Filmes por gênero

MISTER ROBERTS (1955)

Mister Roberts
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Permission jusqu'à l'aube (França)
La nave matta di Mr. Roberts (Itália)
Escala en Hawaii (Espanha)
Keine Zeit für Heldentum (Alemanha)
Keine Zeit für Heldentum (Alemanha, Austria)
Nattpermission (Suécia)
Мистер Робертс (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Drama, 2ª Guerra Mundial
Direção: John Ford, Mervyn LeRoy
Roteiro: Joshua Logan, Frank S. Nugent
Produção: Leland Hayward
Música Original: Franz Waxman
Direção Musical: Franz Waxman
Fotografia: Winton C. Hoch
Edição: Jack Murray
Direção de Arte: Art Loel
Figurino: Moss Mabry
Maquiagem: Gordon Bau
Efeitos Sonoros: Earl Crain Sr., William A. Muelle
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1967

Elenco

Henry Fonda Tenente JG Douglas A. 'Doug' Roberts
James Cagney Capitão Morton
William Powell Tenente 'Doc'
Jack Lemmon Guarda-marinha Frank Thurlowe Pulver
Betsy Palmer Tenente Ann Girard
Ward Bond Oficial Dowdy
Philip Carey Mannion
Nick Adams Reber
Perry Lopez Rodrigues
Ken Curtis Dolan
Harry Carey Jr. Stefanowski
Frank Aletter Gerhart
Tige Andrews Wiley
Fritz Ford Lindstrom
Jim Moloney Kennedy
Buck Kartalian Mason
Denny Niles Gilbert
William Henry Tenente Billings
Kathleen O'Malley Enfermeira
Maura Murphy Enfermeira
Jeanne Murray Enfermeira
Lonnie Pierce Enfermeira
William Hudson Olson
Shug Fisher Johnson
Stubby Kruger Schlemmer
Danny Borzage Jonesy
Jimmy Murphy Taylor
Jack Pennick Sargento da Marinha
George Brangier Oficial francês

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Jack Lemmon)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de uma Comédia Americana (Frank S. Nugent, Joshua Logan)

National Board of Review, USA

Prêmio NBR dos 10 Melhores Filmes

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme (Leland Hayward)

Oscar de Melhor Gravação de Som (William A. Mueller)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Ator Estrangeiro (Jack Lemmon)

Grêmio dos Diretores da América

Prêmio por Direção Excepcional (John Ford, Mervyn LeRoy)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Filme

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em abril de 1945, o navio de suprimentos da Marinha dos Estados Unidos, “Reluctant”, e sua tripulação, encontram-se próximos de uma ilha do Pacífico Sul. A tripulação sofre com o calor intenso e com o Capitão Morton, o tirânico comandante que sente prazer em minar a moral do grupo. Por outro lado, o tenente Douglas Roberts tenta animar os marinheiros e, ao mesmo tempo, tendo deixado a faculdade de medicina para lutar na guerra, pede sua transferência. Pelo regulamento, o Capitão Morton é forçado a encaminhar seus pedidos, mas se recusa a endossá-los, fazendo com que eles sejam rejeitados.

Roberts compartilha seus aposentos com o guarda-marinha Frank Thurlowe Pulver, o qual passa a maior parte de seu tempo em seu beliche, evitando a todo custo o Capitão Morton, a ponto deste não saber que ele faz parte da tripulação.

A pedido de Roberts, o Capitão Morton concorda em permitir que a tripulação tenha a liberdade de deixar o navio, quando de sua próxima parada de reabastecimento, desde que ele pare de solicitar sua transferência e de escrever cartas sobre a desarmonia a bordo, o que põe em risco suas chances de promoção. Uma vez em terra, depois de meses de frustração reprimida, muitos marinheiros são presos e levados de volta ao navio pela polícia militar e pela patrulha costeira. Na manhã seguinte, Morton é repreendido pelo Capitão do Porto, e obrigado a zarpar imediatamente.

A notícia da vitória dos Aliados na Europa deprime ainda mais Roberts, sabendo que a guerra pode acabar em breve sem que ele tenha participado do combate. No entanto, quando um membro da equipe informa Roberts sobre uma nova política da Marinha que poderá ajudá-lo a obter sua tão sonhada transferência, apesar da oposição do Capitão Morton, ele se recusa a tirar vantagem disso.

Semanas depois, Roberts é inesperadamente transferido. O Tenente “Doc”, médico do navio e seu grande amigo, confidencia que ele e a tripulação arriscaram ser submetidos à Corte Marcial, ao enviarem um pedido de transferência com uma forjada aprovação do Capitão Morton. Antes de partir, Roberts é presenteado com a medalha artesanal, “Ordem da Palma”, por ação contra o inimigo.

Algum tempo depois, o guarda-marinha Pulver recebe duas cartas. A primeira, de Roberts, onde ele fala com entusiasmo de sua nova missão, a bordo do destróier USS Livingston, durante a batalha de Okinawa, reafirmando que continua feliz por ter recebido a “Ordem da Palma”, que a considera melhor do que a “Medalha de Honra”. A segunda, enviada por um colega de faculdade, que informa que Roberts foi morto em um ataque kamikaze logo após a primeira carta ter sido postada.

imagem

Comentários

Realizado pelos cineastas John Ford e Mervyn LeRoy, a partir de um roteiro escrito por Joshua Logan e Frank S. Nugent, “Mister Roberts” é um ótimo filme norte-americano produzido pelas empresas Warner Brothers Pictures e Orange Production, em 1955. Sua trama, baseada num romance de Thomas Heggen, é marcada por um misto de drama e humor.

Na direção, John Ford e Mervyn LeRoy realizam um excelente trabalho, o que lhes rendeu uma indicação ao Prêmio por Direção Excepcional promovido pelo Grêmio dos Diretores da América. Por outro lado, embora não indicada à qualquer premiação, a fotografia em CinemaScope WarnerColor, assinada por Winton C. Hoch, é de muito boa qualidade.

Quanto ao elenco, sem nenhuma dúvida, é um dos pontos altos do filme, com excelentes atuações, onde se destacam Henry Fonda, Jack Lemmon, James Cagney, William Powell e Ward Bond.

CAA