Filmes por gênero

ONDE COMEÇA O INFERNO (1959)

Rio Bravo
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Un dollaro d'onore (Itália)
Howard Hawks' Rio Bravo (Reino Unido)
Ρίο Μπράβο (Grécia)
Kahramanlar sehri (Turquia)
Рио Браво (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Howard Hawks
Roteiro: Jules Furthman, Leigh Brackett
Produção: Howard Hawks
Música Original: Dimitri Tiomkin
Direção Musical: Dimitri Tiomkin
Fotografia: Russell Harlan
Edição: Folmar Blangsted
Direção de Arte: Leo K. Kuter
Figurino: Marjorie Best
Maquiagem: Gordon Bau
Efeitos Sonoros: Robert B. Lee
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1961

Elenco

John Wayne Xerife John T. Chance
Dean Martin Dude
Ricky Nelson Colorado Ryan
Angie Dickinson Feathers
Walter Brennan Stumpy
Ward Bond Pat Wheeler
Pedro Gonzalez Gonzalez Carlos Robante
Estelita Rodriguez Consuela Robante
Claude Akins Joe Burdette
Malcolm Atterbury Jake
Harry Carey Jr. Harold
John Russell Nathan Burdette
Walter Barnes Charlie
George Bruggeman Clem
Jose Cuchillo Pedro
Riley Hill Mensageiro
Bob Steele Matt Harris
Joseph Shimada Burt
Chuck Roberson Pistoleiro
Yakima Canutt Pistoleiro
Arthur Kendall Capanga
Albert Cavens Capanga
Tom Monroe Capanga

Prêmios

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Revelação Feminina (Angie Dickinson)

Indicações

Grêmio dos Diretores da América

Prêmio por Direção Excepcional (Howard Hawks)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Filme de Ação

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Ator em um Filme de Ação (Dean Martin)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Revelação Masculina (Ricky Nelson)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Numa cidade fronteiriça do Texas, Joe Burdette, irmão do rico rancheiro Nathan Burdette, dispara e mata um homem desarmado. O xerife John T. Chance o prende com a ajuda de seu ex-auxiliar, o alcoólatra Dude. Para evitar que Chance leve o irmão a julgamento, Nathan contrata um grupo de homens armados.

Quando o amigo do xerife, Pat Wheeler, chega à cidade para entregar um carregamento de explosivos, ele se oferece para ajudá-lo, mas Chance não aceita sua ajuda por não querer arriscar a vida de amadores bem intencionados. Na ocasião, o xerife comenta que Dude foi um excelente auxiliar até ocorrer seu romance fracassado com Feathers, uma jogadora inveterada. Wheeler, então, sugere que Chance contrate Colorado Ryan como seu novo auxiliar, mas este não aceita a proposta, alegando preferir cuidar de seus próprios negócios, mas ganhando seu respeito.

Para proteger Dude, Chance ordena que Feathers, que acabou de retornar à cidade, vá embora na primeira diligência da manhã seguinte. Para passar a noite, ela aluga um quarto no Alamo Hotel, administrado pelo casal Carlos e Consuela Robante. Naquela noite, quando Chance a vê ganhando bastante dinheiro numa mesa de jogo, ele descobre que ela está usando um baralho com menos três cartas e a confronta, com um aviso oficial, informando que um homem conhecido por enganar as pessoas, está trabalhando com uma mulher que se encaixa na descrição dela.

Ela admite que o aviso se refere a ela e explica que seu marido a estava traindo e depois a abandonou. Cansada de esquivar-se de sua má reputação, ela sugere que Chance procure as cartas desaparecidas. Depois de encontrá-las na manga de um homem, o xerife, reconhecendo a inocência de Feather, lhe informa que irá limpar seu nome junto às autoridades, embora insista de que ela deva deixar a cidade.

Quando um homem armado atira em Wheeler pelas costas, Chance assume que seu amigo foi morto por apoiá-lo contra Nathan. O xerife e Dude investigam o estábulo de onde o tiro se originou e terminam descobrindo o assassino de Wheeler, que então corre para um bar nas proximidades. Embora sofrendo o escárnio dos clientes do bar, Dude descobre que o assassino se esconde no sótão e o supera. Durante a noite, Feathers, atraída pelos encantos de Chance, e Carlos preocupam-se com a segurança do xerife e, enquanto ele dorme, ela fica de guarda, do lado de fora de seu quarto, sem seu conhecimento.

No dia seguinte, Nathan entra na cidade e exige falar com Joe. Chance permite que ele entre na prisão, mas ameaça Joe com uma medida drástica se houver alguma tentativa de assalto ao local. Por outro lado, depois de se recusar a sair da cidade, Feathers declara seus sentimentos por Chance, que admite que poderia compartilhar seu interesse se as situações com Dude e Burdette fossem menos complicadas. Quando o xerife e seus homens percebem que um grupo de músicos vinha tocando a mesma música ao longo do dia, Colorado afirma que a música chama-se "El Deguelo", acrescentando que ouviu Nathan pagar os músicos para tocá-la, como um sinal para Joe.

Depois que Chance readmite Dude, após ele se abster de beber por vários dias, este comemora fazendo a barba e tomando um banho no hotel. Durante a noite, Chance descobre Feathers adormecida do lado de fora do quarto e a leva para dentro. Pela manhã, Dude, sofrendo de delirium tremens, é capturado pelos homens de Nathan. Logo depois, três homens chegam à cidade alegando precisar de um médico e, ao encontrarem o xerife, tentam atacá-lo. No entanto, Feathers, instruída por Colorado, os distrai jogando um vaso de flores através da janela do hotel, permitindo que Chance e Colorado os matem e resgatem Dude.

Em seguida, abalada com a quase morte de Chance, Feathers bebe demais e declara sua frustração por seu amor não correspondido, fazendo com que o xerife responda que está feliz por ela ter permanecido na cidade. Por outro lado, com sua confiança abalada, Dude renuncia ao cargo de assistente de Chance e volta a beber. Para consternação de Stumpy, Chance dá a Dude uma garrafa de bebida alcoólica e o insulta por suas humilhações passadas, acreditando que o tratando de forma dura venha a funcionar melhor do que com simpatia. Colorado muda de ideia e aceita o cargo de assessor de Chance e, para surpresa do xerife, Dude abandona a bebida e volta a assumir seu cargo ao lado dos outros dois assistentes.

Observando que Nathan causou problemas apenas quando eles estavam fora da prisão, Chance decide que eles devem se refugiar em seu interior, usando Joe como refém.  Logo depois, sem saber que os homens de Nathan haviam tomado conta do hotel, o xerife e Dude vão até lá em busca de suprimentos. Ao chegarem lá, eles são capturados por Nathan, que ordena Chance a ir buscar Joe para ser trocado por Dude. Assim, acompanhado por três homens armados, o xerife retorna à prisão onde, juntamente com Colorado e Stumpy, dominam os bandidos.

Ao retornarem ao hotel, eles descobrem que Nathan e seus homens haviam partido com Dude, deixando instruções para que Chance fosse ao seu encontro na saída da cidade. Na ocasião, Colorado chama a atenção para o fato de que Nathan fará de tudo para evitar que Chance e Dude estejam vivos quando do julgamento de Joe, pois seus testemunhos resultariam em sua condenação à forca. No entanto, depois de ordenar que Stumpy permaneça na prisão, Chance e Colorado levam Joe até Nathan.

À medida que os prisioneiros são trocados, Dude ataca Joe e o deixa inconsciente, incitando um tiroteio. Quando os homens de Nathan tentam cercá-los, Stumpy chega e dispara contra eles. Depois que Colorado o avisa de que ele se acha ao lado de um vagão cheio de dinamite, ele pega uma caixa de explosivos e se junta ao xerife. Trabalhando juntos, os dois provocam explosões no prédio em que os bandidos se encontram, resultando na rendição de Nathan. Mais tarde, Dude, que não mais deseja continuar como um viciado em álcool, faz com que Chance vá ao encontro de Feathers.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Howard Hawks, a partir de um roteiro escrito por Jules Furthman e Leigh Brackett, “Onde Começa o Inferno” é um ótimo faroeste norte-americano produzido pelas empresas Warner Brothers Pictures e Armada Production em 1959. Sua trama, baseada numa estória de B.H. McCampbell, é bastante simples e, por outro lado, marcada por um verdadeiro estudo da personalidade de alguns de seus integrantes como, por exemplo, a socialização do xerife John T. Chance, a redenção do alcoólatra Dude e a recusa de ser marginalizado, do idoso Stumpy.

Partindo de um roteiro bastante original e inteligente, Hawks nos brinda com um excelente trabalho, o que lhe valeu uma indicação ao prêmio por direção excepcional patrocinado pelo Grêmio dos Diretores da América. Merecem, ainda, ser destacadas a ótima fotografia em Technicolor, assinada por Russell Harlan, e a trilha sonora, a cargo de Dimitri Tiomkin, onde se destacam as canções “Rio Bravo”, “My Rifle, My Pony and Me” e “Cindy”, e os cantores Ricky Nelson e Dean Martin.

No elenco, destacam-se as atuações de John Wayne, Dean Martin e Ricky Nelson, seguidas pelos bons desempenhos de Angie Dickinson e Walter Brennan.

CAA