Filmes por gênero

MEU MAIOR AMOR (1949)

My foolish heart
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Meu louco coração (Portugal)
Tête folle (França)
Questo mio folle cuore (Itália)
Mi loco corazón (Espanha, Argentina)
Mein dummes Herz (Austria, Alemanha)
Mitt dåraktiga hjärta (Suécia)
Mit dumme hjerte (Dinamarca)
Hupsu sydämeni (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Mark Robson
Roteiro: Julius Epstein, Philip Epstein
Produção: Samuel Goldwyn
Música Original: Victor Young
Direção Musical: Emil Newman
Fotografia: Lee Garmes
Edição: Daniel Mandell
Direção de Arte: Richard Day
Figurino: Edith Head, Mary Wills
Maquiagem: Robert Stephanoff
Efeitos Sonoros: Fred Lau
Efeitos Visuais: John P. Fulton
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1964

Elenco

Susan Hayward Eloise Winters
Dana Andrews Walter Dreiser
Kent Smith Lewis Wengler
Lois Wheeler Mary Jane
Jessie Royce Landis Martha Winters
Robert Keith Henry Winters
Gigi Perreau Ramona
Karin Booth Miriam Ball
Phillip Pine Sargento Lucey
Martha Mears Cantora do Clube Noturno
Edna Holland Dean Whiting
Marietta Canty Grace
Barbara Woodell Recepcionista da Cruz Vermelha
Regina Wallace Sra. Crandall
Todd Karns Acompanhante
Bud Stark Ascensorista
Suzanne Ridgeway Cliente do Clube Noturno
Charles Ferguson Cliente do Clube Noturno
Neville Brand Espectador do Jogo de Futebol
Tom Gibson Espectador do Jogo de Futebol
Max Linder Espectador do Jogo de Futebol
Kathy Marlowe Espectadora do Jogo de Futebol
Robert Strong Espectador do Jogo de Futebol

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Susan Hayward)

Oscar de Melhor Canção Original (Victor Young, Ned Washington)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em Nova York, Mary Jane visita sua amiga, Eloise Winters, antiga colega de quarto, quando ambas estudavam na Universidade Woodley.  A última vez em que estiveram juntas ocorreu sete anos antes, quando Eloise saiu com o noivo de Mary Jane, Lewis Wengler, e se casou com ele.  Para Eloise, o casamento foi uma conveniência, pois ela se achava grávida de um soldado, morto num acidente aéreo, e Lewis sempre foi por ela apaixonado.

Durante todo esse período em que estiveram juntos, Lewis nunca soube que não era o pai biológico da pequena Ramona.  Por outro lado, com um casamento infeliz, Eloise passou a beber cada vez mais.  O principal motivo da visita de Mary Jane é o de comunicar à amiga que vai passar a viver com Lewis, pois, com o fracasso de seu casamento, ele está disposto a retomar a antiga relação que tiveram.

Em pensamento, Eloise retorna no tempo 7 anos e 8 meses:

Num baile da Universidade, em que ela se encontra com o namorado, Lewis, e Mary Jane, Eloise conhece Walter Dreiser.  Os dois conversam um pouco e dançam.  Em seguida, ele se despede e vai embora.  Dois ou três dias depois, ele lhe telefona, convidando-a para jantarem juntos.  Eloise aceita o convite e sai escondida do dormitório para se encontrar com ele.  Algum tempo se passa até Walter enviar-lhe um telegrama pedindo-lhe para que ela o espere na Estação Ferroviária.

Para surpresa de Eloise, ele chega fardado, pois acaba de se alistar nas Forças Armadas.  Os dois passeiam um pouco e, em seguida, Walter vai deixá-la na Universidade, pois terá que pegar um novo trem de regresso ao quartel onde se acha lotado.  Ao entrarem escondidos no prédio do dormitório, em plena madrugada, são surpreendidos, dentro de um elevador, por uma bedel .  Tal incidente faz com que Eloise seja expulsa da Universidade.

Seus pais vêm de Boise, Idaho, para levá-la com eles, mas ela convence o pai a deixá-la ficar em Nova York, para desespero da mãe.  Eloise consegue trabalho na Loja de Departamentos Macy's e continua a se encontrar com Walter, sempre que ele sai de licença.  A essa altura, Lewis e Mary Jane namoram e pensam em casamento.

Com o ataque japonês à Pearl Harbor, Walter sai de licença por sete dias, pois sua Companhia, ainda em treinamento, deverá brevemente partir para a guerra.  A essa altura, Eloise já se acha grávida, mas não fala nada a ele, por não querer forçá-lo a se casar às vésperas de sua partida para o front.

De volta à sua Base, Walter escreve-lhe uma carta pedindo-lhe que vá ao seu encontro, pois gostaria de se casar antes de seu embarque para o exterior.  Em seguida, ao sair em um vôo de treinamento, seu avião cai, matando-o, oito meses depois de conhecê-la.

Algum tempo depois, Eloise vai a um baile onde encontra o agora tenente Lewis e sua noiva, Mary Jane.  Esta, bastante ocupada por ser uma das organizadoras da festa, pede que Lewis dê toda a atenção à Eloise.  Depois de tomarem uma dose de whisky, os dois saem para um passeio de carro e terminam se casando, para tristeza de Mary Jane.

Terminando com suas lembranças, Eloise volta ao presente, quando Lewis chega para discutir o problema da guarda da pequena Ramona.  Em princípio, ela não pretende abrir mão da guarda da filha, até porque Lewis não é seu pai biológico.  Entretanto, pensando melhor, acredita que, ficando com Lewis e Mary Jane, sua filha crescerá num lar mais estruturado.

Quando Eloise se prepara para deixar a mansão, vai até o quarto de Ramona dar-lhe um abraço de despedida.  Ao ver a cena, o casal fica comovido.  Mary Jane diz à Eloise que não precisa deixar a casa, pois Lewis e ela é que vão embora, uma vez que ficou claro para eles que o lugar de Ramona é ao lado da mãe.

imagem

Comentários

Baseado na história "Uncle Wiggily in Connecticut", de J. D. Salinger, "Meu Maior Amor" é um ótimo drama.  Realizado pelo cineasta canadense Mark Robson, sua trama narra a história de uma jovem que, logo após ficar grávida de uma menina, o pai da criança morre em um acidente, e ela termina roubando o noivo de sua melhor amiga, casando-se por conveniência.

Partindo de um roteiro razoavelmente bom, com algumas reviravoltas, Robson consegue imprimir um bom ritmo à trama, no que é ajudado pela belíssima trilha sonora de Victor Young, onde se destaca a canção-título, "My foolish heart", bem como, pela magnífica atuação de Susan Hayward.  No elenco, merecem ainda ser destacadas as interpretações de Robert Keith e Lois Wheeler.
 
CAA