Prêmio por Direção Excepcional (Fred Zinnemann)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Atriz em um Drama (Deborah Kerr)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Direção (Fred Zinnemann)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro Adaptado (Isobel Lennart )

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

O irlandês-australiano Paddy Carmody é um pastor e tosquiador de ovelhas, vagando pelo país escassamente povoado com sua esposa Ida e o filho Sean. Eles estão constantemente em movimento, lançando sua barraca sempre que o sol se apaga. Ida e Sean gostariam de ter uma vida mais tranquila, mas Paddy insiste em não ficar em um lugar por muito tempo.

Certo dia, ao atravessarem uma mata, eles encontram um refinado inglês, Rupert Venneker, e o contratam para ajudá-los a transportar um grande rebanho de ovelhas até a cidade de Cawndilla.

Ao conhecerem a Sra. Firth, proprietária do hotel e de um saloon da cidade, uma viúva que se mostra interessada em Rupert, este decide permanecer na cidade, enquanto os Carmodys alugam um quarto, planejando seguir para Queensland no dia seguinte. No entanto, depois de ver tosquiadores de ovelhas se reunirem para fazerem trabalhos sazonais para os fazendeiros locais, Ida sugere a Sean que se ele e Paddy se empregarem, eles podem economizar dinheiro suficiente para se estabelecerem. Apesar da indecisão de Paddy, Ida consegue um emprego para ele e Sean com Quinlan, o capataz do rancho de Halstead. Para ela, tenta conseguir um emprego, como cozinheira, mas Quinlan reluta em contratar uma mulher.
 
Ao começar a tosquia, a esposa do proprietário do rancho, Jean Halstead, uma antiga socialite superprotegida e solitária, se apresenta à Ida. Logo depois, a esposa grávida de Bluey Brown, Liz, chega de uma viagem de três dias para estar perto do marido quando ocorrer o parto. Embora Quinlan lamente que o rancho não possa acolher a esposa de um tosquiador, Jean se oferece para abrigá-la em sua própria casa.

Enquanto isso, o engenhoso Rupert sugere desafiar o rancho vizinho a participar de um concurso de tosquia, onde os tosquiadores mais rápidos seriam os vencedores. Os homens de Halstead, confiantes de que Paddy será o vencedor, apostam nele. Enquanto isso, ele e Ida planejam ir à cidade em um sábado à noite, mas quando Liz entra em trabalho de parto, Ida permanece com ela.

No bar, em meio à alegria de seus colegas tosquiadores, Paddy bebe sozinho e, horas depois, quando Rupert chega com Sean de um espetáculo teatral, ele oferece ao filho sua primeira bebida. Mais tarde, Jean chega ao bar para buscar Bluey, a fim de que ele esteja em casa quando seu filho nascer. Por outro lado, ao descobrir que o marido deu bebida alcoólica ao filho, Ida perde o controle e dá uns tapas em Paddy. Os dois discutem, mas se desculpam na manhã seguinte. Entretanto, quando ele anuncia que a família vai deixar o rancho no próximo final de semana, Ida protesta por acreditar que eles vão envelhecer sem um mínimo de segurança, ocasião em que ele afirma que estará indo com ou sem ela.

No entanto, quando os tosquiadores se sentem traídos por Paddy, já que puseram todas as suas esperanças nele, Sean chama o pai de indigno e sujo e os dois quase se batem. Rupert encontra uma solução diplomática ao propor que os homens destinem parte de seus ganhos ao filho de Bluey. Feliz por ajudar o bebê, Paddy diz que vai ficar para o concurso, e depois decide permanecer até o final da temporada de tosquia. No entanto, todos ficam surpresos quando um homem mais velho, Herb Johnson, bate facilmente Paddy, deixando-o exausto.

Mais tarde, em um jogo de azar, Paddy ganha £ 200 e um belo cavalo de corrida branco, algo que ele sempre desejou ter, ao qual dá o nome de Sundowner. Na ocasião, Ida diz a Sean que eles agora têm £ 400 libras, o suficiente para o pagamento inicial de uma fazenda em Bulinga, que ainda está à venda. Por outro lado, ao descobrir que Sean é um grande cavaleiro, Paddy decide apostar nele em pequenas corridas, na esperança de, no futuro, participar de grandes corridas com a finalidade de ganhar bastante dinheiro.

Após a temporada, Rupert planeja partir com os Carmodys, embora lamente qualquer dano que venha causar à Sra. Firth. Ao surgir uma oportunidade, Paddy inscreve Sean em uma corrida em Bulinga, sem saber dos planos de Ida para comprar uma fazenda lá. Mais tarde, ao descobrir suas intenções, ele se mostra ressentido, mas concorda que sua ideia faz sentido. No entanto, naquela noite, ele se embriaga e perde todo o dinheiro em jogo.

Na manhã seguinte, Paddy se mostra envergonhado pelo ocorrido, embora Rupert lhe ofereça £ 100 que ele havia economizado. Eles agora esperam que Sean ganhe os prêmios de £ 200, de modo a terem o suficiente para viverem até que Paddy consiga um novo emprego. Quando Sean ganha a corrida, Paddy diz à Ida que  providenciou a venda de Sundowner por £ 200, que, somadas ao prêmio em dinheiro, permitirão que eles comprem a fazenda. Sabendo o quanto o cavalo significa para Paddy, Ida não concorda com a ideia. Enquanto discutem, eles tomam conhecimento de que Sundowner havia sido posteriormente desqualificado da corrida.

Embora a família se mostre inicialmente chateada, Ida quebra o clima rindo. "Lá vão as nossas chances de sermos nobres!", diz ela a Paddy. Quando o potencial comprador de Sundowner renuncia ao acordo inicialmente celebrado, alegando que, tendo em vista o fato de que o cavalo perdeu a corrida, ele só pagará £ 35 por ele, toda a família ri e o manda embora. Certos de que terão um futuro melhor, os Carmodys e Rupert, felizes, deixam a cidade levando Sundowner.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Fred Zinnemann, a partir de um roteiro escrito por Isobel Lennart, “Peregrinos da Esperança” é um filme britânico produzido pela empresa Warner Brothers Productions em 1960. Sua trama, baseada num romance de Jon Cleary, conta a história de uma família de pastores de ovelhas, na Austrália dos anos 1920, e a luta, dentro da família, entre os que desejam ter seu próprio rancho, a mãe e o filho, e o pai que pretende continuar a ter uma vida errante, sem destino.

Partindo de um ótimo roteiro, assinado por Isobel Lennart, Zinnemann nos brinda com um belo trabalho na direção, o que lhe valeu sua indicação a diversas premiações, inclusive a do famoso Oscar da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood. Na área técnica, merece ainda ser destacada a excelente fotografia a cores a cargo de Jack Hildyard.

No elenco, Deborah Kerr e Robert Mitchum brilham nos papéis principais, seguidos pelas boas atuações de Glynis Johns, Peter Ustinov e Dina Merrill.

CAA