Sinopse
Na Virgínia Ocidental, na década de 1930, ao longo do rio Ohio, o Pastor Harry Powell, um serial killer, foge da cena de seu último crime. Ele caminha por estradas rurais, pregando em pequenas cidades e racionaliza seus assassinatos dizendo a si mesmo que está punindo mulheres pecadoras e ganhando dinheiro para pregar a palavra de Deus. Em uma dessas pequenas cidades, ele é preso e condenado por dirigir um carro roubado.
Enquanto isso, um homem de uma família local, chamado Ben Harper, mata duas pessoas em um assalto bancário. Logo depois, ao chegar à sua casa, ele esconde o dinheiro do roubo dentro da boneca de pano de sua filha. Na ocasião, ele convence seus dois filhos, John e Pearl, a manter o esconderijo em segredo. Quando, finalmente, a polícia o localiza e o prende, John se mostra chocado com a brutalidade dos policiais.
Na cadeia, Harper e Powell compartilham uma mesma cela. Em suas conversas, Harper dá a entender que seus filhos têm conhecimento do local onde ele escondeu o dinheiro roubado do Banco. Algum tempo depois, quando Harper é executado por seus crimes, Powell é libertado da prisão, aproxima-se da viúva de seu companheiro de cela, Willa Harper, e termina se casando com ela.
Ele encanta a maioria dos habitantes da pequena cidade, mas John permanece desconfiado. Ele não compartilha o esconderijo do dinheiro com o padrasto e, frequentemente, lembra a irmã para manter o segredo. Por outro lado, Willa eventualmente descobre que seu novo marido está à procura do dinheiro, embora ele negue veementemente. Certo dia, no entanto, ele a mata, joga seu corpo no rio e passa a dizer que ela abandonou os filhos por uma vida de pecado. Com essa conversa, ele mantém a confiança e a simpatia dos habitantes da cidade. Dias depois, no entanto, o corpo de Willa é encontrado por Birdie Steptoe, um homem idoso que passa seus dias a beber. Receoso que as pessoas o culpem pela morte dela, ele prefere se manter em silêncio.
Enquanto isso, Powell ameaça as vidas das crianças e descobre que o dinheiro se acha escondido dentro da boneca. No entanto, elas fogem com a boneca e conseguem abrigo junto a uma mulher idosa, Rachel Cooper, que cuida de crianças sem teto. Powell vai atrás das crianças, mas Rachel o expulsa de sua propriedade. Ao anoitecer, ele retorna, mas é ferido com um tiro. Após descobrir o corpo de Willa, a polícia chegou para prendê-lo. Quando Powell é algemado, John quebra a boneca, lançando-a contra suas algemas. À medida que o dinheiro derrama, o garoto insiste que ele pode ficar com o dinheiro.
Algum tempo depois, Powell é julgado e condenado por seus crimes. Vários dos habitantes da pequena cidade, que anteriormente eram seus defensores, tentam linchá-lo, mas a polícia o retira pelas portas do fundo do edifício. Finalmente, John e Pearl têm seu primeiro Natal juntos com Rachel e sua nova família.
Comentários
Realizado pelo cineasta Charles Laughton, a partir de um roteiro escrito por James Agee, “O Mensageiro do Diabo” é um magnífico filme ‘noir’ produzido pela Paul Gregory Productions em 1955. Sua trama, baseada num romance de Davis Grubb, conta a história de um assassino de viúvas ricas que, ao sair da prisão, casa-se com a viúva de um ex-companheiro de cela, unicamente para pôr as mãos numa enorme quantia, fruto de um assalto a um Banco.
Na direção, o grande ator britânico Charles Laughton, em seu segundo e último filme como diretor, realiza um excelente trabalho ao impor uma boa dose de tensão e suspense, notadamente na segunda parte do filme. Merecem ainda ser destacadas, a excelente fotografia a cargo de Stanley Cortez, e a bela trilha sonora assinada por Walter Schumann.
No elenco, Robert Mitchum brilha no papel do Pastor Harry Powell. Com atuações bastante convincentes, destacam-se Rachel Cooper e Shelley Winters.
CAA