Filmes por gênero

CÍRCULO DE FOGO (2001)

Enemy at the Gates
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Inimigo às portas (Portugal)
Enemigo al acecho (Argentina, México)
Wróg u bram (Polônia)
Fiende ved porten (Noruega)
Inamicul e aproape (România)
Nepřítel před branami (República Tcheca)
Vaenlane väravas (Estônia)
Враг у ворот (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Histórico, Guerra
Direção: Jean-Jacques Annaud
Roteiro: Jean-Jacques Annaud, Alain Godard
Produção: Jean-Jacques Annaud, Alisa Tager, Alain Godard e outros
Design Produção: Wolf Kroeger
Música Original: James Horner
Direção Musical: David Arch, Cathi Black, Mark Berrow e outros
Fotografia: Robert Fraisse
Edição: Noëlle Boisson e Humphrey Dixon
Direção de Arte: Peter Francis, Steven Lawrence e outros
Figurino: Gudrun Leyendecker e Janty Yates
Guarda-Roupa: David Crossman, Dan Grace, Inga Kusche e outros
Maquiagem: Hasso von Hugo, Linda DeVetta e outros
Efeitos Sonoros: Eddy Joseph, Andreas Biegler e outros
Efeitos Especiais: Michael Apling, Karl-Heinz Bochnig e outros
Efeitos Visuais: Lothar Albrecht, Pete Bebb, Richard Bain e outros
Nota: 9.1
Filme Assistido em: 2021

Elenco

Jude Law Vassili
Ed Harris Major König
Rachel Weisz Tania Chernova
Joseph Fiennes Commisar Danilov
Bob Hoskins Nikita Khrushchev
Ron Perlman Koulikov
Eva Mattes Mãe Filipov
Gabriel Thomson Sacha Filipov
Matthias Habich General Paulus
Sophie Rois Ludmilla
Ivan Shvedoff Volodya
Mario Bandi Anton
Hans Martin Stier General do Exército Vermelho
Clemens Schick NCO Alemão
Mikhail Matveev Avô
Alexander Schwan Jovem Vassili Zaitsev
Hendrik Arnst Coronel
Dietmar Nieder Capitão louro
Bernd Lambrecht Capitão com lanterna
Mark Zak Capitão russo
Thomas Petruo Tenente russo
David Pagel Entrevistador do Pravda
Sergei Tokarev Repórter russo
Michael Schenk Oficial russo
Axel Neumann Prisioneiro alemão
Keta Burowa Rádio Operadora Russa

Indicações

Prêmios GoldSpirit

Prêmio de Melhor Trilha Sonora de um Filme de Ação (James Horner)

Prêmios Harry, Estados Unidos

Prêmio Harry

Prêmios de Melhor Edição de Som, Estados Unidos

Prêmio Golden Reel de Melhor Edição de Som

Sociedade Britânica dos Fotógrafos de Cinema

Prêmio de Melhor Fotografia (Robert Fraisse)

Sinopse

Em 1942, Vassili, um pastor dos Montes Urais que agora é um soldado do Exército Vermelho, encontra-se na linha de frente da Batalha de Stalingrado. Enviado como uma acusação suicida contra os invasores alemães, ele usa uma impressionante habilidade de tiro ao alvo, ensinada a ele por seu avô, desde a infância, para salvar a si mesmo e ao comissário Danilov.
 
Nikita Khrushchev chega à Stalingrado para coordenar as defesas da cidade e exige idéias para melhorar o moral. Danilov, agora um tenente sênior, sugere que o povo precisa de figuras para idolatrar e publica histórias das façanhas de Vassili no jornal do exército que o pintam como um herói nacional e ícone da propaganda. Em seguida, Vassili é transferido para a divisão de franco-atiradores, tornando-se amigo de Danilov. Os dois também se interessam romanticamente por Tania, uma cidadã de Stalingrado que se tornou soldado da milícia local. Danilov a transfere para uma unidade de inteligência longe do campo de batalha.
 
Com os atiradores soviéticos cobrando um tributo cada vez maior das forças alemães, o major alemão Erwin König é enviado à Stalingrado para tirar Vassili e, assim, esmagar o moral soviético. Um atirador renomado e chefe da escola de atiradores do Exército Alemão em Zossen, ele atrai Vassili para uma armadilha e derrota dois de seus colegas atiradores, mas Vassili consegue escapar.
 
Quando o comando do Exército Vermelho fica sabendo da missão de König, eles enviam seu ex-aluno Koulikov para ajudar Vassili a matá-lo. No entanto, König induz Koulikov a revelar sua posição e o mata com um chute muito habilidoso, abalando consideravelmente o ânimo de Vassili. Khrushchev pressiona Danilov para encerrar o impasse do atirador.
 
Quando Tania pede para ser transferida para a divisão de atiradores, Danilov pede à Vassili para desencorajá-la. Vassili tenta fazer isso, mas cede quando ela conta como seus pais judeus foram assassinados pelos alemães. Danilov recruta o jovem local Sacha Fillipov, que idolatra Vassili e faz pequenos trabalhos para os alemães em troca de comida, para agir como um agente duplo, passando à König informações falsas sobre o paradeiro de Vassili, dando a este a chance de emboscar o Principal.
 
Vassili prepara uma armadilha para König e consegue ferí-lo, mas durante uma segunda tentativa, ele adormece depois de muitas horas e seu registro de atirador é levado por um soldado alemão que estava saqueando. O comando alemão considera o registro como evidência da morte de Vassili e planeja mandar König para casa, mas o major não acredita que ele esteja morto. Na ocasião, ele diz à Sacha onde será o próximo, suspeitando que o garoto contará à Vassili. Enquanto isso, Tania e Vassili se apaixonam, e o ciumento Danilov menospreza Vassili em uma carta aos seus superiores. 
 
König avista Tania e Vassili esperando por ele em sua próxima emboscada, confirmando suas suspeitas sobre Sacha. Ele mata o garoto e pendura seu corpo em um poste para atrair Vassili. Este jura matar König  e envia Tania e Danilov para retirar a mãe de Sacha da cidade, mas Tania é ferida por estilhaços a caminho dos barcos de evacuação. Pensando que ela estava morta, Danilov lamenta seu ciúme por Vassili e seu desencanto resultante com a causa comunista. Ao encontrar Vassili esperando para emboscar König, Danilov se expõe intencionalmente para revelar a posição do Major e é morto. Pensando que matou Vassili, König vai inspecionar  o corpo, mas percebe tarde demais que ele caiu em uma armadilha e se acha na mira de Vassili. Quando ele se vira para encarar Vassili, este o mata. Dois meses depois, quando Stalingrado é libertado e as forças alemães se rendem, Vassili encontra Tania se recuperando em um hospital de campanha.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Jean-Jacques Annaud, a partir de um roteiro por ele escrito, juntamente com Alain Godard, "Círculo de Fogo" é um ótimo filme produzido em 2001 pela Paramount Pictures, juntamente com a Swanford Films e  outras empresas.
 
Na direção,  Annaud realiza um excelente trabalho, no que é ajudado por uma bela fotografia, a cargo de Robert Fraisse, e por uma excelente trilha sonora. No elenco, com ótimas atuações, destacam-se Jude Law e Rachel Weisz.
 
CAA