Filmes por gênero

OS IMPIEDOSOS (1968)

Madigan
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Police sur la ville (França)
Squadra omicidi, sparate a vista! (Itália)
Brigada homicida (Espanha)
Los despiadados (México)
Nur noch 72 Stunden (Austria, Alemanha)
Brottsplats Manhattan (Suécia)
Onderwereld van New York (Holanda)
Skyd uden varsel (Dinamarca)
Миллионы Мадигана (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Crime
Direção: Don Siegel
Roteiro: Howard Rodman, Abraham Polonsky
Produção: Frank P. Rosenberg
Música Original: Don Costa
Direção Musical: Joseph Gershenson
Fotografia: Russell Metty
Edição: Milton Shifman
Direção de Arte: Alexander Golitzen, George C. Webb
Maquiagem: Bud Westmore
Efeitos Sonoros: Lyle Cain, Ronald Pierce, Waldon O. Watson
Efeitos Visuais: Albert Whitlock
Nota: 7.5
Filme Assistido em: 1969

Elenco

Richard Widmark Detetive Daniel Madigan
Henry Fonda Comissário Anthony Russell
Inger Stevens Julia Madigan
Harry Guardino Detetive Rocco Bonaro
James Whitmore Inspetor-Chefe Charles Kane
Susan Clark Tricia Bentley
Michael Dunn Midget Castiglione
Steve Ihnat Barney Benesch
Don Stroud Hughie
Sheree North Jonesy
Warren Stevens Capitão Ben Williams
Raymond St. Jacques Dr. Taylor
Bert Freed Chefe dos detetives, Hap Lynch
Harry Bellaver Mickey Dunn
Frank Marth Tenente James Price
Lloyd Gough Earl Griffin
Virginia Gregg Esther Newman
Henry Beckman Philip Downes
Richard O'Brien Detetive O'Brien
Woodrow Parfrey Marvin
Robert Granere Buster
Dallas Mitchell Tom Gavin
Lloyd Haynes Sam Woodley
Rita Lynn Rita Bonaro
Ray Montgomery Detetive O'Mara
Kay Turner Stella
Abel Fernandez Detetive Rodriguez
Philippa Bevans Sra. Hewitt
William Bramley O'Brien

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

No Harlem Espanhol da cidade de Nova York, os detetives da polícia Daniel Madigan e Rocco Bonaro invadem um apartamento e prendem Barney Benesch, um bandido procurado por um Distrito do Brooklyn. Momentaneamente distraídos pela namorada nua de Benesch, os dois detetives são enganados pelo bandido, que escapa com suas armas. Ao descobrir que Benesch está sendo procurado por homicídio, o Comissário Anthony Russell repreende os detetives.

Além desse problema, Russell está preocupado com outros assuntos: sua amante casada, Tricia Bentley, decidiu encerrar o relacionamento; um ministro negro, Dr. Taylor, está alegando que seu filho adolescente foi submetido à brutalidade de policiais racistas; e foi provado que o amigo de longa data, Inspetor-Chefe Charles Kane, aceitou um suborno para proteger um ponto de encontro para prostitutas. Enfim, irritado pelo fato de que Madigan e Bonaro quebraram as regras, ao trabalharem para outro Distrito Policial, Russell dá aos dois homens 72 horas para prenderem Benesch.

Apesar do prazo, Madigan tenta passar algum tempo com sua esposa, Julia, que é social e sexualmente frustrada face ao perigoso trabalho por ele exercido. Depois que Benesch atira em dois policiais com a arma de Madigan, os detetives finalmente conseguem uma ligação através do agenciador Midget Castiglione, que os coloca em contato com Hughie, um dos cafetões de Benesch. Assim, seguindo o bandido até um apartamento no Harlem, Madigan e Bonaro providenciam um grupo de policiais e ordenam que o assassino se entregue.

Quando Benesch se recusa a se entregar, os dois detetives entram no prédio e arrombam a porta do local onde ele se encontra. Na troca de tiros, Madigan é fatalmente ferido antes que Bonaro possa matar Benesch. Mais tarde, o Comissário Russell tenta confortar Julia, mas ela o acusa de ser um policial sem coração. Quando Russell sai com o Inspetor-Chefe, ele lembra que, no dia seguinte, os dois vão enfrentar juntos o problema do suborno.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Don Siegel, a partir de um roteiro escrito por Howard Rodman e Abraham Polonsky, “Os Impiedosos” é um filme norte-americano produzido pela Universal Pictures em 1968. Sua trama, baseada no romance “The Commissioner” de Richard Dougherty, é marcada por um realismo quase documental.

A direção de Siegel, no entanto, se mostra apenas razoável, pecando principalmente pelo ritmo por ele imposto à narrativa. A fotografia em Techniscope, a cargo de Russell Metty, é razoavelmente boa, não chegando a decepcionar. Por outro lado, a música, assinada por Don Costa, casa perfeitamente com as tensões que se formam, ao longo da narrativa, ajudando a manter o espectador interessado até a última cena.

No elenco, Richard Widmark e Henry Fonda brilham em seus respectivos papéis, seguidos pelas boas atuações de James Whitmore, Susan Clark e Inger Stevens, esta em um de seus últimos papéis antes de se suicidar em abril de 1970.

CAA