Filmes por gênero

REGIÃO DE ÓDIO (1954)

The far country
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Terra distante (Portugal)
Je suis un aventurier (França, Canadá)
Le passage damné (Bélgica)
Terra lontana (Itália)
Tierras lejanas (Espanha)
Sin miedo y sin tacha (Chile)
Über den Todespaß (Austria, Alemanha)
Farornas land (Suécia)
Hvor guldet kalder (Dinamarca)
Далёкий край (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Anthony Mann
Roteiro: Borden Chase
Produção: Aaron Rosenberg
Música Original: Henry Mancini
Direção Musical: Joseph Gershenson
Fotografia: William H. Daniels
Edição: Russell F. Schoengarth
Direção de Arte: Alexander Golitzen, Bernard Herzbrun
Figurino: Jay A. Morley Jr.
Maquiagem: Bud Westmore
Efeitos Sonoros: Leslie I. Carey, Robert Pritchard
Nota: 8.7
Filme Assistido em: 1989

Elenco

James Stewart Jeff Webster
Ruth Roman Ronda Castle
Corinne Calvet Renee Vallon
Walter Brennan Ben Tatum
John McIntire Xerife Gannon
Jay C. Flippen Rube Morris
Harry Morgan Ketchum
Steve Brodie Ives
Connie Gilchrist Hominy
Robert J. Wilke Madden
Chubby Johnson Dusty
Royal Dano Luke
Jack Elam Frank Newberry
Kathleen Freeman Grits
Connie Van Molasses
Eugene Borden Doc Vallon
Paul Bryar Xerife Walters
Angeline Engler Sra. Kingman
Terry Frost Joe Merin
John Halloran Barman
Don C. Harvey Tom Kane
Ted Mapes Auxiliar do Xerife
Eddie Parker Carson
Stuart Randall Capitão Benson
William J. Williams Gant

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1896, o pecuarista Jeff Webster chega à Seattle e cumprimenta seu parceiro, o bem-humorado Ben Tatum. Junto com Jeff está o rebanho que ele conduziu por todo o país, e dois cowboys que foram amarrados por tentarem roubar bois. Embora Jeff tenha matado em legítima defesa, ele deixa as duas mãos livres.
 
Jeff e Ben embarcam em um pedalinho com destino à Skagway, Alasca, onde planejam vender o rebanho. Assim que o barco deixa o cais, no entanto, o xerife aparece para prender Jeff por matar os cowboys, e o capitão Benson promete trancar Jeff e prendê-lo ao retornar. Ao ouvir isso, Jeff foge dos homens do Capitão para a cabana do Castelo de Ronda, que o salva fingindo ser seu amante.
 
Ronda, que diz a Jeff que ela mesma, em breve, poderá precisar de um amigo, o esconde pelo resto da viagem, mas assim que chegarem à Skagway, mais problemas a aguardam. Enquanto isso, Jeff evita uma tarifa injusta de gado, conduzindo o rebanho pelas ruas, interrompendo um enforcamento presidido pelo corrupto político, Gannon. 
 
Ao saber que Jeff é procurado por assassinato, Gannon convoca um julgamento improvisado no salão local, que Ronda possui. Quando Gannon ouve um "testemunho" sobre uma garrafa de gim, ele absolve Jeff, mas apreende seu gado por perturbar a paz. Mais tarde, Jeff testemunha mais práticas corruptas de Gannon e recusa seu convite para servir como deputado. 
 
Quando Ronda pede a ele para transportar  seus suprimentos para seu novo salão no assentamento da corrida do ouro de Dawson, no entanto, ele aceita, sabendo que Gannon estará transportando o gado de Jeff na mesma viagem. Naquela noite, ele conhece Renée Vallon, uma franco-canadense que, para mandar seu pai para a escola, coleta ouro em pó derramado no chão do salão pelos garimpeiros. Embora ela esteja apaixonada por Jeff, Ben e seu amigo bêbado Rube partem juntamente com Ronda e seus trabalhadores. À noite, quando todos dormem, Jeff instrui Ben e Rube a reunirem o gado, e Renée os avista enquanto eles voltam para Skagway.
 
Quando Gannon ouve sobre o estratagema e os persegue, Jeff corre para cruzar a fronteira canadense, onde termina a jurisdição de Gannon. Ele ri da inteligência de Jeff, mas jura enforcá-lo assim que o inverno rigoroso começar e o força a retornar via Skagway. Quando Jeff se junta ao seu grupo, ele encontra Renée entre eles, para sua tristeza. Enquanto fala ao longo da trilha, ele a avisa para nunca confiar nos outros. O grupo logo encontra Ronda que, sabendo que Jeff pode liderar sua equipe através do difícil país, concorda em ir junto com ele. Logo depois, no entanto, ela ignora suas instruções para fazer uma rota mais longa ao redor das montanhas cobertas de neve e é atingida por uma avalanche. Embora Jeff a princípio não queira voltar para resgatar seu grupo, Ben e Renée insistem, e naquela noite, Renée observa com ciúme uma grata Ronda beijando Jeff.
 
Ao chegarem em Dawson, Jeff permite que Ronda supere os lances de Hominy, Grits, Luke e Dusty por seu gado, e os clientes do restaurante de Hominy vão para o salão de Ronda. Jeff, então, compra uma reivindicação de terra e começa a trabalhar febrilmente e, em poucas semanas, ele tem sacos de ouro. Ignorando a notícia de que vários caçadores de ouro foram mortos enquanto tentavam deixar a cidade, Jeff descobre uma trilha que pode seguir para evitar Skagway, e se prepara para deixar Dawson para trás.
 
Naquela noite, no salão, depois que mais dois cadáveres são trazidos, os cidadãos  discutem a necessidade de um xerife. Eles pedem que Jeff aceite o cargo, mas quando ele se recusa, eles escolhem Rube. Logo depois, Gannon aparece na cidade, e seus homens imediatamente começam a usurpar  as reivindicações de terras dos moradores. Quando um deles atira em Dusty, Rube tenta enfrentá-lo, e Jeff, vendo Rube em menor número, fica do lado de Gannon. Embora a vida do homem mais velho seja salva, seu orgulho é mortalmente ferido e logo ele está bebendo sem parar. Jeff informa Ben que eles partirão naquela noite, mas quando Ben, inadvertidamente, avisa os homens de Gannon, eles são seguidos até o rio. Lá, Ben é morto, enquanto Jeff leva dois tiros e seu ouro é roubado. Ele mal consegue voltar para a cidade, e apenas Renée se preocupará em ajudá-lo. 
 
Dias depois, um Jeff envergonhado, pergunta à Renée por que ela se importaria em ministrar a ele, e ela retruca qua as pessoas devem ajudar os necessitados. Quando Ronda visita para notificar Jrff que Gannon estava por trás do ataque, ela pede a ele para ir embora com ela, mas ele se opõe. Ao longo dos dias que se seguem, Jeff, cuja mão que usa para atirar ainda se acha ferida, testemunha os homens de Gannon aterrorizando a cidade. Desgastados, os cidadãos decidem deixar a cidade. Quando Jeff os incentiva a ficar e lutar, eles o rejeitam. Furioso com seu desamparo, ele arranca a bandagem e coloca uma arma. Na rua, do lado de fora do salão, Jeff mata dois dos capangas de Gannon, e em seguida, chama por ele.
 
Quando Ronda, com medo pela segurança de Jeff, corre para a rua, Gannon atira nela e, em seguida, vira suas armas para Jeff. No tiroteio que se segue, Gannon atira na perna de Jeff, mas ele finalmente mata seu inimigo.
 
 

Comentários

Realizado pelo grande cineasta Anthony Mann, a partir de um roteiro escrito por Borden Chase, "Região de Ódio" é um faroeste norte-americano produzido em 1954 pela Universal International Pictures.
 
Na direção, como de costume, Mann realiza um bom trabalho, no que é ajudado pela maravilhosa fotografia de William H. Daniels, ao explorar muito bem os belos cenários do oeste americano. No elenco, James Stewart se sai muito bem no papel de Jeff Webster, seguido pelas boas atuações de Ruth Roman e da francesa Corinne Calvet.
 
Enfim, "Região de Ódio" é um filme que recomendo para os amantes do gênero.
 
CAA