Filmes por gênero

REVOADA DAS ÁGUIAS (1941)

I wanted wings
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Vôo de águias (Portugal)
L'escadrille des jeunes (França)
I cavalieri del cielo (Itália)
Vuelo de águilas (Espanha, México, Argentina)
Jag vill ha vingar (Suécia)
Siipien miehet (Finlândia)
Jeg vil have vinger (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Mitchell Leisen
Roteiro: Beirne Lay Jr.
Produção: Arthur Hornblow Jr.
Música Original: Victor Young
Fotografia: Leo Tover
Edição: Hugh Bennett
Direção de Arte: Hans Dreier, Robert Usher
Efeitos Sonoros: Louis Mesenkop
Efeitos Especiais: Gordon Jennings, Farciot Edouart
Efeitos Visuais: Jan Domela, Paul K. Lerpae
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1947

Elenco

Ray Milland Jeff Young
William Holden Al Ludlow
Wayne Morris Tom Cassidy
Brian Donlevy Capitão Mercer
Veronica Lake Sally Vaughn
Constance Moore Carolyn Bartlett
Harry Davenport Riley
Phil Brown Jimmy Masters
Edward Fielding Presidente da Corte
Willard Robertson Juiz
Richard Lane Comandante de vôo
Addison Richards Cirurgião de vôo
Hobart Cavanaugh Mickey
Douglas Aylesworth Tenente Hopkins
John Trent Tenente Ronson
Archie Twitchell Tenente Clarkton
Harlan Warde Co-piloto Montgomery
Jack Luden Capitão na Corte Marcial
John Hiestand Operador de Rádio
Richard Webb Capitão
Lane Allan Cabo, mecânico
Gladden James Cirurgião
Emory Johnson Sargento
Frank O'Connor Detetive
Edward Peil Sr. Detetive

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhores Efeitos Especiais e Sonoros (Farciot Edouart, Gordon Jennings, Louis Mesenkop)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Após um exercício de ataque aéreo em Los Angeles envolvendo 18 bombardeiros Boeing B-17, um deles dirige-se ao deserto em seu caminho de volta para a Base, sofrendo um acidente. Misteriosamente, o corpo de uma mulher é encontrado no local. O piloto, Jefferson Young, é acusado de ter um passageiro não autorizado a bordo e cobrado por desobedecer ordens. Antes da Corte Marcial decidir sobre o seu futuro, é procedida uma verificação de seus antecedentes.

Filho de um rico empresário de Long Island, Jefferson juntou-se ao Corpo Aéreo do Exército dos EUA. Na formação básica no Texas, ele conheceu o ex-herói do futebol, Tom Cassidy, e Al Ludlow, um mecânico. Jefferson e Al tornam-se grandes amigos. Jefferson conhece uma garota chamada Sally Vaughn, sem saber que ela tinha sido namorada de Al. Embora ele seja apaixonado por Carolyn Bartlett, Sally vê sua chance quando ele se acha embriagado e Carolyn se encontra fora da cidade. Felizmente, Al aparece e leva Jefferson para casa, que continua a cortejar Carolyn.

Durante um treinamento em outro campo de pouso, Tom Cassidy morre em um acidente. Al assume a culpa pelo ocorrido e perde a chance de se tornar um piloto. Quando Jefferson passa a se encontrar secretamente com Sally, que ameaça destruir sua reputação com a afirmação de que se acha grávida dele, Al entra novamente em cena e se casa com ela, em parte porque a ama e, principalmente, para salvar a carreira de Jefferson. Por outro lado, Carolyn descobre o engano de Jefferson e o deixa. Algum tempo depois, ele é graduado na Escola de Vôo.

Seis meses depois de ter casado com Al, Sally confessa que mentiu ao dizer-lhe que se achava grávida, ao que ele responde que sempre soube disso. Chateada e acreditando que o marido nunca a amou, ela se separa dele.

Certo dia, ao participar de um treinamento de guerra, Jefferson encontra-se com Al, que havia sido perdoado e qualificado como chefe de equipe em seu bombardeiro B-17. Por outro lado, quando seu antigo mentor, Capitão Mercer, o reencontra, ele promete trabalhar para reintegrar Al como piloto.

De repente, Sally aparece no hangar alegando que está sendo procurada por assassinato. Al lhe dá um dinheiro para ela ir para Los Angeles. Antes de deixar o hangar, quando outros oficiais de voo chegam ao local, Sally se esconde no interior do compartimento de bombas de um dos bombardeiros. Ela ainda se encontra lá quando a aeronave decola.

Terminado o treinamento, o Capitão Mercer pede que Jefferson teste um novo equipamento. Al vai buscá-lo e encontra Sally no compartimento de bombas. Enquanto discutem, surge um pequeno foco de incêndio. Mercer, queimado, cai do avião e, usando um paraquedas, Al salta e consegue resgatá-lo. Jefferson consegue pousar no deserto para pegar seus tripulantes e, ao tentar uma nova decolagem, o avião sofre um acidente e Sally morre.

Voltando ao início, quando é instalada a Corte Marcial para julgar Jefferson, Al aparece no banco das testemunhas e, ao depor, revela todo o ocorrido. Jefferson é inocentado de todas as acusações e volta para Carolyn. Al, por outro lado, é reintegrado como piloto de bombardeiro e, finalmente, o Capitão Mercer se recupera completamente das queimaduras sofridas.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Mitchell Leisen a partir de um roteiro escrito por Beirne Lay Jr., “Revoada das Águias” é um bom filme norte-americano do início dos anos 1940. Rodado antes dos Estados Unidos entrarem na 2ª Guerra Mundial, o filme é um testemunho interessante do estado de espírito da época.

Na direção, Leisen se mostra bastante seguro, no que é ajudado pelos brilhantes efeitos especiais e sonoros, os quais foram contemplados com o famoso Oscar da Academia de Cinema de Hollywood.

No elenco, destacam-se as atuações de Ray MIlland, William Holden e Veronica Lake.  

CAA