Filmes por gênero

ENOLA HOLMES (2020)

Enola Holmes
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Энола Холмс (Rússia)
Енола Голмс (Ucrânia)
Ενόλα Χολμς (Grécia)
エノーラ・ホームズの事件簿 (Japão)
Pais: Reino Unido
Gênero: Ação, Aventura, Crime
Direção: Harry Bradbeer
Roteiro: Jack Thorne
Produção: Harry Bradbeer, Michael Dreyer, Paige Brown e outros
Design Produção: Michael Carlin
Música Original: Daniel Pemberton
Fotografia: Giles Nuttgens
Edição: Adam Bosman
Direção de Arte: Martin Hitchcock, Choi Ho Man, Ashley Winter e outros
Figurino: Consolata Boyle
Guarda-Roupa: Abigail Ashby, Sue Casey, Emma Crean e outros
Maquiagem: Katie Bridgeman, Samantha Denyer, Sian Grigg e outros
Efeitos Sonoros: Steve Browell, Louise Burton, Amy Felton e outros
Efeitos Especiais: Mark Holt, Aimee Watret, Noel Brennan e outros
Efeitos Visuais: David Agudelo, Usham Anil, Scott Bartels e outros
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 2020

Elenco

Millie Bobby Brown Enola Holmes
Henry Cavill Sherlock Holmes
Sam Claflin Mycroft Holmes
Helena Bonham Carter Eudoria Holmes
Louis Partridge Tewkesbury
Burn Gorman Linthorn
Adeel Akhtar Lestrade
Susan Wokoma Edith
Hattie Morahan Lady Tewkesbury
David Bamber Sir Whimbrel
Claire Rushbrook Sra. Lane
Fiona Shaw Senhorita Harrison
Ellie Haddington Srta. Gregory
Alex Kelly Srta. Gregory II
Connor Catchpole Jardineiro
Neil Bell Policial
Sofia Stavrinou Enola, criança
Mary Roscoe Grace Whitting
Tuyen Do Professora do internato
Esther Coles Srta. Fox
Pierre Bergman Detetive
Gianni Calchetti Roy
Paul Parker Inspetor da Polícia
Margaret Wheldon Passageira do trem

Sinopse

Enquanto anda de bicicleta, Enola Holmes explica para o público que sua mãe Eudoria, interessada em jogos de palavras, insistiu em chamá-la de Enola, e que após a morte prematura de seu pai e posterior partida de seus irmãos mais velhos, Mycroft e Sherlock, sua mãe a criou e a educou em sua casa de campo, Ferndell Hall.
 
Eudoria educou Enola através de muitos livros e esporte, incentivando-a a manter um estilo de vida livre e lúdico, ao contrário da maioria das escolas tradicionais da Inglaterra Vitoriana. Apesar dessa proximidade habitual, certa vez Enola interrompeu um encontro secreto entre sua mãe e um grupo de mulheres, que esconderam dela suas intenções. Ela continua explicando que, na manhã de seu décimo sexto aniversário, acordou e não encontrou sua mãe, que deixou apenas uma caixa de madeira com um livreto de flores, cartões e lápis, como um presente de aniversário, o que foi passado à ela pela governanta, Sra. Lane. De volta ao presente, Enola conta ao público que uma semana se passou desde o desaparecimento de sua mãe, e que ela está a caminho da estação ferroviária para receber seu irmão Mycroft, agora um rico aristocrata que trabalha para o governo, e Sherlock, agora o famoso detetive. 
 
Ao chegarem, eles não a reconhecem a princípio, pois não a viam desde pequena. Mycroft fica horrorizado com o fato de Enola sair em público sem chapéu ou luvas e suja por ter caído da bicicleta no caminho para a Estação. Ele fica ainda mais irritado ao descobrir que ela não trouxe a carruagem. Sherlock contrata uma para levá-los à Ferndell e, ao chegarem lá, Mycroft recusa o estado da casa. Ele dia a Sherlock que tem enviado muito dinheiro para sua mãe, que lhe envia cartas detalhando seus custos mensais. Sherlock investiga e presume que, embora a ausência de Eudoria não seja um crime, ela não pretende retornar. Mycroft e Sherlock discutem o que fazer com a irmã mais nova, agora que sua mãe se foi. Sherlock acha que Enola deveria ter permissão para ficar em Ferndell, já que sua mãe a educou em praticamente todos os assuntos, além do fato de que ela parece ser muito inteligente. No entanto, Mycroft insiste em mandá-la para um internato rigoroso, a fim de que ela se torne uma mulher preparada, e dizendo que ela agora é sua pupila. Nesse sentido, Mycroft manda chamar a Srta. Harrison da Escola de Aperfeiçoamento para Moças. Na ocasião, Enola implora para não ser mandada embora, mas Mycroft é inflexível e Sherlock se recusa a ajudá-la.
 
Naquela noite, Sherlock encontra Enola desenhando e relata as únicas lembranças que ele tem dela. Por outro lado, ela reclama por ele nunca visitar ou escrever para casa, dizendo que ela sempre acompanhou cada um de seus casos. Sherlock vê o desaparecimento de sua mãe como um mistério interessante a ser resolvido, e diz à Enola para procurar o que já está na frente dela. Naquela noite, Enola encontra uma mensagem secreta codificada e segue as pistas até um envelope escondido cheio de dinheiro endereçado à ela, com um bilhete dizendo: "Nosso futuro depende de nós". 
 
Enola decide, então, fugir em busca de sua mãe, vestindo-se de menino e embarcando em um trem com destino à Londres. Uma rica família encontra-se na estação, procurando freneticamente por alguém. Quando o trem parte, um garoto da idade de Enola salta de uma grande mala em seu vagão. Enola deduz que se trata do jovem que uma família procurava na estação. Algum tempo depois, ela ouve os gritos do jovem, que se chama Tewkesbury, e vê um homem de chapéu-coco prestes a jogá-lo contra a parede de um túnel. Enola ataca o homem e salva o jovem, pulando do trem pouco antes de uma ponte. 
 
Enquanto isso, Sherlock e Mycroft descobrem que Enola fugiu. Na ocasião,  a Sra. Lane diz a Sherlock que Enola não sabe nada do mundo exterior, e pede que ele não a abandone uma segunda vez. Enquanto isso, Enola e Tewkesbury começam a caminhar pelo campo em direção à Londres, parando para descansarem ao anoitecer. Na ocasião, Tewkesbury propõe que eles fiquem juntos em Londres, mas Enola se recusa, e eles seguem caminhos separados ao chegarem à cidade. Disfarçada de uma senhora bem-educada, Enola encontra uma pensão onde se hospeda. Enquanto isso, Sherlock e Mycroft voltam para Londres. No dia seguinte, Enola deixa uma mensagem codificada em vários jornais para sua mãe. Em seguida, ela rastreia a correspondente para quem sua mãe costumava escrever, Ethel, que dá aulas de jiu-jítsu para mulheres. Ela diz à Enola que sua mãe não quer ser encontrada e tem um trabalho secreto a fazer em Londres. Ela questiona se deve continuar a procurar sua mãe, pois tudo indica que ela se acha envolvida em atividades perigosas.
 
Enola mais uma vez se disfarça, desta vez como uma viúva, a fim de se encontrar com Lady Tewkesbury, a mãe do marquês. A mãe, o tio e a avó de Tewkesbury se mostram céticos quanto à afirmação de Enola de ser uma detetive, até que ela diz que trabalha para Sherlock Holmes como investigadora avançada. Tal colocação despertou o interesse deles, embora o inspetor Lestrade, da Scotland Yard, entre e diga que Sherlock sempre trabalha sozinho. O tio de Tewkesbury, Sir Whimbrel, manda os dois embora, afirmando que eles não precisam de mais ajuda.
 
Sherlock vai até a casa de chá de Edith, a quem pergunta sobre o paradeiro de Eudoria, dizendo que ela precisa voltar para cuidar de Enola. Na ocasião, Edith lhe diz que Eudoria está fazendo um bom trabalho para mudar o mundo, e que Enola parece estar cuidando de si mesma. Ela também lhe diz que Enola está procurando a mãe. Finalmente, ela diz que Enola precisa dele e o aconselha a encontrá-la e ajudá-la. No entanto, ela é entregue a Mycroft, que confisca o dinheiro que sua mãe lhe deu e a leva para a Escola de Aperfeiçoamento de Senhoras Harrison, para jovens senhoras. Ela é mantida trancada em seu quarto, entre as aulas, e tenta desafiar a diretora, embora seu ânimo comece a diminuir. Mais tarde, Enola é informada de que seu irmão veio visitá-la e ela fica aliviada ao ver que é Sherlock. Ele a incentiva a levar as lições a sério, pois podem ser úteis no futuro.
 
Pouco tempo depois, Enola descobre uma mensagem codificada para ela no jornal, pedindo um encontro, mas ao decodificá-la, supõe que Sherlock, e não Eudoria, a enviou. Ela se disfarça e vai assim mesmo. Sherlock está realmente esperando por ela, mas Mycroft diz que ela o enganou. Sherlock se oferece para receber Enola como sua pupila, com o que Mycroft concorda. Ela retorna para sua nova pensão, onde encontra sua mãe esperando por ela. Na ocasião, Eudoria explica que queria contar a ela para onde foi, mas que não é seguro e ela não pode ficar por muito tempo. Ela se mostra orgulhosa de Enola, por salvar o marquês. Na ocasião, Enola diz que terá que seguir o seu próprio caminho, e que é hora de encontrar o seu lugar como detetive.
 
 

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Harry Bradbeer, a partir de um roteiro escrito por Jack Thorne, "Enola Holmes" é um filme produzido em 2020 pela Netflix, juntamente com a Warner Bros., Legendary Pictures e PCMA Productions.
 
Na direção, Bradbeer realiza um bom trabalho, no que é ajudado pela bela fotografia de Giles Nuttgens e pela ótima música de Daniel Pemberton. No elenco, a jovem atriz Millie Bobby Brown, de dezesseis anos, brilha no papel principal, seguida pelas ótimas atuações de Henry Cavill, Helena Bonham Carter e Sam Claflin.
 
CAA