MASCULINO, FEMININO (1966)
Masculin, FémininOutros Títulos: | Maskulinum, Femininum (Suécia) Il maschio e la femmina (Itália) Masculino-femenino (Argentina, México) Masculin - Feminin oder: Die Kinder von Coca Cola (Alemanha) Meski, zenski (Polônia) Hímnem, nőnem (Hungria) Мужское-женское (Rússia) |
Pais: | França, Suécia |
Gênero: | Drama, Romance |
Direção: | Jean-Luc Godard |
Roteiro: | Jean-Luc Godard |
Produção: | Anatole Dauman |
Música Original: | Jean-Jacques Debout |
Música Não Original: | Wolfgang Amadeus Mozart |
Fotografia: | Willy Kurant |
Edição: | Agnès Guillemot |
Efeitos Sonoros: | René Levert |
Nota: | 9.1 |
Filme Assistido em: | 1966 |
Jean-Pierre Léaud | Paul |
Chantal Goya | Madeleine Zimmer |
Marlène Jobert | Elisabeth Choquet |
Michel Debord | Robert Packard, um sindicalista |
Catherine-Isabelle Duport | Catherine-Isabelle |
Eva-Britt Strandberg | Ela |
Birger Malmsten | Ele |
Brigitte Bardot | Ela própria |
Antoine Bourseiller | O parceiro de Brigitte Bardot |
Chantal Darget | Mulher no Metrô |
Françoise Hardy | Companheira do Oficial americano |
Med Hondo | Homem no metrô |
Dominique Zardi | Jovem de 19 anos |
Yves Afonso | Homem que se suicida |
Henri Attal | . |
Elsa Leroy | . |
Festival Internacional de Berlim, Alemanha
Prêmio Urso de Prata de Melhor Ator (Jean-Pierre Léaud)
Menção Honrosa (Jean-Luc Godard)
Prêmio de Melhor Filme para Jovens (Jean-Luc Godard)
Festival Internacional de Berlim, Alemanha
Prêmio Urso de Ouro (Jean-Luc Godard)
Paul tem 21 anos. Tendo acabado de prestar o serviço militar, ele é um jovem tímido, desajeitado, mas preocupado em se integrar, um idealista simpatizante do movimento contra a guerra do Vietnã. ,Seu amigo, Robert, é politicamente engajado, seguro da legitimidade de suas convicções, militante entusiasta que só se acha à vontade com aqueles que, como ele, pretendem mudar o mundo.
Madeleine, que deseja tornar-se cantora, tem a mesma idade dos dois rapazes. Ela é um produto perfeito da sociedade de consumo, seguindo cegamente todas as modas e solicitações do meio em que vive. Elisabeth parece um pouco com Madeleine, de quem tem ciúmes principalmente pela atração que ela exerce sobre os rapazes. Catherine-Isabelle tem um posicionamento próximo ao de Robert, que se sente atraído por ela. Mas é Paul quem a atrai, embora este só tenha olhos para Madeleine.
Esses jovens, 'filhos de Marx e da geração Coca-Cola', confrontam-se com os problemas do mundo dos anos anos 60: a violência cotidiana, a guerra do Vietnã, a revolução sexual, o racismo, a confusão dos valores.
A vida lhes coloca mais questões inquietantes que respostas tranqüilizadoras. E quando Madeleine, após a morte, acidental ou por suicídio, de Paul, de quem se acha grávida, responde ao policial que não sabe se manterá o bebê, ela reflete a angústia de toda uma juventude face ao seu futuro.
"Masculino, Feminino" é um excelente filme da 'nouvelle vague' francesa. Escrito e dirigido pelo grande cineasta Jean-Luc Godard, o filme procura retratar os problemas sociopolíticos dos anos 60, a partir de um grupo de jovens.
Além da magnífica direção de Godard, "Masculino, Feminino" conta ainda com um ótimo trabalho de edição e com as atuações brilhantes de Jean-Pierre Léaud e Chantal Goya. Marlène Jobert também está muito bem, enquanto a bela Brigitte Bardot faz uma pequena ponta numa seqüência rodada num Café parisiense.
CAA