Indicações
Prêmios para Jovens Artistas, EUA
Prêmio de Melhor Atriz Jovem (Milla Jovovich)
Sinopse
Juntamente com um velho marinheiro, duas crianças sobrevivem a um naufrágio. Os três vão ter a uma ilha onde as crianças crescem. Anos se passam, o velho marinheiro morre e os agora adolescentes descobrem o amor e têm um filho, Richard.
Um acidente faz com que o bote em que o jovem casal se encontra, com seu pequeno filho, seja levado pelo mar para longe de sua ilha. Em mar aberto, os dois terminam morrendo, ficando a criança, sozinha, à deriva. Um navio passa, avista a pequena embarcação e resgata a criança. Sarah, uma viúva que viaja com sua pequena filha, Lilli, decide cuidar do jovem órfão.
Quando uma epidemia de cólera começa a se alastrar pelo navio, o Comandante percebe que a única chance de salvar a viúva com as duas crianças é deixá-las num pequeno barco à vela, juntamente com um de seus tripulantes, na esperança de que alguém os resgate. Tendo em vista a pequena quantidade de água potável que carregam, o tripulante resolve se desfazer das crianças, mas Sarah pega um arpão, o golpeia mortalmente e joga seu corpo ao mar. Levado pelos ventos, o pequeno barco chega à ilha de onde Richard havia saído com seus pais.
A pequena cabana e demais instalações deixadas pelos pais de Richard ainda se encontram lá. Sarah cria as crianças até chegarem à adolescência, tornarem-se auto-suficientes, quando ela adoece e vem a morrer.
Certo dia, um navio fundeia na praia, de onde oito pessoas desembarcam, entre eles o comandante e sua filha, Sylvia. Ao se encontrarem com Richard e Lilli, estes pedem para serem levados de volta à civilização. O comandante, por sua vez, os informa que pararam ali à procura de água potável. O relacionamento entre eles é cordial, sendo Richard e Lilli presenteados com roupas ocidentais.
Entretanto, no período em que o navio permanece fundeado, Sylvia tenta seduzir Richard, enquanto o tripulante Quinlan rouba uma pérola de Lilli e tenta estuprá-la. Esses incidentes fazem com que os jovens desistam de voltarem à civilização, permanecendo na ilha, onde Lilli dá a luz a um lindo garoto.
Comentários
"De Volta à Lagoa Azul" é um filme bastante fraco. Realizado pelo cineasta William A. Graham, inicia contando a história de Richard e seus pais, numa clara alusão de que se trata da continuação de "A Lagoa Azul". Tal alusão, no entanto, constitui-se num dos muitos furos de roteiro, pois, no primeiro filme, Richard e seus pais são encontrados vivos pelo avô do garotinho, enquanto neste, só a criança é achada viva e resgatada por um estranho. Uma outra falha, por exemplo, diz respeito ao fato dos pais de Richard não resistirem à falta d'água potável e à exposição ao sol, no período em que ficam à deriva, em mar aberto, enquanto o garoto de, no máximo um ano, não é afetado por esses fatores adversos. O pior de todos os furos, no entanto, está no fato do tripulante Quinlan, morto e jogado ao mar pela mãe de Lilli, no início do filme, voltar a aparecer no final do mesmo, como o tripulante do navio que fundeia na ilha e que tenta estuprar Lilli.
A exemplo de "A Lagoa Azul", um dos pontos altos do filme é sua bela fotografia, através da qual Robert Steadman consegue capturar as belezas naturais da ilha que serve de cenário para o desenvolvimento da história.
No elenco, Milla Jovovich e Brian Krause apresentam atuações inconsistentes, muito embora ela tenha sido indicada ao Prêmio de Melhor Atriz Jovem.
CAA