Filmes por gênero

NIMITZ - DE VOLTA AO INFERNO (1980)

The final countdown
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A contagem final (Portugal)
Nimitz, retour vers l'enfer (França)
Countdown dimensione zero (Itália)
El final de la cuenta atrás (Espanha)
La cuenta final (Colômbia)
Der letzte Countdown (Austria, Alemanha)
Timmen noll (Suécia)
USS Nimitz - forsvundet i Stillehavet (Dinamarca)
Последний отсчет (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Ação, Ficção Científica
Direção: Don Taylor
Roteiro: David Ambrose, Gerry Davis, Thomas Hunter, Peter Powell
Produção: Peter Douglas, Lloyd Kaufman
Design Produção: Fernando Carrere
Música Original: John Scott
Direção Musical: George Craig
Fotografia: Victor J. Kemper
Edição: Robert K. Lambert
Figurino: Ray Summers
Guarda-Roupa: James W. Tyson, Cynthia Bales
Maquiagem: Bob Mills, Irving Buchman
Efeitos Sonoros: Alan Howarth, Robert Nichols II, Mark Mangini e outros
Efeitos Especiais: Joe Day, Pat Elmendorf, Garry Elmendorf
Efeitos Visuais: Maurice Binder, Tom Pullinger, Jim Allsop
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1981

Elenco

Kirk Douglas Capitão Matthew Yelland
Martin Sheen Warren Lasky
Katharine Ross Laurel Scott
James Farentino Comandante Richard T. Owens / Sr. Richard Tideman
Ron O'Neal Comandante Dan Thurman
Charles Durning Senador Samuel Chapman
Victor Mohica Nuvem Negra
James Coleman Tenente Perry
Soon-Tek Oh Simura, piloto japonês capturado
Joe Lowry Comandante Damon
Alvin Ing Tenente Kajima
Mark Thomas Cabo Kullman
Dan Fitzgerald Médico da Marinha
Lloyd Kaufman Tenente Comandante Kaufman
Gary Morgan Tripulante de helicóptero
Phil Philbin Almirante
Richard Liberty Tenente Comandante Moss
Neil Ronco Harvey
Bill Couch Durrell
Jack McDermott Wynn
Jake Dennis Piloto de helicóptero
Masayuki Yamazuki Togawa
Sam P. Baldwin Lee Helmsman
Tommy Abel Tripulante do USS Nimitz
Edward Andrews Tripulante do USS Nimitz
Emory W. Brown Tripulante do USS Nimitz
James Bulick Tripulante do USS Nimitz
John T. Davis Tripulante do USS Nimitz
Michael A. Davis Tripulante do USS Nimitz
Richard Farrell Tripulante do USS Nimitz
James W. Huston Tripulante do USS Nimitz
Robert K. Miller Tripulante do USS Nimitz
William H. Miller Tripulante do USS Nimitz
William McCluskey Tripulante do USS Nimitz
Charles F. Myers Tripulante do USS Nimitz
Jeffery L. Myers Tripulante do USS Nimitz
Francis Ross Tripulante do USS Nimitz
Brian Tyndall Tripulante do USS Nimitz
Stephen G. Weaver Tripulante do USS Nimitz
Steven G. Williams Tripulante do USS Nimitz
Michael Wilson Tripulante do USS Nimitz

Indicações

Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror, USA

Prêmio de Melhor Filme de Ficção Científica

Prêmio de Melhor Ator (Kirk Douglas)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1980, o USS Minimizar contrata um observador civil, o analista de sistemas Warren Lasky, sob as ordens do Sr. Tideman, pouco antes de partir de Pearl Harbor para uma missão de treinamento no Oceano Pacífico. Algum tempo depois de sua partida, o navio enfrenta um estranho vórtice, tipo tempestade, que desaparece algum tempo depois. Inicialmente incerto a respeito do que ocorreu, e tendo perdido o contato de rádio com o Comando da Frota do Pacífico, o capitão Matthew Yelland lança aeronaves de reconhecimento que descobrem a frota intacta de navios de guerra do Pacífico em Pearl Harbor.
 
Quando um contato de superfície é visto no radar, o capitão Yelland lança um alerta e dois jatos Grumman F-14 são acionados para interceptar o contato, um iate civil da década de 1940, com uma tripulação de cinco pessoas, entre elas o senador Samuel Chapman. Logo em seguida, a patrulha testemunha o iate sendo atacado e destruído por dois caças japoneses, matando três dos tripulantes. Caças F-14 recebem ordens para retirá-los. Ao vê-los, os Zeros japoneses tentam abatê-los mas, devido à sua incrível velocidade, eles não são atingidos. Os Zeros seguem em direção ao Nimitz, forçando o Capitão a ordenar que eles sejam abatidos.
 
Em seguida, o Nimitz resgata os sobreviventes do Iate: Chapman, sua secretária Laurel Scott e seu cachorro, além de um dos pilotos japoneses. O comandante Owens reconhece Samuel Chapman como um proeminente senador dos Estados Unidos, que poderia ter sido companheiro de Franklin Roosevelt.
 
Depois que um Grumman E-2 descobre a frota japonesa pronta para atacar Pearl Harbor, eles finalmente percebem que foram transportados de volta no tempo para 6 de dezembro, um dia antes do infame ataque. O capitão Yelland precisa decidir se deve destruir a frota japonesa e alterar o curso da história, ou aguardar e permitir que a história continue como normal. Após alguns debates à bordo, o Capitão resolve a disputa "seguindo o livro", ou seja, defender a América "passado, presente e futuro" se for atacado e, de outro modo, obedecer às ordens do então comandante em chefe, Franklin D. Roosevelt. 
 
Os civis e o piloto do Zero são mantidos isolados, mas, quando questionado, o piloto japonês pega uma arma, mata seus guardas e mantém os outros sobreviventes como reféns, ameaçando matá-los, a menos que ele tenha acesso a um rádio para que possa avisar seus comandantes sobre o Nimitz, que é mais poderoso do que qualquer outro navio da frota japonesa. Quando o Capitão Yelland e a tripulação concordam com o pedido do piloto japonês, ele fica desconfiado e quando ordena que os reféns caminhem da sala de interrogatório para a cabine de Yelland, ele agarra Laurel com uma arma, ameaçando matá-la se tentarem enganá-lo. A crise é resolvida apenas  depois que o CAG  revela o suficiente do que ele sabe da história para distrair o piloto por tempo suficiente para que os fuzileiros o matem, mas isso também revela a verdade aos sobreviventes do iate. O senador exige e tem acesso a um rádio para avisar Pearl Harbor sobre o ataque iminente.
 
O capitão Yelland envia os civis com suprimentos em um helicóptero para uma ilha havaiana isolada. Uma vez lá, o senador tenta sequestrar o helicóptero com a ajuda de uma arma de fogo, mas acaba destruindo o helicóptero e perdendo a vida. Em seguida, o Nimitz lança um ataque contra as forças japonesas que chegam, mas antes que elas possam alcançar a armada inimiga, a tempestade do tempo volta.
 
Após uma tentativa para superar a tempestade, Yelland recorda a força de ataque enquanto o navio e a aeronave retornam à 1980 em segurança. Após o retorno, o comandante da frota do Pacífico embarca no navio para inspecioná-lo.
 

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Don Taylor, a partir de um roteiro escrito por David Ambrose, Gerry Davis, Thomas Hunter e Peter Powell, "Nimitz - De Volta ao Inferno" é um filme norte-americano produzido em 1980 pelas empresas Bryna Productions, Film Finance Corporation e Sandy Howard / Richard St. Johns Productions.
 
Sua trama gira em torno de um navio da Marinha norte-americana que, ao passar por um túnel do tempo, chega à Pearl Harbor poucas horas antes do ataque japonês em 1941. Na direção, Taylor realiza um bom trabalho. O filme conta ainda com uma boa fotografia e uma bela trilha sonora, onde se destacam as canções "Begin the Beguine", de Cole Porter, "Anchors Aweigh" e "You Made Me Love You". 
 
No elenco, no papel do Capitão Matthew Yelland, Kirk Douglas é o maior destaque, seguido pelas boas atuações de Martin Sheen e Charles Durning.
 
CAA