Filmes por gênero

À MINHA IRMÃ (2001)

À ma soeur!
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A mia sorella! (Itália)
Para a minha irmã (Portugal)
Fat girl (Estados Unidos)
Meine schwester (Alemanha)
For my sister (Austrália)
Moja siostra (Polônia)
Pais: França, Itália
Gênero: Drama
Direção: Catherine Breillat
Roteiro: Catherine Breillat
Produção: Jean-François Lepetit
Design Produção: François-Renaud Labarthe
Fotografia: Giorgos Arvanitis
Edição: Pascale Chavance
Figurino: Catherine Meillan, Ann Dunsford
Guarda-Roupa: Janet Latimer
Maquiagem: Claire Monatte, Dominique Colladant, Fabien Tuizat
Efeitos Sonoros: Jean Minondo, Vincent Arnardi, Frédéric Attal e outros
Nota: 7.9
Filme Assistido em: 2004

Elenco

Anaïs Reboux Anaïs Pingot
Roxane Mesquida Elena Pingot
Libero De Rienzo Fernando
Arsinée Khanjian Mãe
Romain Goupil François Pingot, pai
Laura Betti Mãe de Fernando
Albert Goldberg O assassino
Odette Barrière Amiga
Ann Matthijsse Amiga
Pierre Renverseau Amigo
Jean-Marc Boulanger Amigo
Claude Sese Policial
Marc Samuel Inspetor
Josette Cathalan Vendedora
Michel Guillemin Zelador
Frederick Bodin Garçom

Prêmios

Festival Internacional de Berlim, Alemanha

Prêmio Manfred Salzgeber (Catherine Breillat)

Festival Internacional de Cannes, França

Prix France Culture de Cineasta Francesa do Ano (Catherine Breillat)

Festival Internacional de Cinema de Rotterdam

Prêmio Movie Zone (Catherine Breillat)

Festival Internacional de Cinema de Chicago

Prêmio Gold Hugo de Melhor Filme (Catherine Breillat)

Indicações

Festival Internacional de Berlim, Alemanha

Prêmio Urso de Ouro (Catherine Breillat)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Anaïs, uma adolescente de 13 anos, e sua irmã mais velha, Elena, de 15 anos, passam as férias em companhia de seus pais na Ilha de Oléron, no litoral atlântico da França. No entanto, devido a problemas no trabalho, o pai das jovens é forçado a voltar sozinho para Paris.

Certo dia, em um Café da Ilha, as duas jovens conhecem Fernando, um estudante de direito. Enquanto Elena flerta com ele, Anaïs pede uma banana Split. Ao saírem do Café, o jovem estudante convence a ingênua Elena a passar a noite em sua cama. Dormindo no mesmo quarto, Anaïs assiste a tudo.

Tendo consentido em fazer sexo com ele, Elena volta atrás no último minuto. Frustrado, Fernando a pressiona de várias maneiras, inclusive dizendo-lhe que, se for embora, irá fazer sexo e dormir com outra mulher. Finalmente, Elena concorda em fazer sexo anal como uma “prova de amor”, embora seja uma experiência dolorosa e desagradável para ela. Pela manhã, antes de ir embora, ele pede para Elena fazer sexo oral, mas Anaïs lhes suplica que a deixem dormir em paz.

Na manhã seguinte, os três jovens vão à praia. Enquanto Anaïs senta-se em um local e começa a cantar para si própria, Elena e Fernando se afastam juntos. Mais tarde, em casa, a jovem revela para a irmã que Fernando lhe presenteou com um anel de opala, como símbolo de um compromisso maior entre os dois. Naquela noite, Elena perde a virgindade para Fernando, enquanto Anaïs chora silenciosamente do outro lado do quarto.

No dia seguinte, a mãe de Fernando bate à porta da casa onde a família das adolescentes se encontra, pedindo para que a mãe delas devolva o anel de opala deixado por seu filho. Dessa forma, a mãe das jovens toma conhecimento do relacionamento de sua filha Elena com o estudante de direito. Furiosa, ela decide pegar o carro e voltar imediatamente para Paris com as filhas.

No caminho de volta, ao se sentir cansada ao volante, ela decide parar para dormir um pouco. No local, um assassino desconhecido mata Elena com um machado e a estrangula. Em seguida, estupra Anaïs. Na manhã seguinte, quando a polícia chega ao local dos crimes, talvez por receio, a jovem adolescente nega ter sido estuprada.

imagem imagem imagem

Comentários

Escrito e dirigido pela cineasta francesa Catherine Breillat, “À Minha Irmã” é um bom filme. Como em seu filme precedente, “Romance”, embora em menor intensidade, ela procura desmistificar o sexo e a nudez. No anterior, ela bateu forte contra os tabus sexuais impostos às mulheres, enquanto aqui seu foco é o problema da perda da virgindade pelas adolescentes.

Por seu trabalho, ela foi agraciada com prêmios atribuídos por diversos Festivais Internacionais do Cinema. No elenco, as atrizes Anaïs Reboux, com 14 anos, e Roxane Mesquida, com 20 anos, são os grandes destaques.

CAA