Filmes por gênero

ANJO DO MAL (1953)

Pickup on South Street
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Mãos perigosas (Portugal)
Le Port de la drogue (França)
Mano pericolosa (Itália)
El rata (Argentina)
Ficktjuven (Suécia)
Polizei greift ein (Áustria)
Gevaarlijke hand (Bélgica)
Lommetyven (Dinamarca)
Taskuvaras (Finlândia)
Zsebtolvaj (Hungria)
Происшествие на Саут-Стрит (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Filme Noir, Suspense, Crime
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller
Produção: Jules Schermer
Música Original: Leigh Harline
Direção Musical: Lionel Newman
Fotografia: Joseph MacDonald
Edição: Nick DeMaggio
Direção de Arte: Lyle R. Wheeler, George Patrick
Figurino: Travilla
Guarda-Roupa: Charles Le Maire, Sam Benson
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Harry M. Leonard, Winston H. Leverett
Efeitos Especiais: Ray Kellogg
Nota: 9.0
Filme Assistido em: 1967

Elenco

Richard Widmark Skip McCoy
Jean Peters Candy
Thelma Ritter Moe Williams
Harry Carter Detetive Dietrich
Willis Bouchey Zara
Murvyn Vye Capt. Dan Tiger
Richard Kiley Joey
Milburn Stone Detetive Winoki
John Gallaudet Det. Ten. Campion
George Eldredge Fenton
Virginia Carroll Enfermeira
Stuart Randall Comissário de Polícia
Ray Montgomery Ray, agente do FBI
Clancy Cooper Detetive Eddie
Frank Kumagai Lum
Jerry O'Sullivan Enyart, agente do FBI
Ray Stevens Agente do FBI
Henry Slate Detetive MacGregor

Prêmios

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Leão de Bronze (Samuel Fuller)

National Film Preservation Board, USA

National film Preservation 2018 (Samuel Fuller)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Thelma Ritter)

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Leão de Ouro (Samuel Fuller)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em um vagão lotado do metrô de Nova York, o batedor de carteiras Skip McCoy rouba a carteira de Candy. Sem o conhecimento dele e de Candy, na carteira há um microfilme de informações ultrassecretas do governo. Ela estava entregando um envelope como um último favor para seu ex-namorado Joey. Este lhe havia dito que o envelope continha segredos comerciais roubados e ela acreditou nele, sem saber que ele é, na verdade, um espião comunista.
 
Zara, um agente do governo mantinha Candy sob vigilância, na esperança de que ela o levasse ao homem mais importante da quadrilha de espiões. Ele busca ajuda da polícia para identificar o ladrão. O capitão da polícia, Dan Tiger, trouxe a informante profissional, Moe Williams. Ela fez várias perguntas à Zara sobre a técnica utilizada pelo batedor de carteira e, depois que ela e Tiger concordam com o preço, ela lhe deu uma lista de oito nomes. Zara, rapidamente, identifica Skip em sua foto. Em seguida, ela tenta fazer com que Skip desista do filme, revelando sua importância e apelando para seu patriotismo, mas ele nega tudo.
 
Enquanto isso, Joey convence uma relutante Candy a rastrear o ladrão usando suas conexões com o submundo. A trilha leva à Moe, que fica encantada por poder vender a mesma informação uma segunda vez, sabendo que seu bom amigo Skip não se importará.  
 
Candy procura a cabana à beira-mar de Skip, naquela noite, enquanto ele se encontra fora. Quando ele retorna, ele vê a lanterna dela, se esgueira e a nocauteia. Quando ela acorda, ela tenta obter o filme dele, sem sucesso. Na segunda vez em que ela o visita, ela fica intrigada quando ele a chama de comunista e exige US$ 25.000 pelo filme. Apesar de seu tratamento áspero, no entanto, ela se apaixona por ele. Em seguida, quando ela retorna para Joey, seu superior lhe dá um dia para pegar o filme de volta. Candy, finalmente, percebe a verdade.
 
Assim, ela pede ajuda à Moe, já que Skip não vai acreditar se ela disser que ele está em perigo. Moe tenta, mas não consegue convencer Skip a entregar o filme ao governo. Ao chegar em casa, Moe encontra Joey esperando por ela. Sabendo que suas forças estão se acabando e que ela não tem muito tempo de vida, Moe se recusa a revelar o endereço de Skip por qualquer quantia em dinheiro, e zomba de Joey por ser um traidor e um rato, até que ele a mata com um tiro. 
 
Na manhã seguinte, Skip volta para casa , onde encontra Candy. Ela se culpa pela morte de Moe, mas para seu desânimo, Skip ainda está disposto a lidar com Joey. Quando ele começa a sair com o filme, ela o nocauteia com uma garrafa e o leva para Zara e Tiger. Zara pede que ela entregue o filme a Joey, para que ele o leve até seu chefe. Na ocasião, Joey percebe que está faltando um quadro. Ele, então, bate em Candy, na tentativa de obter o endereço de Skip. Quando ela tenta deixar o local, ele atira nela. Em sua bolsa, ele encontra o endereço desejado. Em seguida, ele a visita no hospital e a conforta. 
 
Ao deixar o hospital, Joey e um sócio vão até a cabana, mas Skip os ouve chegando e se esconde. Quando Joey recebe ordens para entregar a parte do filme que está em seu poder, Skip o segue até uma estação do metrô. Uma vez lá, ao observar quando o filme é trocado em um banheiro, ele nocauteia o líder do grupo e persegue Joey. Mais tarde, na delegacia, Tiger prevê que Skip retornará aos seus caminhos criminosos, mas ele e uma Candy recuperada partem para começarem uma vida nova.
 
 

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo cineasta Samuel Fuller, "Anjo do Mal" é um filme norte-americano produzido em 1953 pela Twentieth Century Fox.
 
Na direção, Fuller realiza um excelente trabalho. O filme conta, ainda, com uma bela trilha sonora, onde se destacam as canções "Again", de Lionel Newman, e "Mam'selle", de Edmund Goulding, bem como, com uma ótima fotografia, em preto e branco, a cargo de Joseph MacDonald. No elenco, com ótimas atuações, destacam-se Richard Widmark, Thelma Ritter e Jean Peters.
 
Enfim, "Anjo do Mal" é um filme que vale a pena ser visto.
 
CAA