Filmes por gênero

POR ELA (1993)

À cause d'elle

Ficha Técnica

Gênero: Drama, Romance
Direção: Jean-Loup Hubert
Roteiro: Jean-Loup Hubert
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 2021

Sinopse

Em 1963, perto de Nantes, aos quatorze anos, Antoine está se preparando, pela segunda vez, para obter o certificado da escola primária, em uma família modesta de quatro filhos, cujo pai, um mordomo que trabalha num hotel, costuma faltar.
 
Antoine descobre o sentimento do amor ao conhecer uma jovem de sua idade, misteriosa, de quem ele não ousa se aproximar enquanto a segue no ônibus e na biblioteca. 
 
Certo dia, é ela quem levanta o olhar para ele. Ela não vê chegar um carro que, para evitá-lo, atropela Antoine, que sofre uma fratura da perna e se vê obrigado a passar por uma hospitalização prolongada. Como que para ser perdoada, Olívia o visita regularmente, determinada a servir como sua professora, para compensar sua ausência forçada da escola. Essas "aulas particulares" continuam quando ele recebe alta do hospital, trazendo uma clara melhora em seus resultados acadêmicos que surpreendem bastante o professor, Sr. Naud, tanto irônico quanto encorajador.
 
Por outro lado, Nicolas, o melhor amigo de Antoine, se mostra decepcionado com a transformação do jovem por Olívia. Por causa dela, ele o vê se distanciar de seus projetos comuns, como a formação de um pequeno grupo musical. Recebido na casa de Olívia, Antoine entra num mundo que não é o seu, onde mãe e filha se veem, onde pai e filha mantêm um vínculo do qual ele se vê excluído. A humilhação dá lugar à alegria e ao orgulho após a obtenção do certificado escolar. 
 
Olívia antecipa a timidez de Antoine e o beija. Quando ela sai de férias, ele escreve uma carta de amor apaixonada. A resposta é mais reservada, e Antoine entende que Olívia está inacessível para ele. Contratado, graças ao pai, como garçom de um restaurante, ele observa, miseravelmente, a jovem que brinca na praia com amigos de sua comunidade, decide que ele deve "se tornar alguém" e parte para Paris, onde sua irmã mais velha, Françoise, vai hospedá-lo.