Filmes por gênero

VIDAS EM FUGA (1960)

The fugitive kind
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O homem na pele da serpente (Portugal)
L'homme à la peau de serpent (França)
Pelle di serpente (Itália)
Piel de serpiente (Argentina, Espanha)
El hombre de la piel de víbora (México)
Der Mann in der Schlangenhaut (Alemanha)
Manden i slangeskind (Dinamarca)
Jak ptaki bez gniazd (Polônia)
Из породы беглецов (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Tennessee Williams, Meade Roberts
Produção: Martin Jurow, Richard Shepherd, George Justin
Música Original: Kenyon Hopkins
Direção Musical: Kenyon Hopkins
Fotografia: Boris Kaufman
Edição: Carl Lerner
Direção de Arte: Richard Sylbert
Figurino: Frank L. Thompson
Guarda-Roupa: George Newman, Flo Transfield
Maquiagem: Robert Jiras, Phil Rhodes
Efeitos Sonoros: James A. Gleason, Frank Lewin, Dick Vorisek
Nota: 8.7
Filme Assistido em: 1990

Elenco

Marlon Brando Valentine 'Snakeskin' Xavier
Anna Magnani Lady Torrance
Joanne Woodward Carol Cutrere
Maureen Stapleton Vee Talbot
Victor Jory Jabe M. Torrance
R.G. Armstrong Xerife Jordan Talbott
Emory Richardson Tio Pleasant
Madame Spivy Ruby Lightfoot
Sally Gracie Dolly Hamma
Lucille Benson Beulah Binnings
John Baragrey David Cutrere
Joe Brown Jr. 'Pee Wee' Binnings
Virgilia Chew Enfermeira Porter
Frank Borgman Atendente do Posto de Gasolina
Janice Mars Esposa do Atendente
Debbie Lynch Jovem solitária
Jeanne Barr .
Neil Harrison .

Prêmios

Festival Internacional de San Sebastián, Espanha

Prêmio Concha de Prata (Sidney Lumet)

Prêmio Zulueta de Melhor Atriz (Joanne Woodward)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em Nova Orleans, o músico Valentine "Snakeskin" Xavier, assim chamado por causa de sua jaqueta de pele de cobra, sua marca registrada, explica a um juiz que ele começou uma briga porque sua vida era uma doença no estômago e ele vomitou. O juiz concorda em deixá-lo ir. Ao deixar a cidade, Val pega seu amado violão e se dirige para o leste até que seu caminhão morra em uma pequena cidade do Mississippi. Em seguida, ele busca abrigo na primeira casa iluminada, onde a artista amadora, Vee Talbot, espera seu marido, o xerife Jordan Talbot, que está perseguindo um menino que escapou de sua prisão quando Vee deixou a porta entreaberta.
 
Quando eles ouvem tiros à distância, Vee, percebendo que o menino foi morto, chora. Impressionado com sua bondade, Val a consola e admira suas pinturas. Ao descobrir que ele espera deixar seu passado selvagem para trás, Vee sugere que ele peça um emprego na loja de Jabe Torrance.  Jabe, que tem câncer terminal, está voltando do hospital e, juntamente com sua esposa, precisará de um vendedor. Ao retornar, no entanto, depois de ignorar Val, Jordan repreende Vee por seu descuido.
 
No dia seguinte, Vee leva Val à loja dos Torrances onde, enquanto ele espera a chegada de Lady e Jabe do hospital, Carol Cutrere, filha de uma família rica local, reconhece Val e entra na loja.  Carol encontra-se desgrenhada e indisciplinada, e quando Val afirma não conhecê-la, ela afirma que ele serviu como seu "entretenimento" em uma festa em Nova Orleans, após a qual ele roubou o relógio de sua prima. Só então, Jabe retorna, e enquanto os habitantes da cidade o recebem ruidosamente, Lady permanece de lado em silêncio, exausta por sua cruel dominação.
 
Notando como os outros desprezam Carol, Val concorda em sair com ela e a acompanha à uma lanchonete próxima. Lá, porém, o irmão de Carol, David, está bebendo, e quando o proprietário tenta expulsar Carol por indiscrições do passado, ela flerta lascivamente com os homens até que David a esbofeteia. Val a conduz para fora, e no carro pergunta por que ela está tão fora de controle. Ela responde que é uma exibicionista que precisa ser notada, vista, ouvida e sentida.
Em seguida, Carol leva Val até um cemitério, mas quando ela tenta fazer sexo oral, ele a empurra e insiste que ela o deixe na loja.
 
Lá dentro, ele ouve Lady ao telefone exigindo pílulas para dormir do farmacêutico e, em seguida, sussurrando que ela gostaria de estar morta. Val, então, se apresenta e explica que saiu com Carol para ajudá-la, mas voltou ao perceber que ela o considerava um "garanhão" de aluguel. Igualmente atraída  e desconfiada da boa aparência e charme de Val, Lady fica intrigada com sua descrição das pessoas como compradoras, compradas, ou que não pertencem a lugar nenhum, a quem ele compara a um pássaro sem pernas que deve passar toda a sua vida no ar. Acalentando-o, Lady mostra-lhe os fundos que pretende transformar em confeitaria.
 
Quando eles são interrompidos por Jabe, batendo sua bengala para invocá-la, Lady oferece o trabalho a Val. Duas semanas depois, Lady fica irritada com as mulheres que frequentam a loja, esperando pela atenção de Val. Depois que Jabe trata Lady com o desprezo habitual, ela ataca Val, por quem se sente atraída. Logo depois, Carol causa uma comoção no Posto de Gasolina ao lado, e quando o proprietário a esbofeteia, Val a arrasta, sangrando. Ela o informa que voltou de Nova Orleans naquela manhã para encontrá-lo, e quando Lady se recusa a permitir que ela entre na loja, Carol leva Val nas costas e diz que o ama. Em seguida, ela o avisa que a cidade irá destruí-lo, mas ele a chama de passarinho e diz a ela para voar para longe.
 
Logo em seguida, David é convocado para buscar Carol, e quando ele entra na loja procurando por ela, Lady o confronta, revelando que o caso deles, anos antes, levou à uma gravidez. Depois que ele a deixou e ela perdeu o bebê, ela se "vendeu" para Jabe. David tenta se desculpar por deixá-la, mas ela grita e ele sai com Carol.  Mais tarde, Vee e Jordan chegam, ocasião em que Vee se mostra hipnotizada pela descrição de Val do processo criativo, que ele diz que os dois compartilham.
 
Estimulado por Jordan, Jabe exige que Val suba as escadas, e ali zomba sadicamente de Val e Lady, que ele suspeita estarem tendo um caso. Em seguida, Lady pede a Val para acompanhá-la ao jardim de vinhos de seu pai, que foi iniciado anos atrás, depois que seu pai vendeu bebidas alcoólicas para negros. Ela explica, chorando, que quando seu pai tentou apagar o fogo, ele foi queimado vivo. De volta à loja, Lady se oferece para deixar Val dormir no quarto dos fundos. Mais tarde, naquela noite, ele rouba dinheiro do caixa e bebe, faz farras e joga até dobrar o cachê. Em seguida, ele volta à loja para informar Lady que está indo embora, e quando ela diz estar decepcionada com ele, ele a arrasta até o quarto dos fundos e lhe dá um tapa.
 

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Sidney Lumet, a partir de um roteiro escrito por Tennessee Williams e Meade Roberts, "Vidas em Fuga" é um filme produzido em 1960 pela Pennebaker Productions.

Na direção, Lumet realiza um excelente trabalho, que lhe rendeu o prêmio Silver Seashell do Festival Internacional do Cinema de San Sebastián. No elenco, com excelentes atuações, destacam-se Marlon Brando e Joanne Woodward, seguidos pelas boas atuações de Anna Magnani, Victor Jory e Maureen Stapleton.

Enfim, "Vidas em Fuga" é um filme que merece ser visto.

CAA