Filmes por gênero

A HISTÓRIA DO FBI (1959)

The FBI story
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Profissão perigosa (Portugal)
La police fédérale enquête (França)
Sono un agente FBI (Itália)
FBI contra el imperio del crimen (Espanha)
El F.B.I. en acción (México)
Geheimagent des FBI (Austria, Alemanha)
FBI slår till (Suécia)
FBI slår til (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Suspense, Crime
Direção: Mervyn LeRoy
Roteiro: Richard L. Breen, John Twist
Produção: Mervyn LeRoy
Música Original: Max Steiner
Fotografia: Joseph Biroc
Edição: Philip W. Anderson
Direção de Arte: John Beckman
Figurino: Adele Palmer
Guarda-Roupa: Florence Albert, Ted Schultz
Maquiagem: Gordon Bau
Efeitos Sonoros: M.A. Merrick
Nota: 7.4
Filme Assistido em: 1961

Elenco

James Stewart John Michael Hardesty
Vera Miles Lucy Ann Hardesty
Murray Hamilton Sam Crandall
Larry Pennell George Crandall
Nick Adams John Gilbert 'Jack' Graham
Diane Jergens Jennie Hardesty
Jean Willes Anna Sage
Joyce Taylor Anne Hardesty
Victor Millan Mario
Parley Baer Harry Dakins
Fay Roope Dwight McCutcheon
Buzz Martin Mike Hardesty
Paul Genge Whitey
Ann Doran Sra. Ballard
Robert Gist Vendedor de medicamentos
Luana Anders Sra. Graham
Mary Ann Edwards Marge
Paul Denton Agente do FBI
Herbert Armstrong Frank Nash
Scott Peters John Dillinger
Audley Anderson Fazendeiro
Eleanor Audley Sra. King
David Barclay Agente do FBI
Charles Bateman Agente do FBI
George Khoury Alvin Karpis
Bob Peoples Sam Cowley
Nesdon Booth Motorista

Indicações

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Drama

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Antes de uma audiência com os novos recrutas, o veterano agente do FBI, John Michael Hardesty, relata a história da agência como ele experimentou:

Em 1924, antes do FBI se tornar um órgão do governo, ele e seu colega, Sam Crandall, tomam conhecimento de que sua organização ineficaz e altamente politizada tinha um novo diretor, J. Edgar Hoover. Naquela tarde, ele propõe casamento à sua amada, uma bela bibliotecária do Tennessee chamada Lucy. Antes de aceitar, a jovem exige que ele prometa que, logo depois de conhecer o novo diretor, ao voltar de sua lua de mel, ele se demita do FBI, por achar que o mesmo não é digno de um jovem e brilhante advogado como ele.

Os recém-casados juntam-se a Sam no trem para Washington e ficam surpresos quando ele faz um apelo emocional para que Hardesty permaneça no FBI, por acreditar em uma força efetiva de combate ao crime sob seu novo líder. Hardesty se mostra emocionado com o primeiro discurso de Hoover para seus agentes, que decide permanecer no Bureau. Decepcionada, mas determinada a apoiar o marido, Lucy concorda com o plano, e no dia seguinte, o casal é enviado ao sul para investigar as atividades terroristas da Ku Klux Klan.

Na noite em que Lucy dá à luz seu primeiro filho, Mike, Hardesty e Sam finalmente prendem os Klansmen quando eles tentam destruir um jornal e matar seu editor. Nos anos que se seguem, Hardesty executa tarefas em várias partes do país, enquanto Lucy tem mais duas crianças, Anne e Jennie. A família, então, se instala em Ute City, Oklahoma, enquanto Hardesty tenta descobrir quem está matando os índios Osage, uma raça que, de repente, ficou rica com a descoberta de depósitos de petróleo em suas terras.

Os índios são presas fáceis de um verdadeiro circo de vendedores, que vendem tudo, de medicamentos de patente a revestimentos de caixões em "cores oficiais de Osage". Certa noite, Hardesty finalmente prende o banqueiro Dwight McCutcheon e seu sobrinho por assassinarem índios ricos e depois se apropriarem de suas propriedades.

Quando Lucy sofre um aborto espontâneo, ele promete tirar sua família daquele “lugar abandonado por Deus". Suas seguintes atribuições os levam ao Centro-Oeste, onde o FBI começou a rastrear gangsteres perigosos, como Pretty Boy Floyd, Baby Face Nelson, John Dillinger e Ma Barker.

Depois que o Congresso permite que o FBI arme seus agentes, Sam é morto em uma luta armada, deixando um jovem filho chamado George. À medida que o Bureau intensifica sua guerra contra o submundo e mais agentes perdem a vida, a preocupação de Lucy com a segurança de Hardesty é demais para ela suportar, fazendo com que volte a insistir para que o marido peça demissão. Quando ele se recusa a atendê-la, ela leva as crianças para viverem com seus pais no Tennessee. Passam-se vários meses e, finalmente, Lucy percebe o que o marido e os filhos já sentiam: a necessidade da família permanecer unida.

No mesmo dia em que ela traz as crianças para casa, no entanto, Hardesty é transferido e a família se muda para Washington, DC. Anos mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, milhares de agentes são aceitos no FBI.  Um dos recrutas é o filho de Sam, George, que, enquanto se preparava para ingressar no Bureau, se envolveu seriamente com a filha de Hardesty, Anne, agora uma jovem atraente. Por outro lado, seu filho Mike se junta aos fuzileiros e é enviado ao Pacífico, enquanto Hardesty segue para a Argentina a fim de ajudar na intercepção de mensagens codificadas de submarinos.

Em 1945, a família de Hardesty é arrasada ao ser informada da morte de Mike durante os desembarques em Iwo Jima. Após a guerra, o FBI enfrenta uma nova ameaça: o comunismo internacional. Usando suas extensas instalações de laboratório e pesquisa, o FBI rastreia e prende espiões. Hardesty dirige uma dessas instalações de sua mesa em Washington. Com a ajuda de telefones e rádios, o veterano agente coordena a prolongada busca e a prisão de dois espiões comunistas baseados em Nova York.

Terminados o seu relato e a audiência com os novos recrutas, Hardesty junta-se à sua família, que agora inclui um neto chamado Mike.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Mervyn LeRoy, a partir de um roteiro escrito por Richard L. Breen e John Twist, “A História do FBI” é um filme norte-americano produzido pela Mervyn LeRoy Productions Inc., em 1959. Sua trama, baseada num livro de Don Whitehead, conta a história do FBI desde a época em que essa agência ainda não pertencia ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Na realidade, ela é, essencialmente, uma peça de propaganda do FBI.

Embora não seja extraordinária, a direção de LeRoy se mostra bastante segura. Por outro lado, a fotografia a cargo de Joseph Biroc, e a trilha sonora assinada por Max Steiner se destacam por sua qualidade. No elenco, James Stewart brilha no papel principal, seguido pela ótima atuação de Murray Hamilton.

CAA