Filmes por gênero

REFÉM DA PAIXÃO (2013)

Labor Day
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Um Segredo do Passado (Portugal)
Aires de esperanza (Argentina, México)
Una vida en tres días (Espanha)
Un giorno come tanti (Itália)
Długi, wrześniowy weekend (Polônia)
Nyárutó (Hungria)
Sensommerdager (Noruega)
Darbo diena (Lituânia)
День труда (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance, Suspense
Direção: Jason Reitman
Roteiro: Jason Reitman
Produção: Michael Beugg, Jason Blumenfeld, Jeffrey Clifford e outros
Música Original: Rolfe Kent
Direção Musical: Tony Blondal, Kyle Biane e outros
Fotografia: Eric Steelberg
Edição: Dana E. Glauberman
Direção de Arte: Mark Robert Taylor
Figurino: Danny Glicker
Guarda-Roupa: Charlene Amateau, Wayne Allen, Paul Black e outros
Maquiagem: Liz Bernstrom, Elizabeth Cecchini e outros
Efeitos Sonoros: Michael Barry, Kyle Billingsley e outros
Efeitos Especiais: Judson Bell, Jeremy Dominick e outros
Efeitos Visuais: Scott M. Davids, Seth Kleinberg e outros
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 2014

Elenco

Kate Winslet Adele
Josh Brolin Frank
Gattlin Griffith Henry
Tobey Maguire Henry, adulto
Maika Monroe Mandy
Clark Gregg Gerald
J.K. Simmons Sr. Jervis
Brooke Smith Evelyn
Brighid Fleming Eleanor
Alexie Gilmore Marjorie
Lucas Hedges Richard
Micah Fowler Barry
Chandra Thomas Funcionária do Banco
Matthew Rauch Gerente do Banco
Ed Moran Promotor
James Chen Paramédico
Ashley Ingram Enfermeira da Prisão
Thomas McGowan Médico
Lauren Kelly Adolescente Rachel McCann
Cass Morgan Avó
Dakota Shepard Esposa de Henry
Tara Franklin Enfermeira
Jeff Witzke Policial
Dennis Pietrantonio Advogado
Meredith Prunty Amiga de Rachel

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Kate Winslet)

Festival Internacional de Cinema de Chicago

Prêmio do Público de Melhor Longa Metragem (Jason Reitman)

Prêmios CinEuphoria

Prêmio de Melhor Atriz - Competição Internacional (Kate Winslet)

Prêmios Golden Trailer, Estados Unidos

Prêmio Golden Trailer de Melhor Romance (Paramount Pictures)

Sinopse

Em 1987, Adele Wheeler é uma mãe solteira e deprimida, que vive em uma zona rural com seu filho de treze anos, Henry. Certo dia, enquanto eles estão comprando roupas, um homem ensanguentado se aproxima de Henry e os faz levá-lo para casa, a fim de cuidarem dele. O homem é Frank Chambers, um condenado que é procurado pela polícia local, depois de fugir da prisão.
 
Por meio de flashbacks, é revelado que Frank é um veterano do Vietnã que voltou para casa e se casou com sua namorada grávida, Mandy, que logo deu à luz. Um ano após o nascimento da criança, Frank e Mandy tiveram uma briga, na qual, baseado em suas suspeitas, ele perguntou se ele é mesmo o pai da criança. Durante a luta que se sucedeu, ele a empurrou contra um radiador, resultando em sua morte. Simultaneamente, por meio de imagens, fica implícito que o bebê se afogou. Face a esse episódio, ele foi enviado para a prisão por assassinato.
 
Também é descoberto quando Adele conta a Frank, por meio de flashbacks, que ela teve perdas de gravidez após Henry, incluindo uma série de abortos espontâneos e, finalmente, o nascimento de uma menina morta. Tais fatos a deixaram com problemas psicológicos significativos, incluindo grave ansiedade social e depressão, que o pai de Henry mais tarde explica ao filho como os motivos que o levaram a deixá-la. 
 
Adele é uma mulher apaixonada que adora dançar. Por outro lado, ele ensina Adele e Henry a jogar beisebol e a fazer uma torta de pêssego. Em seguida, Adele e Frank se apaixonam e planejam fugir para o Canadá com Henry. Enquanto isso, Henry desenvolve uma amizade com uma garota madura, mas manipuladora, chamada Eleanor, e vai vê-la mais uma vez antes de partirem. Ela o manipula fazendo-o pensar que Adele e Frank vão abandoná-lo e ele acidentalmente revela o passado de Frank.
 
Adele garante ao filho que ela nunca o deixaria. Na manhã em que vão partir, Henry leva um bilhete para a casa do pai e o deixa em sua caixa de correio. Em seguida, quando ele está voltando para casa, um policial se oferece para levá-lo até lá, e Henry não tem escolha a não ser aceitar. O policial suspeita do carro lotado e da casa quase vazia, mas acaba indo embora. Em seguida, Adele vai ao Banco para tirar todo o dinheiro de sua conta, e os banqueiros também suspeitam. Pouco tempo depois, o pai de Henry encontra o bilhete que ele deixou, e liga para a casa perguntando o que está acontecendo.
 
Antes que Adele, Frank e Henry iniciem a viagem, eles ouvem as sirenes da polícia vindo em direção à sua casa. Frank, então, amarra Henry e Adele antes de sair para se render, a fim de que eles não sejam acusados de abrigar um fugitivo. Assim, quando a polícia chega, ele se entrega. 
 
Anos depois, o adulto Henry se tornou o dono de uma loja de tortas e é contatado por Frank, que está saindo da prisão. Henry diz a ele que sua mãe ainda está solteira. Após sua libertação, Adele e Frank passam a viver juntos, o que faz com que Henry se console com o fato de que ele não terá que se preocupar com o fato de ela estar sozinha.

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo cineasta Jason Reitman, "Refém da Paixão" é um filme produzido em 2013 pela Indian Paintbrush, juntamente com a Right of Way Films e Mr. Mudd.
 
Na direção, Reitman realiza um bom trabalho, no que é ajudado por uma ótima fotografia e uma bela trilha sonora, onde se destaca a canção "I'm in the mood for love", de Dorothy Fields e Jimmy McHugh, interpretada pelo King Cole Trio. No elenco, com ótimas atuações, destacam-se Kate Winslet e Josh Brolin, seguidos pela boa atuação de Gattlin Griffith.
 
CAA