Filmes por gênero

O SOLAR DAS ALMAS PERDIDAS (1944)

The uninvited
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A casa assombrada (Portugal)
La falaise mystérieuse (França)
La casa sulla scogliera (Itália)
Los intrusos (Espanha)
El mandato de otro mundo (Argentina)
Der unheimliche Gast (Austria, Alemanha)
De objudna (Suécia)
De ubudne (Dinamarca)
Незваные (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Fantasia, Horror, Mistério, Romance
Direção: Lewis Allen
Roteiro: Dodie Smith, Frank Partos
Produção: Charles Brackett
Música Original: Victor Young
Fotografia: Charles Lang
Edição: Doane Harrison
Direção de Arte: Hans Dreier, Ernst Fegté
Figurino: Edith Head
Maquiagem: Wally Westmore
Efeitos Sonoros: John Cope, Hugo Grenzbach
Efeitos Visuais: Farciot Edouart
Nota: 8.8
Filme Assistido em: 1970

Elenco

Ray Milland Roderick Fitzgerald
Ruth Hussey Pamela Fitzgerald
Donald Crisp Comandante Beech
Cornelia Otis Skinner Srta. Holloway
Dorothy Stickney Srta. Bird
Barbara Everest Lizzie Flynn
Alan Napier Dr. Scott
Gail Russell Stella Meredith
David Clyde Ben, proprietário do barco
Holmes Herbert Charlie Jessup
Leyland Hodgson Motorista de Taxi
Queenie Leonard Sra. Taylor
Moyna MacGill Sra. Coatsworthy
Jessica Newcombe Srta. Edith Ellis
Rita Page Annie, a empregada
Helena Grant Empregada
Betty Farrington Fantasma de Carmel
Lynda Grey Fantasma de Mary Meredith
Ivan F. Simpson Will Hardy

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Charles Lang )

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em maio de 1937, os londrinos Roderick Fitzgerald e sua irmã Pamela estão no final de suas férias na costa da Cornualha quando descobrem uma mansão desabitada à beira de um penhasco. Atraída pelo imóvel, Pamela decide comprar o imóvel e convence "Rick", que é um compositor, que ele poderia morar lá e continuar seu trabalho.
 
Quando eles procuram o proprietário, comandante Beech, sua charmosa neta de 20 anos, Stella Meredith, insiste que a mansão, chamada Windward House, não está à venda.  Beech, no entanto, concorda em vendê-la depois de informar aos Fitzgeralds que os moradores reclamaram de ocorrências estranhas na mansão. No dia seguinte, um lojista diz a Rick que, anos antes, a filha de Beech, Mary Meredith, caiu do penhasco e morreu. Quando Rick encontra Stella na rua, ela se desculpa por seu comportamento anterior e ele levar a jovem para um passeio. Durante o mesmo, Stella distrai um Rick enjoado, contando-lhe como sua mãe, Mary Meredith, que usava perfume com aroma de mimosa, viveu em Windward por três anos depois que ela nasceu.
 
Antes de partir para Londres a negócios, Rick pede à Stella para visitar Pamela na casa, mas quando ele volta com sua governanta, Lizzie Flynn, ele descobre que Beech rejeitou o convite de Pamela para convidar Stella para um chá. Naquela noite, Rick é acordado pelo som de uma mulher chorando, e Pamela confessa que já ouviu esse choro todas as noites, antes do amanhecer. Embora Stella mais tarde diga a Rick que seu avô se recusa a permitir que ela vá para Windward, ela aceita o convite de Rick para jantar e discute com Beech sobre isso.
 
Após o confronto, Beech marca uma reunião com a Srta. Holloway, a melhor amiga de Mary Meredith, que agora dirige o Retiro Mary Meredith para deficientes mentais. Naquela noite, no estúdio do andar superior de Windward, onde Rick e Pamela sentiram calafrios estranhos e uma presença malévola, Rick toca uma serenata que escreveu para Stella, chamada "Stella by Starlight". No início, Stella é tocada pela música, mas quando as velas piscam, ela fica obcecada com o pensamento de que foi cruel se divertindo na casa onde sua mãe morreu. Ela, então, sai correndo em direção ao penhasco, e Rick a segue, agarrando-a antes que ela caia. Só então, Lizzie grita de dentro e relata ter visto uma mulher parada na porta do estúdio. Stella vagueia sozinha e Rick, mais tarde, a encontra inconsciente no chão. Rick e Pamela mandam chamar o médico da cidade, Dr. Scott, que trata de Stella.
 
O Dr. Scott, que conheceu Pamela depois de encontrar seu cachorro, passa a noite toda acordado com ela e Rick, e relata o que sabe sobre a história de Windward:  O marido de Mary, um artista, se apaixonou por uma modelo cigana espanhola, Carmel. O caso tornou-se um escândalo público, e Carmel foi enviada para morar em Paris. Os Merediths a acompanharam lá e voltaram com seu bebê, Stella. Logo depois, Carmel veio para Windward e morreu de pneumonia uma semana depois de Mary cair do penhasco, enquanto tentava salvar Carmel do suicídio.
 
Pouco antes do amanhecer, Pamela Rick e Scott sentem o cheiro de mimosa na sala e encontram Stella fora de sua cama, insistindo que ela sentiu a presença de sua mãe. Mais tarde, Rick, que se apaixonou por Stella, a incentiva a se mudar para Londres com ele, mas Stella está convencida de que sua mãe a espera em Windward. Ele, então, concebe um plano para desencantar Stella de Windward, realizando uma sessão espírita na qual a "mãe" de Stella lhe dirá para ficar longe dali.  A sessão espírita evoca um fantasma real, no entanto, que transmite por meio de um anagrama as palavras "Eu guardo" e "Carmelo". Depois que um copo voou da mesa e se espatifou, Stella entrou em transe, durante o qual ela falou espanhol  fluentemente enquanto um perfume de mimosa enchia a sala gelada. Beech, que voltou de sua viagem para ver Holloway, invade a casa e, vendo os procedimentos, leva Stella para casa e dispensa o Dr. Scott como seu médico.
 
Depois que Stella é sedada, Beech pede à Holloway para curá-la e coloca sua neta sob sua custódia. Rick se convence de que Stella nunca ficará bem até que a casa seja purgada de seus fantasmas, e decide descobrir todos os fatos que cercam a morte da mãe de Stella. Aprendendo sobre a Srta. Holloway com o jardineiro, Rick e Pamela vão vê-la no retiro, sem saber que Stella está presa lá. Holloway conta a eles sua versão da história de Meredith:  Maria, uma pessoa extraordinária, levou a maldosa Carmen à Paris, mas Carmelo voltou para buscar o marido de Maria. Numa noite tempestuosa, desesperado para machucar os Merediths, Carmel pegou Stella, de três anos, e correu para a beira do penhasco. Depois que Mary lutou com Carmel,  e foi empurrada para o abismo, Carmel desapareceu e voltou com pneumonia. Holloway cuidou dela de má vontade, mas Carmel morreu. Stella, entretanto, percebe que foi internada e fica ressentida.
 
Pamela e Rick consultam o Dr. Scott, que desenterra os registros do médico anterior da cidade. Os autos revelam que o médico suspeitou de Holloway de negligência criminosa na morte de Carmel. Depois que Beech sofre um ataque, Scott é chamado à sua casa e entrega o livro médico aos Fitzgeralds. Quando eles descobrem que Stella foi admitida no retiro de Holloway, Pamela liga para Holloway e marca uma reunião para vê-la naquela noite. Holloway, entretanto, envia Stella para Windward. Quando os Fitzgeralds e o Dr. Scott chegam, Holloway, agora completamente louco, diz a eles que Stella está seguindo sua mãe pelo penhasco, de acordo com os desejos de Mary Meredith. Enquanto os Fitzgeralds correm de volta para Windward, Stella chega à casa vazia e encontra seu avô morrendo no estúdio.
 
Beech a avisa para se afastar da casa por ser perigoso e desaba quando a forma vaporosa de Mary Meredith se materializa na porta do estúdio. Stella grita e sai correndo de casa, assim que os Fitzgeralds param. Quando Stella chega à beira do penhasco, a terra cede, mas Rick a alcança a tempo. De volta à sala, o Dr. Scott lê os registros médicos e encontra uma entrada que confirma a gravidez de Carmel. Outras entradas revelam que Mary pediu ao médico para manter a gravidez de Carmelo em segredo, e que o médico, sabendo que Mary temia e recusou a maternidade, presuniu que ela pretendia adotar a criança como sua.
 
Com todas as informações disponíveis, Rick especula que os Merediths levaram Carmel para Paris com a condição de que ela nunca mais voltasse e adotou Stella, mas que Carmel foi incapaz de ficar longe de seu filho. Stella lembra que, quando seu pai escreveu em um diário que sua mãe sempre usava perfume com cheiro de mimosa, ela presumiu que ele estava falando sobre Mary. Quando Rick abre as portas do escritório, ele sente uma presença fria e malévola, e insiste para que os outros saiam. Rick, então, confronta o fantasma  de Mary Meredith e diz a ela que ele não tem mais medo dela.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Lewis Allen, a partir de um roteiro escrito por Dodie Smith e Frank Partos, "O Solar das Almas Perdidas" é um filme produzido em 1944 pela Paramount Pictures.
 
Na direção, Allen realiza um bom trabalho, no que é ajudado pela excelente fotografia em preto e branco, a cargo de Charles Lang. O filme conta ainda com ótima trilha sonora, onde se destacam as canções "To stella by starlight", de Victor Young, "My silent love", de Dana Suesse, "Liebestod", de Richard Wagner, dentre outras. No elenco, com ótimas atuações, destacam-se Ray Milland, Ruth Hussey, Donald Crisp, Cornelia Otis Skinner e Gail Russell.
 
CAA